Recepção digital: os benefícios de usar a ferramenta em laboratórios
COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Recepção digital: os benefícios de usar a ferramenta em laboratórios

Por Paulo Rakauskas Junior em 11 de fevereiro de 2020

Automatizar os processos de agendamento e pré-atendimento ajuda os laboratórios a organizarem suas rotinas e proporcionarem uma melhor experiência ao paciente. Por meio da tecnologia, é possível minimizar as tarefas manuais e direcionar os colaboradores para ações mais estratégicas e com o foco no atendimento humanizado. A recepção digital é um recurso fundamental, nesse sentido.

Uma das grandes tendências para clínicas, a recepção digital é um recurso que oferece muitas possibilidades para o agendamento, pré-atendimento e pós-atendimento. Neste artigo, você vai entender melhor como essa ferramenta funciona e as vantagens que oferece para o seu laboratório. Confira!

Como a recepção digital ajuda a otimizar as atividades nos laboratórios?

O uso da recepção digital em laboratórios tem crescido nos últimos anos devido às facilidades que a solução oferece ao paciente e aos benefícios que proporciona para a gestão de saúde.  Veja a seguir alguns dos recursos que podem ser aproveitados em seu laboratório. 

Agendamento de exames

A função de agendamento permite que o paciente entre em contato com o laboratório para marcar seu exame de forma rápida e prática. Com isso, evita congestionamento nas linhas telefônicas e que um, ou mais profissionais, precisem se dedicar totalmente a essa tarefa.

Após realizar o agendamento pelo aplicativo, a informação é enviada diretamente para o sistema que faz o registro do procedimento. Dessa forma, o laboratório reduz o tempo que antes era perdido no processo de atendimento manual.

No mesmo momento, o paciente recebe a confirmação do agendamento e um QR Code para o atendimento no laboratório, que funciona para o pré-atendimento.

solucao para gestao de laboratorios

Recepção digital facilita o pré-atendimento

O processo de pré-atendimento feito pelo aplicativo de recepção digital funciona para adiantar o atendimento do paciente. Na prática, isso significa que diversas tarefas podem ser realizadas pelo aplicativo e, com isso, o paciente terá um atendimento mais rápido quando chegar no laboratório para o exame. 

O paciente abre o aplicativo, solicita o atendimento e envia os documentos necessários para o seu cadastro, como nome, número de identificação oficial, número da carteirinha do convênio, etc. Assim, ao chegar ao laboratório, 50% de sua ficha já está preenchida.

Além de adiantar o cadastro, o paciente pode enviar o seu pedido médico para que o profissional adiante a informação no sistema e solicite a autorização do convênio, caso necessite. Isso permite que o tempo de espera no dia do exame diminua e o paciente não perca a viagem, pois se a solicitação for feita no dia do exame e o convênio não autorizar, terá que voltar para casa ou pagar pelo exame. 

Procedimentos para o exame

No próprio aplicativo, são apresentadas as informações sobre os preparos que devem ser realizados para o exame. Ou seja, se é necessário estar em jejum, ingerir algum medicamento específico, entre outras orientações que ele seria informado no momento do agendamento presencial ou por telefone. 

Coleta domiciliar

Há diversos casos em que o paciente precisa de atendimento personalizado, pois não pode se deslocar até o laboratório. Nesse tipo de situação, o paciente paga um valor para que o laboratório vá retirar as amostras em casa ou no trabalho, por exemplo. Assim, a coleta Tudo isso pode ser solicitado diretamente pelo aplicativo, no momento do agendamento. 

Resultados dos exames

Os resultados dos exames do paciente não ficam armazenados no aplicativo; os arquivos ficam armazenados na nuvem e podem ser acessados por outros profissionais que utilizam o mesmo sistema. Caso o médico do paciente utilize a mesma ferramenta, poderá consultar os exames do paciente assim que estiverem disponíveis.

Essa acessibilidade proporciona muitos benefícios. Se os exames são apenas de rotina ou para confirmar algum diagnóstico que for descartado, o médico pode comunicar o paciente que está tudo bem e dispensá-lo de uma nova consulta. Com isso, o tempo do paciente e, principalmente, do médico são otimizados.  Por outro lado, se os exames apresentarem alguma informação crítica, o médico pode solicitar que o paciente compareça ao consultório com urgência. 

Vale destacar que o paciente pode baixar os resultados dos exames no aplicativo em PDF, salvar em seu celular, enviar por e-mail ou imprimir. As informações permanecem na nuvem para quando ele precisar. Inclusive, ele pode desinstalar o aplicativo e instalar em outro momento, e as informações continuam disponíveis.

Recepção Digital da Pixeon

A Recepção Digital é um conceito que a Pixeon trouxe para o mercado brasileiro. A clínica ou laboratório pode solicitar o desenvolvimento de seu aplicativo exclusivo e a Pixeon desenvolve a ferramenta com a identidade visual da empresa. Isso quer dizer que ao usar o aplicativo, o paciente estará em um ambiente familiar, com a logo e as cores do laboratório.

Converse com nossos especialistas e conheça melhor essa ferramenta

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Vantagens do Sistema EMR (PEP) para hospitais

Vantagens do Sistema EMR (PEP) para hospitais

O Sistema EMR (Electronic Medical Record) é uma solução desenvolvida para auxiliar o trabalho do profissional de saúde, permitindo que a localização e o armazenamento das informações sejam feitos de forma instantânea. O sistema permite que a relação entre médico […]

A importância do Business Intelligence na gestão da saúde

A importância do Business Intelligence na gestão da saúde

Considerando as mudanças econômicas constantes, o volume cada vez mais crescente de informações e a pressão do mercado por decisões efetivamente produtivas e rentáveis, o Business Intelligence, ou BI, torna-se indispensável para auxiliar gestores a visualizar cenários complexos e dar diferentes significados para cada etapa da administração hospitalar.

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias