COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Os riscos de usar sistemas sem certificação da Anvisa

Por Pixeon em 5 de fevereiro de 2015

Assim como itens comprados em supermercados e lojas precisam seguir regras determinadas pelo INMETRO para circularem livremente nas prateleiras e serem consumidos por milhões de pessoas, qualquer produto utilizado como suporte ou auxílio no diagnóstico médico, precisa de certificação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Essa prática garante, entre outros aspectos, a credibilidade e segurança dos dados, documentos e informações da sua clínica. A escolha dos produtos e sistemas certos para a sua instituição de saúde impacta diretamente na produtividade e qualidade do serviço e evita que sua clínica seja punida por usar sistemas sem certificação da Anvisa.

 

Identificar sistemas sem certificação da Anvisa pode não ser tarefa fácil, mas uma boa dica é ficar atento às falhas, instabilidades e problemas no diagnóstico em decorrência de análises imprecisas do software. As plataformas irregulares podem causar problemas no curto e médio prazo, impactando no dia-a-dia da clínica, dos pacientes e, no pior dos cenários, manchando a reputação da instituição.

 

Além de ser contra lei, não é possível confiar totalmente nos dados obtidos em sistemas sem certificação da Anvisa, pois são resultado de um produto que não passou pelos testes necessários de controle de qualidade. Assim, a credibilidade do exame fica comprometida, o que pode ter consequências terríveis, como um paciente receber um laudo com incoerências em relação ao seu real diagnóstico.

 

Caso identifique ou sinta-se lesado por uma empresa que ofereça sistemas sem certificação da Anvisa, você pode fazer uma denúncia identificada ou anônima preenchendo um formulário no site do órgão. As empresas responsáveis pelo desenvolvimento e distribuição desses produtos irregulares podem ser auditadas pelo órgão a qualquer momento.

 

Ficou com dúvidas sobre sistemas sem certificação da Anvisa? Entre em contato com a nossa equipe, que está sempre pronta a ajudá-lo!

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

O que você deve saber sobre um sistema de gestão hospitalar

O que você deve saber sobre um sistema de gestão hospitalar

É comum que as instituições médicas estejam mais preocupadas com a aquisição de equipamentos para otimização de atendimento, procedimentos, etc. Porém, uma questão que nem sempre é levada em consideração é a necessidade primordial de um sistema de gestão hospitalar […]

A saúde do futuro está nos cuidados ao paciente

A saúde do futuro está nos cuidados ao paciente

A onda de especializações na área da medicina, como fisioterapeutas, neurologistas, cardiologistas, permite atender com mais profundidade determinados problemas e males. No entanto, o excesso de expertise acabou deixando um pouco de lado a humanização. Nesse sentido, a saúde do […]

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias