COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Exame Corona on-line: Triagem e consultas gratuitas por telemedicina para casos de suspeita de COVID-19

Por Equipe Pixeon em 30 de março de 2020

A pandemia provocada pelo Covid-19 tem transformado o setor de saúde, acelerando a transformação digital e destravando marcos regulatórios. A telemedicina, autorizada em março de 2020, permite iniciativas como a liberação de consultas on-line e gratuitas por meio da parceria entre a Pixeon e a Boa Consulta, no Portal Examecorona.

O Portal lançado em março desse ano, já permitia a triagem de usuários com suspeita de Covid-19 por meio do uso de inteligência artificial, e agendamento de consultas presenciais em diversas cidades brasileiras. Na última atualização do portal, no mês de abril de 2020, foi disponibilizado o agendamento de consultas via telemedicina de forma gratuita.


“Esta é uma importante atualização da plataforma que já nasceu com o propósito de diminuir as aglomerações em hospitais, clínicas e postos de saúde. É nossa forma a contribuir com o cenário do Covid-19 em que todos devem permanecer em casa.

A partir de agora, com a telemedicina disponível, apenas os usuários que de fato precisarem se locomover até uma unidade de saúde devem fazê-lo. Ambas empresas possuem a mesma visão e esta parceria é uma forma de utilizar a tecnologia para diminuir a propagação do vírus”, afirma Armando Buchina, CEO da Pixeon.


Já Adriano Fontana, CEO e cofundador do BoaConsulta, diz que o teleatendimento é fundamental no combate ao novo coronavírus e está alinhado com a recomendação para permanecermos em casa. Em abril, a startup iniciou testes de sua solução de telemedicina disponibilizando à sua base de pacientes, cerca de 10 médicos para atendimentos gratuitos por videoconferência. A empresa também disponibilizou o módulo completo para toda a base de prestadores cadastrados, com múltiplas especialidades.

“Estimamos ter no BoaConsulta, ainda em abril, ao menos 1.000 prestadores disponíveis para teleatendimento e queremos chegar rapidamente a 5.000 consultas diárias realizadas através da nossa plataforma.”

O Portal Exame Corona é baseado em inteligência artificial. Nossos algoritmos não substituem uma avaliação de um profissional de saúde. Qualquer dúvida sobre seus sintomas, você deve procurar um médico ou o Disque Saúde 136, do Governo Federal.

Serviço gratuito de triagem com inteligência artificial

Com o propósito de aumentar a segurança e a eficiência na identificação de casos do coronavírus, o Portal Examecorona permite um serviço gratuito de triagem on-line. Trata-se de uma ferramenta com recursos de inteligência artificial, que fornecem a probabilidade do resultado ser positivo ou negativo para o Covid-19, a partir das respostas enviadas na plataforma ou por WhatsApp.

Mais do que um simples teste on-line ou uma lista de sintomas, a ferramenta funciona como serviço gratuito e triagem baseado em conhecimento científico. Com isso, casos semelhantes de gripes e resfriados podem ser identificados virtualmente, reduzindo o número de pessoas em situações de risco que vão às instituições de saúde para tirar dúvidas, por exemplo.

Entenda a seguir como funciona o Exame Corona, a importância para as instituições de saúde e saiba também quais são os próximos passos no desenvolvimento e aperfeiçoamento da tecnologia.

Exame Corona: como funciona o serviço on-line de triagem? 

A triagem hospitalar é um procedimento padrão, aplicado em todas as instituições de saúde para identificar sintomas e o histórico do paciente. A partir da triagem, o paciente pode ser direcionado para o atendimento de urgência ou, para aguardar o surgimento e acompanhamento de outros sintomas.

No caso do coronavírus, os sintomas são semelhantes ao de um resfriado ou gripe, com febre, tosse e dificuldade de respirar — o que pode levar pessoas que não tem o Covid-19 a buscar uma avaliação médica por precaução. Contudo, dada a gravidade do novo coronavírus e a alta taxa de contágio, as recomendações do Ministério da Saúde são para que a população, e principalmente, as pessoas em situação de risco evitem aglomerações.

Nesse cenário, o serviço de triagem on-line e gratuito, que foi desenvolvido pela Pixeon em parceria com a Boa Consulta, e utiliza a plataforma de nuvem da Microsoft, tem como objetivo antecipar essa etapa do atendimento, aumentando a segurança da população e otimizando processos nas instituições de saúde. 

A triagem do Exame Corona pode ser realizada por WhatsApp ou na plataforma on-line do serviço.  Entenda a seguir como isso funciona e a garantia do processo. 

Como a inteligência artificial garante a segurança e a eficiência do serviço de triagem on-line do Exame Corona

O Exame Corona é um sistema de inteligência artificial, com chatbot e machine learning (ou aprendizado de máquina, em português). Isso significa que essas tecnologias compreendem a linguagem natural dos seres humanos, e ainda podem aprender automaticamente com novos dados fornecidos. Na prática, a ferramenta identifica padrões nas respostas e fornece a probabilidade do resultado ser positivo ou negativo para o Covid-19. 

Com o sistema de inteligência artificial da Pixeon, que pode ser acessado pelo aplicativo de conversação WhatsApp e também na plataforma do Exame Corona, o paciente envia mensagens de texto e o sistema realiza perguntas baseadas em serviços de triagem oficiais. Tudo isso, com uma linguagem natural que simula a conversação com um médico durante o processo de triagem. 

Outra vantagem é a simplicidade de uso da ferramenta. Não é necessário fazer download ou um cadastro prévio. Basta acessar o sistema ou abrir o contato do Exame Corona no WhatsApp, que automaticamente é iniciada a conversação. O paciente pode responder apenas “sim” ou “não” às perguntas realizadas ou dar mais informações, que serão processadas e compreendidas pelo sistema.

Ao final do processo de triagem, é apresentada a probabilidade do paciente estar contaminado (0% a 100%), junto a recomendação de buscar o atendimento médico se necessário.  Nesse caso, o sistema permite agendar virtualmente o atendimento presencial em instituições de saúde em todo o Brasil por meio da parceria com Boa Consulta.

A principal vantagem desse processo é a possibilidade de fazer a triagem em casa, com segurança e sem enfrentar (ou aumentar) desnecessariamente as filas nas instituições de saúde. 

Ainda assim, vale destacar que o Exame Corona não substitui a consulta com um profissional médico e os demais exames necessários para comprovar o resultado positivo ou negativo para o Covid-19.

A importância do sistema e os próximos passos do Exame Corona

O Exame Corona é uma iniciativa da Pixeon com a Boa Consulta, que busca contribuir com a comunidade científica, aplicando tecnologias inovadoras de cloud computing, inteligência artificial e ciência de dados. O objetivo é apoiar as organizações de saúde e aumentar a segurança da população diante da pandemia do novo coronavírus. 

De acordo com Armando Buchina CEO da Pixeon, “este é um momento importantíssimo de reunir toda a comunidade científica em torno de um objetivo comum: frear o Coronavírus. Com o lançamento do examecorona.com.br, que não tem fins lucrativos, nós da Pixeon reforçamos nosso compromisso de sempre buscar novas soluções para ajudar no cuidado ao paciente. Tentamos contribuir de maneira a evitar que pessoas que não tenham quadro de Covid-19 se exponham desnecessariamente ao ambiente hospitalar e corram o risco de um contágio no local”. 

O Portal Examecorona presta um serviço de grande impacto por ajudar a preservar o isolamento social. Além da triagem, o usuário também poderá agendar gratuitamente consultas virtuais por meio de tecnologias de telemedicina, evitando assim, que o vírus se espalhe ainda mais pelo país.

O CFM – Conselho Federal de Medicina decretou a Resolução CFM Nº 1.643, de 26 de agosto de 2002 e oficio CFM Nº 1756/2020 reconhecendo a possibilidade de adoção de teleconsulta, teleorientação e telemedicina para monitoramento e orientação neste combate da COVID-19, mas recentemente o Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União (D.O.U) a PORTARIA Nº 467, DE 20 DE MARÇO DE 2020 que estende tal utilização.

“Além de realizar a triagem e o direcionamento para consultas presenciais em hospitais e clínicas, nós entendemos que habilitar a nova funcionalidade de agendamento de consultas via Telemedicina é fundamental para que, aos poucos, o vírus pare de se espalhar”, conclui Buchina.

Acesse agora o serviço no site Exame Corona!

Divulgue a ferramenta com seus amigos, familiares e outros profissionais.

Leia também:

Medidas Protetivas contra o Covid-19 adotadas pela Pixeon

Inovação em saúde: hospital 4.0, IA, e outras tendências

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários