PACS Cloud: como o armazenamento na nuvem amplia a segurança dos radiologistas
COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

PACS Cloud: como o armazenamento na nuvem amplia a segurança dos radiologistas

Por André Gentil em 5 de janeiro de 2021

Nos últimos anos, o PACS se tornou uma tecnologia bastante difundida e consolidada no Brasil para o armazenamento de imagens e a modernização dos processos em laboratórios radiológicos. Mas além dos recursos básicos do sistema, o PACS continua em evolução, promovendo cada vez mais segurança e produtividade aos profissionais. Um exemplo é a nova opção do PACS Cloud, que permite realizar o armazenamento de imagens na nuvem.

Tendência mundial para a área da saúde, os sistemas em cloud garantem uma série de vantagens, como redução de custos, maior segurança, flexibilidade e mobilidade aos profissionais. Quer saber mais sobre as vantagens desta inovação presente no PACS da Pixeon? Então acompanhe o artigo a seguir!

PACS Cloud: a evolução do armazenamento de imagens para os radiologistas


A cada ano, o sistema PACS ganha novos recursos e ferramentas para apoiar os profissionais e garantir maior segurança aos pacientes. O PACS da Pixeon, por exemplo, inclui, além de todo o sistema de armazenagem de dados, um visualizador intuitivo, amigável e personalizável, com tecnologia 3D, protocolos de visualização, download progressivo de imagens, marcador automático de vértebras e outros recursos para ampliar o desempenho e a qualidade de entrega.

Podemos dizer que o nosso PACS vem entregando, ao longo do tempo, consistência, qualidade e velocidade para os radiologistas. Tanto que, por duas vezes consecutivas, a nossa solução foi premiada como Best in Klas for Latin America, pelo KLAS Research, organização internacional que é referência na área de healthcare.

Mas, até então, a tecnologia vinha sendo administrada apenas localmente nos centros de saúde. Observando o enorme volume de dados, com o incontável número de exames realizados pelos pacientes e que as unidades precisam armazenar, a Pixeon percebeu a necessidade de ampliar o escopo da solução.

Isso porque os centros de saúde precisam lidar com informações e imagens de centenas de milhares de pessoas. A solução em cloud permite a escalabilidade sem a necessidade de uma infraestrutura de servidores, que, com o aumento da demanda de exames, pode se tornar cara.

A alternativa, então, foi levar o PACS para a nuvem, tirando essa responsabilidade da TI local. Dessa forma, o que nós, da Pixeon, quisemos foi que o nosso PACS, além de ser o melhor PACS da América Latina, também estivesse disponível na nuvem e permitisse que cada instituição escolhesse a forma que quer atuar conosco. 

Entenda a seguir um pouco mais sobre como o armazenamento na nuvem pode ser vantajoso para as instituições de saúde que usam o PACS e quais são as possibilidades que o nosso PACS Cloud traz. 

Quais são as vantagens do PACS Cloud da Pixeon?


Segurança

Com a solução PACS Cloud, a instituição não vai mais ter de se preocupar com  toda a infraestrutura para suportar o PACS. Essa responsabilidade fica com a Pixeon, com profissionais especializados para cuidar dessas questões.

Um ponto que importante a avaliar é se os laudos estão sendo feitos com segurança, com boas condições técnicas ou se a sua instituição está correndo risco de protagonizar um evento de vazamento de dados, por exemplo. Com a solução em nuvem, os radiologistas podem acessar as imagens estando em casa ou em qualquer outro lugar, com segurança e facilidade.

Escalabilidade e flexibilidade

A solução na nuvem também garante à instituição escalabilidade, acompanhando o crescimento da empresa. O setor de TI não vai mais precisar se preocupar se, ao adquirir um equipamento novo, vai precisar de mais dados nem se tem isso investido agora ou não. A equipe poderá trabalhar com atividades mais estratégicas para a instituição.

Acesso de qualquer lugar

A mobilidade também é outro fator fundamental que foi pensado para o PACS Cloud. Os exames podem ser acessados de qualquer lugar, sem depender de infraestrutura local. Algo extremamente importante para a prática de telerradiologia, por exemplo.

Disponibilidade

Quando a infraestrutura é local, a instituição acaba tendo que se preocupar também com a disponibilidade. Por exemplo, quantos nobreaks a empresa tem para cuidar do PACS? Tendo um só, o que a empresa faz em caso de ele quebrar? Quantos links de internet estão disponíveis para os radiologistas acessarem remotamente? Ou ainda não é possível acessar remoto? Com o PACS Cloud, o sistema ganha alta disponibilidade e a interrupção das atividades também deixa de ser uma preocupação.

Em resumo, o que a Pixeon provê com a essa solução de PACS Cloud é alta disponibilidade, segurança e informações acessíveis a qualquer hora e lugar, para que as instituições foquem na essência das atividades, que é promover saúde (e não com a tecnologia por trás do PACS).

Para saber mais sobre como o PACS Cloud pode ser aplicado na sua instituição, agende uma conversa com os nossos especialistas.

Confira também os highlights do lançamento do melhor PACS da América Latina agora na nuvem, durante o evento online Pixeon Digital Health, e as principais vantagens de contar com o PACS em cloud.


Sobre o autor

André Gentil é diretor de Tecnologia da Pixeon e matemático de formação. Acredita na transformação através da inovação constante e é um apaixonado por algoritmos e eficiência de sistemas. Gosta de animais, de poker e de viajar.

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários