COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Como posso aumentar a produtividade do meu laboratório?

Por Pixeon em 23 de setembro de 2014

, Como posso aumentar a produtividade do meu laboratório?Hoje em dia é praticamente inviável um laboratório funcionar sem utilizar um sistema de gestão. O LIS, Sistema de Informação Laboratorial, é o software mais utilizado no mercado. A ferramenta contribui para melhorar os serviços oferecidos aos pacientes, como o armazenamento de todo histórico clínico no próprio sistema. O LIS também facilita a comunicação entre instituições, permitindo a troca de informações entre laboratórios de apoio e apoiado. Mas além de possuir um bom sistema de gestão, existem outras maneiras para que os laboratórios possam aumentar a produtividade.

As soluções de interfaceamento são as tecnologias mais avançadas aplicáveis ao setor de laboratórios para aumentar a produtividade. O interfaceamento possibilita a integração entre os equipamentos de automação laboratorial e o LIS, permitindo que as etapas sejam automatizadas, como a digitação de resultados. Sem o interfaceamento, o laboratório precisa ter um digitador que insere os resultados no laudo, aguarda a conferência de um bioquímico para só então liberar o exame. Com o interfaceamento, o próprio sistema envia os resultados dos laudos para o LIS e o laboratório ganha rapidez na liberação de resultados, eliminando alguns trabalhos manuais.

O interfaceamento também agiliza todo o processo de realização do exame, uma vez que as etiquetas com códigos de barras (identificação do paciente e da amostra) são coladas nos tubos no mesmo momento em que o LIS gera um arquivo com os dados dos exames – o sistema de interface envia esse arquivo de forma automática para o equipamento que vai analisar a amostra. Como tudo é feito de forma automatizada por meio de códigos de barras, o colaborador não precisa digitar novamente as informações, prática que também reduz o número de erros.

Pode-se destacar ainda a entrega de exames pela internet como outra medida para aumentar a produtividade dos laboratórios. Com a possibilidade de acessar os resultados de casa, cai o número de pessoas na recepção que vieram apenas para buscar o exame. Nesse caso, o tempo que o colaborador estaria imprimindo esses resultados pode ser dedicado para o atendimento de um novo paciente.

Ficou com alguma dúvida? Compartilhe nos comentários abaixo.

Conheça também:

, Como posso aumentar a produtividade do meu laboratório?

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Os comentários estão desativados.