COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Recepção Digital: inovação na experiência do paciente

Por Nactacha Chaves (Pixeon) em 5 de junho de 2018

recepcao-digital

 

A recepção digital é um claro sinal de que o futuro já está acontecendo. Visando agilizar o atendimento do paciente e melhorar sua experiência, a solução conta com uma interface amigável e intuitiva. Através de um aplicativo no celular, o paciente pode enviar uma foto dos seus documentos e a requisição médica para a instituição, agilizando seu cadastro e antecipando as autorizações necessárias.

Até este ponto, são processos que estão em uso faz algum tempo por centros médicos pioneiros. O que acontece depois do envio das informações pelo paciente numa recepção digital é que uma central, localizada fora do laboratório ou clínica, irá receber as informações. Neste setor, os profissionais irão preparar as autorizações, entrar em contato com convênios, fazer lançamentos, cadastros e agendamentos. Depois, quando a pessoa chegar para ser atendida, precisará apenas fazer a leitura de um QR Code e entrar para seu exame ou consulta.

 

Quais são as vantagens da recepção digital?

 

A recepção digital reduzirá o tempo de entrada na instituição. Com os cadastros prévios e autorizações já realizadas, o paciente reduzirá seu tempo de espera na recepção e agilizará seu atendimento.

As instituições de saúde conseguem, ainda, unificar uma central de cadastros e autorizações. Assim, não precisam de várias recepções, mas de uma recepção digital eficiente. As instituições poderão otimizar seus espaços físicos em postos de coleta, por exemplo, para que consigam atender mais pacientes em menos tempo.

Uma outra facilidade da recepção digital é que, ao finalizar seu cadastro, o paciente receberá um QR Code que agilizará ainda mais seu atendimento na chegada. O que não é impedimento para sua identificação, caso ele não tenha o QR Code, poderá ser reconhecido pelo seu nome, número de documento ou outro dado cadastral.

Na recepção, o processo também será simplificado, não será necessário um computador, um aplicativo para a recepcionista estará disponível em um tablet e ela poderá efetuar os cadastros dos pacientes que, porventura, não utilizaram o aplicativo. O principal objetivo é que, a partir disso, o paciente consiga entrar na instituição e fazer a coleta ou exame imediatamente. Reduzindo ao máximo o tempo de espera, centralizando a recepção num local só e reduzindo o espaço físico necessário nos modelos tradicionais.

 

Recepção digital: agilidade, autonomia e sustentabilidade

 

Depois de realizar o procedimento, um aplicativo irá avisar para o paciente que o resultado está pronto e ele pode retirá-lo. Inclusive, conseguirá acessar as informações online e fazer o download do arquivo na Internet. Esse, por exemplo, é um dos ganhos da recepção digital: ela consegue ajudar a instituição a se tornar mais paperless. Isso por não precisar ter um excesso de papel e guias circulando pela clínica ou laboratório. É mais um passo a caminho da saúde digital.

Por ser uma solução estruturada, com o uso de um único aplicativo e concentrada num só local, aumenta a segurança das informações e agilidade das ações. A ferramenta oferece uma histórico de solicitações que podem auxiliar na gestão de indicadores, como a quantidade de solicitações que chegam via aplicativo, se a pessoa está conseguindo fazer todos os procedimentos lá, etc. Quando o paciente chega na instituição, mesmo que não tenha usado a recepção digital, um atendente pode fazer seu cadastro naquele instante. O profissional da clínica ou laboratório irá tirar uma foto, enviar dados e a central irá dar um OK para a solicitação.

A recepção digital dá mais autonomia para o paciente e reduz o tempo que ele fica dentro da instituição. Com a agilidade na entrada do paciente, a instituição pode reduzir seu espaço de recepção e espera.Isso se reverte em conforto e comodidade para o paciente, ele é atendido rapidamente e com qualidade.

Quer saber mais sobre como funciona a recepção digital? Deixe sua dúvida ou comentário!

 

tecnologia hospitalar

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

A importância do Business Intelligence na gestão da saúde

A importância do Business Intelligence na gestão da saúde

Considerando as mudanças econômicas constantes, o volume cada vez mais crescente de informações e a pressão do mercado por decisões efetivamente produtivas e rentáveis, o Business Intelligence, ou BI, torna-se indispensável para auxiliar gestores a visualizar cenários complexos e dar diferentes significados para cada etapa da administração hospitalar.

Pixeon apresenta novidades no Saúde Business Fórum

Pixeon apresenta novidades no Saúde Business Fórum

A Pixeon, uma das maiores empresas de tecnologia para saúde, participa do Saúde Business Fórum. O evento acontece no período de 31 de maio a 03 de junho, na Ilha de Comandatuba, Bahia. As principais novidades que a Pixeon apresenta […]

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias