ONA acreditação: como preparar sua organização para obter
COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Como preparar sua organização para obter a ONA acreditação

Por Time Pixeon em 15 de abril de 2021

Organizações de saúde realmente dedicadas ao cuidado das pessoas, devem investir em soluções inovadoras para melhor atendê-las. Afinal, por mais simples que seja a questão de saúde a tratar, o paciente quer se sentir bem atendido, dispor de métodos modernos de tratamento e total segurança no atendimento. Por isso, obter um atestado de qualidade, como a ONA acreditação, é importante, pois gera confiança e comprova a eficiência dos seus serviços.

Neste post, entenda a importância da ONA e saiba como preparar sua organização para obtê-la.

Leia também: [Health Talks] José Antônio de Barros fala sobre acreditação hospitalar e qualidade em Saúde.

O que é a ONA acreditação e qual sua importância?

A ONA acreditação é uma metodologia de avaliação que busca promover a qualidade e a segurança nos serviços oferecidos no setor de saúde. Mas diferentemente das certificações hospitalares, seus auditores devem ter conhecimentos técnicos e dominar os procedimentos realizados. 

Desenvolvida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) — uma das mais procuradas devido ao estímulo a melhorias na gestão e elevação da qualidade dos serviços —, é a única metodologia no país que realiza a acreditação em diferentes níveis, o que ajuda as organizações a avaliar a melhoria contínua na gestão e nos seus processos de saúde.

Confira os níveis de acreditação:

  • Nível 1 – Acreditado: a organização deve cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança pré-definidos. 
  • Nível 2 – Acreditado Pleno: 1) Os padrões de qualidade e segurança devem ser cumpridos ou superados em 80% ou mais; 2) cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada.
  • Nível 3 – Acreditado com Excelência: a organização deve: 1) cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; 2) cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada; 3) cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, atestando uma cultura organizacional de melhoria contínua.

A ONA acreditação é um programa de educação continuada e não obrigatório, tampouco de caráter fiscalizatório, porém é muito importante para ajudar a melhorar seus serviços, desde a assistência até a gestão.  Além disso, a ONA é uma organização experiente e reconhecida pela credibilidade, legitimidade, qualidade e ética das suas qualificações.

Além da ONA, você pode obter outras acreditações e certificações. Baixe o eBook e “Conheça as principais acreditações e certificações hospitalares”!

Como preparar sua organização para obter a acreditação

Uma das grandes dificuldades das organizações para obter a ONA acreditação, está na cultura organizacional. Hospitais e clínicas muitas vezes desistem da avaliação quando têm dificuldades em alterar processos e as ferramentas utilizadas. Isso ocorre pela resistência de colaboradores acostumados ao modelo em andamento e que não veem com bons olhos as mudanças.

Portanto, mudar a cultura é o primeiro passo para você preparar sua equipe para obter a ONA acreditação. Seus colaboradores precisam ser sensibilizados para entender a importância da acreditação para todos.

Assim sendo, duas etapas são fundamentais para a preparação: 

  • Capacitação e treinamentos dos profissionais: os profissionais da sua organização devem ser capacitados e treinados em suas áreas de atuação. Ao focar em treinamentos dos novos processos e ferramentas, você está ajudando seus colaboradores a se adaptarem mais rapidamente às mudanças.
  • Investir em ferramentas digitais: as ferramentas digitais vão permitir que você entre em conformidade com os padrões exigidos pela ONA, que incluem qualidade no atendimento ao paciente, segurança para armazenamento e compartilhamento de dados, otimização de tempo, agilidade dos processos e profissionalização da comunicação. 

Este é o roteiro básico para conduzir sua organização em direção ao nível de maturidade exigido pela ONA Acreditação, e deve ser visto como um investimento para melhorar o cuidado aos seus pacientes e expandir seus negócios, e não como um custo.

Ferramentas digitais essenciais para obter a ONA acreditação

Você não precisa de tecnologias para desenvolver uma cultura de inovação na sua organização, mas elas são fundamentais para grandes instituições, que produzem e armazenam um grande volume de dados.

A ONA acreditação não exige nenhum portfólio específico para fazer a avaliação, mas há tecnologias que são essenciais para otimizar seus processos, aumentar a segurança e promover uma cultura de inovação.

O prontuário eletrônico, por exemplo, é essencial para integrar informações de todas as etapas da organização, com dados de exames, tratamentos e medicamentos dos pacientes para tornar o diagnóstico mais preciso. Já o app Beira Leito, faz com que a administração de medicamentos seja mais segura, assim como torna o atendimento mais agilizado. Com sistemas digitais para gestão, os processos se tornam mais eficientes e seguros, e consequentemente a sua instituição se torna mais confiável e competitiva no mercado. 

O mais importante é contar com soluções que permitam controlar e integrar os processos do seu hospital para que a assistência fornecida seja mais segura e eficiente. Ainda que nem todos os seus pacientes conheçam a ONA acreditação, com certeza eles irão valorizar as mudanças e os aspectos avaliados, que tornam o atendimento mais prático e humanizado em todas as etapas da jornada.

Saiba mais: Tecnologia na saúde: como otimizar processos com ferramentas digitais

Dúvidas? Deixe nos comentários abaixo! E para acessar mais conteúdos sobre inovação no setor da saúde, acompanhe nosso blog!

 

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários