COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

CME hospital: o que é e quais as responsabilidades?

Por Equipe Pixeon em 14 de março de 2024

O CME (Central de Material Esterilizado) tem relação direta com a segurança dos pacientes e com a eficiência dos processos internos. Tanto é que o CME em hospital precisa funcionar 24 horas por dia, pois outros setores da instituição dependem da atividade desse departamento, como os centros cirúrgicos.   Neste conteúdo, explicaremos quais as responsabilidades do CME e como elas se relacionam com os demais setores clínicos. Continue a leitura e entenda por que é tão importante manter total controle do CME para dar fluidez à rotina do hospital, evitando negligências e garantindo a segurança dos pacientes.  

O que é CME em hospital?

  O CME (Central de Material Esterilizado) é o departamento responsável pelos procedimentos de limpeza e esterilização dos instrumentos cirúrgicos. O objetivo desse setor é garantir que todos os materiais e equipamentos médicos estejam em plenas condições de uso e livres de qualquer agente contaminante que possa causar infecções hospitalares.   Trata-se, portanto, de uma área fundamental para o dia a dia dos centros hospitalares. Afinal, sem o trabalho dos profissionais do CME, os pacientes e os próprios colaboradores do hospital estariam expostos ao risco de infecção.   De acordo com a RDC 15 da Anvisa, o CME em hospital é “a unidade funcional destinada ao processamento de produtos para saúde dos serviços de saúde”, ou seja, praticamente todos os setores hospitalares dependem da atuação do CME para ganhar eficiência, agilidade e segurança em seus procedimentos.  

O que tem na sala de CME?

  A sala do CME é onde ocorre todo o processo de descontaminação dos materiais e instrumentos de saúde, incluindo também a área de lavanderia/esterilização das roupas, uniformes e demais vestimentas utilizadas pelos profissionais e pacientes em centros cirúrgicos.    De maneira geral, o CME em um hospital é dividido em cinco áreas básicas, são elas:  

  • Área Contaminada: local que recebe o material contaminado de todos os departamentos do hospital para serem limpos e esterilizados;
  • Área de Preparo: local de inspeção, preparação, empacotamento e identificação dos itens que serão esterilizados;
  • Área de Esterilização: local onde se faz a esterilização e se prepara todo o material que será utilizado nas demandas hospitalares;
  • Área de Armazenamento: local de estocagem dos materiais que passaram pelo processo de esterilização e que serão fornecidos para as unidades do hospital;
  • Área de Dispensação: local onde se dá a logística de distribuição dos materiais limpos e seguros.

  Manter um olhar atento sobre o CME é fundamental para garantir o controle dos materiais e a fluidez das tarefas entre uma área e outra da sala, inclusive contabilizando os itens em estoque para que as equipes tenham sempre disponíveis os instrumentos essenciais para o dia a dia de trabalho.   Falando em controle de operações, veja quais são os principais indicadores hospitalares que você precisa acompanhar para um controle efetivo e saiba como a tecnologia pode ajudar nessa tarefa.  

Quais as responsabilidades do CME perante o hospital?

  Como o CME tem relação direta com as demais áreas do hospital, podemos dizer que as responsabilidades desse departamento vão além da inspeção, limpeza e preparação dos materiais de saúde. Também é função do CME contribuir para a cultura de segurança do paciente a partir de uma organização do fluxo interno de trabalho.   Do mesmo modo, o CME também deve estar atento à disponibilidade dos materiais e instrumentos para que as equipes tenham acesso rápido a tudo o que for necessário nos procedimentos médicos. Podemos resumir da seguinte forma as funções básicas do CME em um hospital:  

  • Inspeção dos materiais da área contaminada;
  • Limpeza e preparo dos métodos de esterilização;
  • Esterilização dos materiais e armazenamento para distribuição.

 

A importância da CME em hospital

  Os profissionais que atuam no CME são essenciais para que esse setor cumpra suas funções de forma adequada, eliminando as chances de erros ou negligências que poderiam comprometer a segurança dos pacientes e dos colaboradores do centro hospitalar.   A importância desse setor se dá, principalmente, em termos de biossegurança, cuidado com os pacientes e controle do fluxo de trabalho para otimizar o serviço das equipes médicas e de Enfermagem, especialmente nos centros cirúrgicos.   Por isso, reforçamos a necessidade de manter um olhar atento e rigoroso sobre esse setor, pois o sucesso dos procedimentos clínicos depende de todo o processo de limpeza e preparação dos materiais que é feito no CME.   Saiba mais sobre gestão hospitalar bem-sucedida e conheça as ferramentas tecnológicas que vão te ajudar a manter total controle dos processos internos do hospital.  

Sobre a Pixeon  

Pixeon é a empresa brasileira com o maior portfólio de softwares para o mercado de saúde.  Nossas soluções atendem hospitais, clínicas, laboratórios e centros de diagnóstico por imagem, tanto em gestão (HIS, CIS, RIS e LIS), quanto no processo diagnóstico (PACS e Interfaceamento laboratorial), garantindo mais desempenho e gestão de alta performance em instituições de saúde.    O software HIS/CIS para hospitais e clínicas, Pixeon Smart, é completo e integra toda a instituição em um só sistema, além de ser certificado no mais elevado nível de maturidade digital pela SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde).    Já são mais de 3 mil clientes no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia e milhões de pacientes atendidos anualmente por meio das nossas plataformas.     Quer saber se as tecnologias da Pixeon fazem tudo que você sempre quis para o seu hospital ou clínica? Solicite um contato comercial e surpreenda-se com tudo que nosso sistema de gestão é capaz!

 

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *