COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Inteligência artificial na saúde: aplicações na Radiologia

Por Rafael Menezes Nunes (Pixeon) em 13 de abril de 2018

inteligência artificial na saúde, Inteligência artificial na saúde: aplicações na Radiologia

 

O termo inteligência artificial (IA) refere-se à ciência e capacidade de programar habilidades cognitivas às máquinas, computadores. Como em muitos filmes de ficção científica que assistimos, computadores dotados de IA são capazes de realizar tarefas antes apenas desempenhadas pelo cérebro humano. E a cada dia nos aproximamos ainda mais dessa realidade. Inclusive na utilização da inteligência artificial na saúde.

Muitos autores classificam e comparam o potencial da IA em nossas vidas com os avanços produzidos pelo uso da eletricidade e os seus desenvolvimentos posteriores, um deles, o próprio computador. “IA é a nova eletricidade” é uma das afirmações dos profissionais. E não é para menos. Os avanços nessa área irão influenciar muitas questões em nossa sociedade nos próximos anos. Basta pensar nas possíveis aplicações da inteligência artificial na saúde.

A maioria das ferramentas que utilizam IA, atualmente, traz uma abordagem baseada em aprendizagem supervisionada de máquina. Um conjunto de dados de entrada (input) é decisivo para obter dados de resposta (output), expressos basicamente em função de probabilidades, ou seja, um número ou parâmetro. Entretanto, as técnicas mais recentes incluem “deep learning“.

Deep learning pode ser definido como uma técnica na qual o computador “aprende”, a partir de um conjunto de dados, a desempenhar funções. Essa abordagem vai além do modelo tradicional, no qual a máquina apenas executa tarefas específicas às quais estava programada. Outra aplicação compreende o que conhecemos como veículos autônomos. Neles, as informações de entrada, tais como imagens e posicionamentos, são processadas para traçar uma rota segura para um deslocamento. Além disso, grandes fabricantes optaram por assistentes digitais, auxiliando seus usuários de maneira única. Lojas online estão também utilizando com sucesso IA para incrementar vendas. E como entra a inteligência artificial na saúde?

 

Aplicações de inteligência artificial na saúde

 

Um dos ramos de maior aplicação da inteligência artificial na saúde está relacionado ao que se chama de visão computacional, ou seja, a habilidade dos computadores em reconhecer imagens e classificá-las. Nessa direção, as técnicas de IA apresentam grande potencial para o setor de saúde. E os benefícios já começam a aparecer.

Recentemente publicado, um estudo associa IA a um método de predição de riscos de doenças cardíacas com base em imagens de fundo de olho. Existem mais exemplos, como a identificação de nódulos ou patologias, a automatização no reconhecimento de padrões ou até mesmo a classificação de bases extensas de dados (big data).

A Pixeon, buscando por inovações, como a implantação de inteligência artificial na saúde, está sempre estudando novas técnicas. O objetivo é atender de forma mais efetiva a expectativa das instituições, apresentando tecnologias de ponta. Por essa razão, estão sendo implementadas ferramentas de IA no visualizador de imagens Arya, parte integrante do PACS Aurora.

Dentro da inteligência artificial na saúde, aplicada à Radiologia, uma das ferramentas da Pixeon é o marcador automático de vértebras, software a ser utilizado em exames de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, de forma a aumentar a produtividade de laudos dos médicos.

O software foi treinado para identificar as vértebras em exames de coluna dessas modalidades, permitindo uma localização automática e mais rápida das estruturas. Trata-se de algo bastante específico, mas na verdade, um passo inicial, que poderá ser aplicado a outros usos e softwares do nosso portfólio. Seja bem-vinda, IA!

Quer saber mais sobre inteligência artificial na saúde? Deixe um comentário abaixo!

 

inteligência artificial na saúde, Inteligência artificial na saúde: aplicações na Radiologia

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *