COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Os desafios da TI em saúde

Por Pixeon em 5 de Março de 2014

TI em healthcareMelhorar o atendimento do paciente, tornando-o mais rápido. Padronizar os exames para agilizar os diagnósticos. Digitalizar os laudos para seu arquivamento e evitar a deterioração. Esses são alguns exemplos dos benefícios que a tecnologia pode gerar quando implantada ao setor da saúde. A indústria de TI em saúde vem crescendo de forma bastante acelerada nos últimos anos, mas mesmo com o cenário promissor, tem encontrado alguns desafios em sua trajetória.

 

O primeiro deles é a falta de profissionais capacitados em TI em saúde, ou seja, informática na área de saúde, mas é não só para esse setor. A escassez de mão-de-obra qualificada para o segmento da tecnologia já é uma realidade constante encontrada em diversos segmentos. Quando o profissional com o perfil procurado aparece, muitas vezes ele encontra dificuldade em manter-se atualizado – algumas das soluções encontradas para esse tipo de problema é a capacitação de profissionais dentro da própria empresa.

 

O acesso às modernas tecnologias também é outro entrave que pode atrapalhar o andamento da indústria de TI em saúde. Neste caso, o problema é voltado para a etapa posterior à produção dos softwares – que sofre com a falta de mão-de-obra. Aqui, o maior desafio é fazer a implantação dessas tecnologias, que pode se tornar custosa e fora do orçamento de hospitais e clínicas. Além disso, alguns players atuantes nesse segmento ficam resistentes em conhecer as inovações, muitas vezes pela insegurança ou por não conhecer as marcas no mercado.

 

Apesar dos desafios enfrentados pelo segmento de TI em saúde, essa área possui um potencial alto para trazer boas mudanças em relação ao atendimento ao paciente. Isso só reforça ainda mais a importância de investimentos e de mais atenção a esse setor.

 

Você tem alguma contribuição sobre esse assunto? Compartilhe nos comentários abaixo.

 

Conheça também:

 

call-to-action-clickvita

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Inteligência artificial na saúde: aplicações na Radiologia

Inteligência artificial na saúde: aplicações na Radiologia

  O termo inteligência artificial (IA) refere-se à ciência e capacidade de programar habilidades cognitivas às máquinas, computadores. Como em muitos filmes de ficção científica que assistimos, computadores dotados de IA são capazes de realizar tarefas antes apenas desempenhadas pelo […]

Como está a saúde no Brasil no atual panorama econômico?

Como está a saúde no Brasil no atual panorama econômico?

Não há apenas uma forma de avaliar a saúde no Brasil. Há diversas variáveis que podem e devem ser levadas em consideração. Falar sobre crise, por exemplo, está bastante relacionado com uma combinação entre o cenário do produto interno bruto […]

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias