O que os indicadores dizem sobre sua instituição

Tempos atrás, os antigos marinheiros criaram um sistema de navegação para longas distâncias, dias a fio navegando sem se perder: utilizando um astrolábio, os capitães poderiam se guiar a partir das posições imutáveis das estrelas no céu.

 

Assim como as embarcações, uma instituição também pode passar por águas escuras e corre o risco de se perder pelo caminho. Assim, é necessário possuir instrumentos que possam sinalizar o caminho certo e entender o que os indicadores dizem de modo que sua clínica rume a novos patamares de excelência.

 

A tecnologia para isso já existe: o sistema RIS serve para analisar a estrutura de uma clínica como um todo e, ao mesmo tempo que facilita os processos internos, também gera indicativos para vários setores que são cruciais para aprender identificar os pontos pelos quais focar esforços gerais.

Mas antes de entender o que os indicadores dizem, é preciso conhecer alguns:

 

– Atendimento: O sistema RIS permite analisar vários momentos do atendimento ao paciente. Observando este indicador, é possível descobrir, por exemplo, quanto tempo cada paciente fica na sala de espera aguardando para ser examinado, ou se o exame tem uma duração mais alta que o do previsto.

 

– Agendamento: Com a ferramenta, é possível analisar o volume de exames cancelados por pacientes e descobrir se há espaço para encaixes de outros pacientes em horários alternativos, por exemplo.

 

– Faturamento: Analise a entrada de verba recebida pela sua instituição e identifique qual é a maior fonte de volume de entrada de caixa. Estes indicativos são úteis para identificar déficits no atendimento ou no recolhimento de pagamentos.

 

– Produtos Obtidos: Este é um dos mais importantes indicadores, pois mostra qual é o custo bruto de cada suprimento recebido pela instituição, sendo possível analisar possíveis corte de gastos excessivos ou investimentos inesperados para suprir demandas urgentes.

 

– Indicadores ONA: São uma série de indicadores de desempenho de qualidade da clínica como um todo, sendo um termômetro que demonstra o nível de desenvolvimento da instituição.

 

É claro que cada clínica é um como um organismo vivo e possui suas próprias características, preocupações e objetivos, o que gera uma necessidade de um olhar diferenciado quando se diz respeito a indicadores. Por isso, além de entender sua clínica, analisar os dados é uma parte valiosa do processo para que o administrador elabore os seus próprios indicativos, focando com uma maior ênfase em aspectos únicos da instituição.

Dessa maneira, entender o que indicadores dizem é o caminho para encontrar terra firme, onde sua clínica poderá crescer e se desenvolver com maior velocidade.

Administrador Pixeon

Recent Posts

O que é e como obter a Acreditação Laboratorial?

O processo de obtenção da Acreditação Laboratorial está relacionado a melhorias contínuas na gestão institucional.…

25 de abril de 2024

Relatório Hospitalar: Saiba como elaborar as instruções e regulamentações de forma prática

Um bom relatório hospitalar fornece ao gestor dados relevantes para implementar mudanças e aproveitar oportunidades.…

18 de abril de 2024

IoMT: o que você precisa saber sobre Internet das Coisas Médicas

A Internet das Coisas Médicas (IoMT) está revolucionando o setor de saúde. O uso de…

11 de abril de 2024

20 exemplos de texto para propaganda de clínica médica

Cada vez mais as pessoas estão atentas aos profissionais que as atendem e aos estabelecimentos…

4 de abril de 2024

30 nomes de clínicas médicas: Saiba como se destacar no mercado!

Os nomes de clínicas médicas são o primeiro ponto de contato com os pacientes, ou…

28 de março de 2024

Inteligência artificial na saúde para transformar a jornada do paciente

A inteligência artificial na saúde tem sido usada como um recurso tecnológico para ampliar o…

21 de março de 2024