Categories: Gestão em radiologia

Pixeon inova com serviço de telerradiologia na nuvem

Sistema utiliza a plataforma do PACS Aurora na nuvem e oferece todo o suporte para transmissão de imagens, análise e emissão de laudos, reduzindo custos e ampliando o acesso a diagnósticos especializados.

Os serviços de telemedicina, que permitem a execução de algumas ações médicas à distância e possibilitam a troca rápida de informações, têm sido cada vez mais procurados. Nesse nicho, a telerradiologia é uma das especialidades de destaque, pois torna possível a emissão de diagnósticos à distância. Em um país com dimensões continentais, a telerradiologia traz benefícios como a redução de custos e o atendimento a regiões remotas e carentes.

 

Ao utilizar serviços de telerradiologia, uma clínica médica pode ter acesso a diagnósticos especializados ou a uma segunda opinião de profissionais experientes, que não moram na mesma região do estabelecimento. Utilizando tecnologias de informação e comunicação para o envio e reconstrução de imagens digitais, esse tipo de serviço amplia o acesso a atendimento médico especializado e diminui o investimento de hospitais e clínicas em infraestrutura de TI e sistemas de diagnóstico por imagem. Para os radiologistas, a ferramenta proporciona a oportunidade de emitir laudos de qualquer lugar, uma vez que esse tipo de sistema funciona através da internet.

 

A Pixeon vai entrar no ramo da telerradiologia com o serviço Movitá, anunciado no dia 9 de agosto. O Movitá utiliza a plataforma do PACS (sigla em inglês para “sistema de compartilhamento e gestão de imagens médicas”) Aurora na nuvem e é resultado do contínuo investimento da empresa em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Integrado ao PACS Aurora, que oferece ferramentas para reconstrução de imagens, comparação e compartilhamento de laudos, o serviço exige baixo investimento em instalação, já que a Pixeon disponibiliza o hardware para transmissão de imagens, e nenhum custo com manutenção da infraestrutura de TI, se comparado aos PACS multisite.

Dessa forma, médicos radiologistas que desejam ampliar sua atuação têm em mãos uma grande oportunidade de oferecer o serviço de laudo à distância a Centros de Diagnóstico por Imagens, que muitas vezes têm demanda excedente ou estão em localidades distantes. O download das imagens pode ser realizado de forma segura a partir de qualquer lugar, e os especialistas contam com as ferramentas do visualizador Arya para interpretação e reconstrução de imagens. O laudo é enviado através da mesma plataforma na nuvem, o que garante mais agilidade e ainda permite que as instituições gerenciem sua própria equipe de digitadores.

 

“Com este serviço, esperamos ampliar a oferta de diagnóstico médico por imagem digital para regiões pouco assistidas por esse tipo de tecnologia, além de facilitar a atuação do radiologista e o intercâmbio entre especialistas para obter uma segunda opinião”, aponta Fernando Peixoto, CEO da Pixeon.

A solução foi homologada por um grupo médico de Curitiba durante três meses, para que todas as adaptações necessárias pudessem ser feitas de forma a otimizar o fluxo de trabalho dos radiologistas. “O mais importante da nossa escolha em fazer telerradiologia com a Pixeon foi nossa experiência prévia com os produtos da empresa, nossa confiança nas pessoas que trabalham para ela e a qualidade  muito boa do suporte técnico” declarou Dr. Vinícius Chissini Paganella, médico radiologista que auxiliou na homologação do sistema.

 

Administrador Pixeon

Recent Posts

Hospitais do futuro: conheça os principais avanços tecnológicos aplicados à medicina

Apostar em tecnologia é uma tendência a ser aplicada a todo e qualquer setor. Os…

2 de maio de 2024

O que é e como obter a Acreditação Laboratorial?

O processo de obtenção da Acreditação Laboratorial está relacionado a melhorias contínuas na gestão institucional.…

25 de abril de 2024

Relatório Hospitalar: Saiba como elaborar as instruções e regulamentações de forma prática

Um bom relatório hospitalar fornece ao gestor dados relevantes para implementar mudanças e aproveitar oportunidades.…

18 de abril de 2024

IoMT: o que você precisa saber sobre Internet das Coisas Médicas

A Internet das Coisas Médicas (IoMT) está revolucionando o setor de saúde. O uso de…

11 de abril de 2024

20 exemplos de texto para propaganda de clínica médica

Cada vez mais as pessoas estão atentas aos profissionais que as atendem e aos estabelecimentos…

4 de abril de 2024

30 nomes de clínicas médicas: Saiba como se destacar no mercado!

Os nomes de clínicas médicas são o primeiro ponto de contato com os pacientes, ou…

28 de março de 2024