COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

5 principais equipamentos de laboratório e suas funções

Por Pixeon em 23 de março de 2023

Conhecer bem os equipamentos de laboratório e suas funções é primordial para uma gestão segura no ambiente de análises clínicas. Contar com uma estrutura técnica de alta qualidade é o que garante a segurança dos procedimentos e a excelência na realização das análises. Neste conteúdo, falaremos dos 5 principais equipamentos de laboratório e explicaremos como funcionam. Confira!

 

5 equipamentos de laboratório e suas funções

A realização de exames laboratoriais é dividida por departamentos. Os mais frequentes são os exames de bioquímica, hematologia e imunologia. Nesse sentido, a escolha dos equipamentos necessários dependerá dos serviços prestados e dos fluxos de trabalho de cada laboratório. Via de regra, estes são alguns dos equipamentos principais:

1. Microscópios

Os microscópios estão entre os equipamentos laboratoriais mais conhecidos do público em geral. A quantidade necessária varia conforme as demandas de cada instituição. Portanto, é função do gestor avaliar bem os processos internos para não comprometer a realização dos procedimentos por falta de material.

O microscópio serve basicamente para analisar e compreender a atuação dos microorganismos. Esse equipamento funciona por meio da ampliação das imagens de objetos minúsculos, as quais podem ser configuradas por sistemas ópticos, acústicos ou eletrônicos. Geralmente, as imagens são recebidas por reflexão, processamento eletrônico ou pelos dois métodos de forma combinada.

O microscópio óptico é um dos mais utilizados, operando por meio de um feixe de luz e lentes que ampliam o tamanho dos elementos presentes na amostra. Como se trata de um processo de análise minucioso, é fundamental que o equipamento seja de primeira linha, de modo a garantir a qualidade da imagem. 

Além disso, deve ser ergonômico para permitir que os profissionais possam manuseá-lo confortavelmente.

2. Colorímetro

Esse equipamento faz a dosagem da concentração de determinado elemento de acordo com a intensidade da cor do composto formado. Via de regra, quanto maior for a concentração, maior será a intensidade da cor. O colorímetro é um aparelho digital que pode ser encontrado em duas versões: portátil e de bancada.

O primeiro é mais utilizado quando existe a necessidade de precisão máxima em análises. Por ser um equipamento leve e de fácil manuseio, também é o mais indicado para a realização de análises em trabalhos de campo. O colorímetro de bancada, por sua vez, é mais utilizado nas análises internas dos laboratórios de pesquisa.

3. Autoclave

A autoclave é outro equipamento indispensável para garantir a segurança dos procedimentos laboratoriais. Esse aparelho esteriliza os instrumentos não descartáveis por meio do vapor de água numa temperatura elevada, como as vidrarias.

É importante ressaltar que seu funcionamento adequado depende do tempo de ação recomendado pelo fabricante, pois é isso que vai assegurar a eliminação dos microrganismos contaminadores.

Ao fazer essa escolha, o gestor precisa considerar também o tamanho da autoclave, bem como o tempo de realização dos ciclos. Assim, consegue otimizar esse serviço sem gerar atraso nos procedimentos.

4. Contador diferencial de células

O contador diferencial de células é responsável pela dosagem das células em um hemograma, por exemplo. Por isso, é um equipamento indispensável nos laboratórios de análises clínicas. O aparelho realiza a contagem das células e faz os testes de viabilidade celular, entregando também dados relativos à distribuição dos tipos celulares e ao tamanho das células presentes em determinada amostra.

5. pHmetro

Um dos procedimentos mais comuns nos laboratórios de análises clínicas é a medição do pH de soluções. Não haveria como fazer isso sem um pHmetro, certo? Portanto, certifique-se de que esse item estará sempre disponível no dia a dia das operações clínicas. 

Trata-se de uma ferramenta importantíssima, pois até mesmo a mínima alteração no pH de alguma amostra pode mudar por completo alguns sistemas biológicos.

Além desses equipamentos básicos, existem vários outros itens indispensáveis para os centros laboratoriais, como centrífuga, placa aquecedora, destilador de água, cabine de segurança, balança, agitadores, pipetadores e pipetas – entre outros aparelhos relevantes para o desempenho adequado, seguro e prático dos procedimentos de análise.

Outros recursos importantes nesse setor são as plataformas inteligentes de suporte às decisões clínicas. Esse tipo de sistema tecnológico ajuda a otimizar os processos internos a partir de um trabalho com a inteligência de dados que trará ainda mais acurácia, segurança e precisão na gestão laboratorial.

Entenda melhor o funcionamento das plataformas digitais e saiba como esse recurso favorece a cultura da inovação na clínica!

A importância da tecnologia na estruturação de um laboratório

Já demos algumas pistas sobre o quanto é fundamental contar com o suporte tecnológico na hora de estruturar os processos internos de uma clínica. O apoio das ferramentas inteligentes aprimora os equipamentos de laboratório e suas funções porque permite avaliar com mais rigor os dados levantados nas análises.

Sistemas de gestão e central de laudos, por exemplo, ajudam a centralizar a base de informações clínicas para evitar o risco de falhas operacionais e aumentar o grau de confiabilidade dos laudos. Isso sem falar na agilidade da interpretação e liberação dos resultados, o que favorece a experiência do paciente na clínica.

Portanto, ao escolher os equipamentos do laboratório, priorize também o investimento em sistemas inteligentes para otimizar o dia a dia de trabalho na sua instituição.

Você sabe o que considerar nessa escolha? Veja o checklist do que não pode faltar em um sistema completo para gestão de laboratórios!

 

Sobre a Pixeon  

Somos a empresa brasileira com o maior portfólio de softwares para o mercado de saúde. 

Nossas soluções atendem laboratório, hospitais, clínicas e centros de diagnóstico por imagem, tanto em gestão (LIS, HIS, CIS e RIS), quanto no processo diagnóstico (Interfaceamento laboratorial e PACS para radiologia), garantindo mais desempenho e gestão de alta performance em instituições de saúde. 

Nosso sistema de gestão para medicina diagnóstica, Pixeon Korus, atende quase 2 milhões de pacientes e processa mais de 9 milhões de exames anualmente. 

Já são mais de 3 mil clientes no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia que confiam nas nossas tecnologias.  

Ainda não sabe qual sistema escolher para o seu laboratório? Solicite um contato comercial e surpreenda-se com tudo que nosso sistema de gestão laboratorial é capaz!

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *