COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

7 dicas do uso do RIS para administradores

Por Pixeon em 28 de abril de 2015

, 7 dicas do uso do RIS para administradores

Se você é um administrador que atua na área da saúde, conhece bem as complexidades de lidar com diferentes variáveis no seu dia a dia. Médicos, técnicos e pacientes possuem rotinas distintas que se cruzam em diversos momentos. Controlar processos, finanças, qualidade do atendimento e tudo o que envolve um bom funcionamento é, sem dúvida, a parte que mais demanda tempo e atenção do administrador. O andamento dos serviços afeta diretamente a reputação da clínica, seus custos e resultados estratégicos; compreendê-los de forma adequada, portanto, é a chave para a evolução de qualquer instituição.

 

O RIS é o mais avançado e completo software para gestão de Centros de Diagnóstico do mercado. A solução foi desenvolvida de acordo com a realidade brasileira, oferecendo módulos conforme o momento empresarial e necessidade de cada instituição de saúde. O sistema promove o aumento da produtividade, ao mesmo tempo que oferece mais conforto e agilidade para o paciente, o que, para os administradores, é a chave de sucesso para um negócio sustentável. Vamos conferir algumas vantagens da implantação do RIS para o administrador?

 

#1 Controle total dos seus agendamentos

 

O sistema proporciona mais agilidade para os atendentes e para o paciente por meio do scaneamento das guias de exame ,que ficam disponíveis através do RIS para cada área responsável, sem intermediários. E também, por meio do Orizon, uma plataforma integrada ao RIS o exames é autorizado diretamente na operadora no momento do atendimento do paciente e evitando assim possíveis glosas de exames.

 

#2 Facilidades no Call Center

 

O Call Center talvez seja um dos setores mais importantes para o bom atendimento, é ele que faz o primeiro contato com o paciente e realiza agendamentos e cadastros. O RIS  possui quatro tipos de agenda:

 

SIMPLES – Faz uma busca pelos dados do paciente e depois pela hora do agendamento de forma rápida. Dessa forma, o profissional pode preencher um cadastro completo para possível uso de ferramentas de marketing, como a mala direta;

POR HORA – A busca, nesse caso, se dá pelos horários livres de exame edepois pelos dados do paciente. Se o paciente não possui disponibilidade em nenhum período, não é realizado o agendamento. Tanto o atendente quanto o paciente não perdem tempo com esse tipo de busca.

GLOBAL – Permite a consulta de vários livros/tipos de exame ao mesmo tempo, o que facilita os diferentes agendamentos de forma simultânea. O sistema mostra os horários disponíveis dos livros e a atendente oferece para o paciente o que melhor se encaixar para ele.

COMPLETA – Permite a consulta de vários livros/tipos de exame, o que facilita os diferentes agendamentos de forma simultânea. Nesta opção o sistema cruza as informações e sugere de forma automática na tela, os melhores horários disponíveis para o paciente, também é capaz de entender a prioridade de cada exame.

 

#3 Estatísticas para análise

 

O RIS  é inteligente. Em caso de cancelamento dos exames por algum motivo técnico, por exemplo, o sistema faz diversos questionamentos sobre o ocorrido e gera estatísticas úteis, posteriormente, para a clínica. Assim, fica mais simples justificar para  os pacientes os motivos pelos quais o exame não pôde ocorrer e gerir possíveis crises.

 

Quando o cancelamento ocorre por parte dos clientes, por exemplo, é possível entender  por meio desses dados quais tipos de exames acabam não sendo realizados e quais os motivos para que outros não sejam solicitados, permitindo que o administrador se reestruture e evolua dentro do setor, auxiliando na tomada de decisão.

 

Um exemplo claro é quando o motivo de cancelamento for ‘Clinica não realiza o exame”. Com esta informação, o administrador pode avaliar se tem muito cancelamento por este motivo e avaliar se não seria interessante começar a realizar tal tipo de exame. Um outro exemplo é quando o motivo for “Indisponibilidade de médico”, com isto o administrador pode avaliar se teria que aumentar a a grade horária do médico ou contratar mais um médico no setor.

 

#4 Melhoria da taxa de comparecimento

Muitos pacientes se confundem ou esquecem a data que marcaram seus exames, o que faz com que a taxa de não comparecimento seja relativamente alta em diversas instituições. Por isso, o RIS possui um modo de confirmação integrado, que auxilia a todos envolvidos na preparação do exame.

 

Um SMS ou um e-mail de confirmação é enviado ao paciente no momento em que é marcado o exame. O mesmo procedimento ocorre um dia antes da visita do paciente à clínica, como forma de relembrá-lo do compromisso. O sistema também dá a opção do paciente confirmar ou não seu comparecimento à clínica, o que permite que os responsáveis pela agenda remarquem o exame por telefone e saibam os motivos pelos quais o paciente não pôde comparecer.

 

#5  Agilidade na recepção

 

O sistema proporciona mais agilidade para os atendentes e para o paciente por meio do scaneamento das guias de exame, que vão diretamente para cada área responsável, sem intermediários, por meio do Orizon, uma plataforma integrada ao RIS.

 

O RIS  também controla todo o caminho do paciente dentro da clínica, desde o momento em que ele dá entrada na recepção até quando ele sai. Assim, é possível entender os gargalos do atendimento e os setores que estão realizando o serviço de forma mais otimizada.

 

#6 Estoque

 

O RIS  também funciona para controles de materiais, permitindo o gerenciamento do estoque e gerando relatórios para entender quais centros de custos geram mais gastos e porquê, dando confiança para que o administrador faça investimentos ou cortes de custos.

 

#7 Financeiro

 

A parte financeira de uma clínica é bastante complexa e precisa de uma plataforma confiável que possa fornecer dados globais, específicos ou sazonais. O RIS  faz o controle dos gastos e da receita da empresa para que o administrador entenda exatamente as áreas que mais geram lucro e mais gastam na clínica.

 

Conheça também:

, 7 dicas do uso do RIS para administradores

 

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *