Categories: Gestão hospitalar

Benefícios da gestão de insumos otimizam as unidades hospitalares

Para o funcionamento de uma empresa dar certo, é necessário ter um controle geral de todos os departamentos. Normalmente, toda essa administração é feita de modo individual e requer muitos processos, no entanto, com soluções integradas isso pode mudar. Hoje, no setor de sistemas hospitalares, há recursos que agregam funcionalidades para otimizar a gerência, inclusive na parte de gestão de insumos.

As unidades médicas precisam ter um controle rigoroso de entrada e saída de produtos hospitalares e utilizar o recurso de gestão de insumos em um sistema digital permite que isso seja integrado como parte de um fluxo  natural.

Ao realizar a gestão de insumos, a parte administrativa do hospital pode criar um planejamento padronizado dos medicamentos e produtos para que o financeiro consiga contabilizar, faturar e cobrar os convênios corretamente, evitando glosas.  Isso faz parte do cadastro de custo que oferece parâmetros de uso, preço e informações de cobrança.

Integrar esses processos no sistema hospitalar possibilita uma automatização na rotina de trabalho e também um controle mais rigoroso da saída e entrada de produtos do estoque. Tudo isso faz parte da gestão de insumos. Além de controlar o estoque, os setores de central de abastecimento, compras e financeiro.

O departamento de compras pode utilizar a gestão de insumos no processo de compras. Por exemplo, é possível realizar cota de produtos online a partir de relatórios do sistema e, depois, com os valores da cotação, o recurso avalia e escolhe qual empresa comprar a partir do panorama escolhido pela unidade médica.  

Na entrega do pedido, se houver alteração no valor do orçamento o sistema poderá aceitar ou não os produtos. Em caso de aceitação, os produtos são cadastrados no sistema — que já reconhece informações básicas dos objetos, como quantidade, validade e lote, de acordo com os dados preenchidos.

Dentre os inúmeros benefícios da gestão de insumos automatizada, o controle de estoque dos produtos é um dos mais importantes às unidades hospitalares, porque permite controlar ou remanejar medicamentos e itens do estoque para laboratórios de apoio ou outras unidades.

Para saber mais sobre as vantagens do recurso de gestão de insumos, entre em contato!

 

Conheça também:

Administrador Pixeon

Recent Posts

Hospitais do futuro: conheça os principais avanços tecnológicos aplicados à medicina

Apostar em tecnologia é uma tendência a ser aplicada a todo e qualquer setor. Os…

2 de maio de 2024

O que é e como obter a Acreditação Laboratorial?

O processo de obtenção da Acreditação Laboratorial está relacionado a melhorias contínuas na gestão institucional.…

25 de abril de 2024

Relatório Hospitalar: Saiba como elaborar as instruções e regulamentações de forma prática

Um bom relatório hospitalar fornece ao gestor dados relevantes para implementar mudanças e aproveitar oportunidades.…

18 de abril de 2024

IoMT: o que você precisa saber sobre Internet das Coisas Médicas

A Internet das Coisas Médicas (IoMT) está revolucionando o setor de saúde. O uso de…

11 de abril de 2024

20 exemplos de texto para propaganda de clínica médica

Cada vez mais as pessoas estão atentas aos profissionais que as atendem e aos estabelecimentos…

4 de abril de 2024

30 nomes de clínicas médicas: Saiba como se destacar no mercado!

Os nomes de clínicas médicas são o primeiro ponto de contato com os pacientes, ou…

28 de março de 2024