Categories: Gestão em radiologia

A importância da base de conhecimento interna da instituição

Ter uma fonte confiável e organizada de conhecimento é, em diversas áreas, sinônimo de estar à frente da concorrência. Desta forma, ter uma base de conhecimento interna da instituição é ter acesso aos históricos de saúde de cada paciente, o que pode tornar o diagnóstico até 30% mais preciso e, consequentemente, mais confiável para os pacientes.

 

Antigamente, ter uma base de conhecimento interna, a qual todos os funcionários da clínica tivessem acesso, consistia em ter um enorme espaço de arquivo e alguns profissionais focados apenas na catalogação e organização de exames, laudos e documentos. Hoje em dia, não é mais necessário dispender todo esse investimento em espaço, trabalho e mão de obra. Um sistema de gestão de imagens como o PACS funciona como um enorme HD com acesso à internet, assim, é possível ter acesso rápido a um histórico de exames completo do paciente, desde sua primeira consulta na clínica, construindo uma base de conhecimento interna da instituição.

 

Com o PACS, qualquer médico da instituição pode ter à mão importantes informações a respeito do histórico de saúde de cada paciente. O sistema organiza os dados de várias maneiras: por data, nome, tipo de exame, médico solicitante ou médico realizante. Desta forma, é fácil filtrar os arquivos do sistema e encontrar facilmente o exame buscado.

 

Um dos principais benefícios de se investir nessa base de conhecimento interna da instituição é a flexibilidade que ela proporciona, que beneficia tanto os profissionais da clínica, quanto os pacientes. O PACS pode ser acessado de qualquer lugar pelo médico. Por exemplo, se um paciente precisa fazer uma cirurgia, mas o médico que o acompanhou durante todo o processo antes da cirurgia está em um congresso na Europa, o profissional pode analisar o exame acessando digitalmente a base de conhecimento interna da instituição, do outro lado do oceano, e passar suas considerações para o cirurgião que realizará o procedimento.

 

Assim, investir nessa base de conhecimento interna da instituição otimiza o atendimento, os resultados, o espaço e o tempo gastos, aumentando a performance da clínica de modo geral. Ainda, integrando o PACS ao RIS, HIS e ClickVita, é possível ter o controle completo da gestão da instituição e otimizar o fluxo, disponibilizando todos os exames online, também, para cada paciente.

 

Quer saber mais sobre como construir uma base de conhecimento interna na sua instituição? Entre em contato com nossa equipe.

Administrador Pixeon

Recent Posts

O que é e como obter a Acreditação Laboratorial?

O processo de obtenção da Acreditação Laboratorial está relacionado a melhorias contínuas na gestão institucional.…

25 de abril de 2024

Relatório Hospitalar: Saiba como elaborar as instruções e regulamentações de forma prática

Um bom relatório hospitalar fornece ao gestor dados relevantes para implementar mudanças e aproveitar oportunidades.…

18 de abril de 2024

IoMT: o que você precisa saber sobre Internet das Coisas Médicas

A Internet das Coisas Médicas (IoMT) está revolucionando o setor de saúde. O uso de…

11 de abril de 2024

20 exemplos de texto para propaganda de clínica médica

Cada vez mais as pessoas estão atentas aos profissionais que as atendem e aos estabelecimentos…

4 de abril de 2024

30 nomes de clínicas médicas: Saiba como se destacar no mercado!

Os nomes de clínicas médicas são o primeiro ponto de contato com os pacientes, ou…

28 de março de 2024

Inteligência artificial na saúde para transformar a jornada do paciente

A inteligência artificial na saúde tem sido usada como um recurso tecnológico para ampliar o…

21 de março de 2024