COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Sistema RIS da Pixeon: vantagens para seu CDI

Por Equipe Pixeon em 22 de setembro de 2022

sistema RIS, Sistema RIS da Pixeon: vantagens para seu CDI

Os sistemas inteligentes para gestão de tarefas administrativas e operacionais estão cada vez mais frequentes nas instituições de saúde. Afinal, com esse tipo de ferramenta é possível otimizar a jornada de atendimento dos pacientes e, ao mesmo tempo, organizar e dar fluidez à rotina de trabalho dos colaboradores. O sistema RIS (Radiology Information System) da Pixeon é uma dessas ferramentas tecnológicas que alia conectividade, integração e alta disponibilidade para gerir os serviços dos Centros de Diagnóstico por Imagem (CDIs) com total controle, segurança e assertividade.

Neste conteúdo, falaremos sobre as funcionalidades, vantagens e diferenciais desse sistema, mostrando como o software facilita o dia a dia das atividades no CDI, garantindo também a rapidez e precisão na entrega dos resultados de exames. Vamos lá!

 

Funcionalidades do sistema RIS

Eficiência na gestão de exames, controle de desempenho dos colaboradores e organização de processos internos são algumas funções exercidas pelo sistema RIS da Pixeon. Trata-se de solução robusta que inclui diversas features voltadas para a otimização da rotina corporativa e para a acurácia nas atividades clínicas, como o rigor nos diagnósticos.

O sistema RIS é recomendado para todo Centro de Diagnóstico por Imagem que deseja integrar setores, aumentar a produtividade das equipes, estabelecer o formato “paper free” através da informatização de processos e garantir uma experiência diferenciada no atendimento aos pacientes. No entanto, é importante priorizar dispositivos que tenham uma interface amigável e intuitiva, de modo a torná-los mais acessíveis para os usuários.

O RIS da Pixeon reúne funcionalidades que facilitam a vida dos pacientes desde o atendimento até a entrega do resultado dos exames, que poderão ser acessados remotamente on-line, além de debatidos por outros especialistas, já que o RIS funciona de forma integrada ao PACS (Picture Archiving and Communication System).

O sistema possui recursos de Business Intelligence (BI) para fundamentar a tomada de decisões estratégicas. Esse trabalho com a inteligência de dados é importantíssimo também do ponto de vista da estruturação dos fluxos de trabalho, pois permite identificar eventuais gargalos operacionais e, assim, ajustar o que for necessário.

A seguir, daremos mais detalhes sobre as principais funcionalidades do sistema RIS da Pixeon.

 

Cadastros

Os recursos do sistema RIS da Pixeon ajudam a aprimorar os cadastros na plataforma tanto em relação às funções administrativas quanto nos atendimentos em si.

 

Administrativo

Estas são as funcionalidades do RIS da Pixeon que se destacam em relação à organização administrativa:

  • Mural de avisos: recurso que disponibiliza informações relevantes para os colaboradores;
  • Cadastro de feriados: recurso que bloqueia a agenda em datas específicas e prevê as alterações nas entregas de resultados;
  • Cadastro de unidade: recurso que permite personalizar os fluxos de agendamento e atendimento conforme as particularidades de cada unidade da instituição, como restrições, pesquisas de satisfação, checagem de pacientes etc. 

 

Atendimento

Estas são as funcionalidades do RIS da Pixeon que se destacam em relação aos atendimentos:

  • Cadastro de CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde): o recurso permite analisar variedade de sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstâncias sociais, causas externas para ferimentos ou doenças, o que é essencial para diferenciar patologias e torna os diagnósticos mais assertivos;
  • Configuração do prontuário eletrônico: o recurso define as configurações de obrigatoriedade de preenchimento e a ordem dos campos que são exibidos nas telas de prontuário e de atendimento, de modo a manter os prontuários sempre completos e bem alimentados.

Ainda quanto ao cadastro de CID, vale lembrar que há um código no sistema associado a cada estado de saúde, o que facilita a busca e a identificação do problema do paciente.

 

Agendamento

Os recursos de agendamento do RIS da Pixeon permitem organizar com rapidez e praticidade toda a agenda de procedimentos da instituição. Dentro do sistema é possível parametrizar informações de preparos específicos por exames e especialidades, estabelecer restrições e priorizações de atendimento, além de configurar a ordem de execução dos exames – permitindo maior fluidez do paciente dentro da instituição – emitir relatórios gerenciais, entre outras tarefas do dia a dia do CDI.

 

Faturamento

O sistema RIS da Pixeon conta com um robusto módulo financeiro para fazer os cadastros relacionados ao faturamento, como cadastro de convênio, de centro de custo, de empresa, gestão e controle de recursos de glosa, entre outros. Assim é possível fazer uma gestão mais assertiva no controle do faturamento da instituição.

 

Benefícios do sistema RIS da Pixeon

As funcionalidades do sistema RIS da Pixeon que citamos no tópico anterior trazem uma série de vantagens para o CDI, que incluem a agilidade nos processos corporativos e a qualidade dos serviços prestados ao paciente. A seguir, falaremos mais sobre esses benefícios.

 

Rastreabilidade e automatização de processos

Em plena era da transformação digital, não há como falar em eficiência na prestação de serviços sem falar em automatização de processos. A rastreabilidade, por exemplo, é um aspecto primordial no dia a dia de trabalho nos centros de diagnóstico. Com esse recurso, todos os processos realizados são mapeados e registrados no sistema de forma automática.

As informações são mantidas na íntegra e ficam disponibilizadas de forma acessível para todos os membros da equipe, o que confere mais transparência e segurança nos encaminhamentos e tomada de decisões.

Além disso, automatizar tarefas é uma forma muito inteligente de otimizar o tempo dos colaboradores, de modo que eles não tenham mais que perder horas preciosas em tarefas manuais e repetitivas – o que também contribui para evitar falhas humanas.

Resumimos as principais vantagens da automatização de processos com o RIS da Pixeon no CDI:

  • Aumenta a produtividade do radiologista na Central de Laudos;
  • Confere precisão à entrega dos resultados de exames;
  • Ajuda a gerenciar toda a jornada de atendimento do paciente;
  • Gera economia com infraestrutura, pois a solução é em nuvem;
  • Garante eficiência operacional e tem ágil escalabilidade.

Se você ainda não se convenceu de que a automação do CDI melhora significativamente a produtividade das equipes, acesse este infográfico e entenda como os processos inteligentes dão agilidade à realização de exames e à emissão de laudos!

Sistema RIS da Pixeon: vantagens para seu CDI

 

Fácil acesso à plataforma

A acessibilidade é um dos grandes diferenciais do sistema RIS da Pixeon, de modo a facilitar a vida do usuário e permitir que ele explore ao máximo os benefícios da plataforma. Como a solução é em nuvem (cloud), basta que o profissional abra um navegador web em seu computador para utilizar todos os recursos do software.

O fato de ser uma solução em nuvem, inclusive, torna o RIS uma plataforma segura, eficiente, econômica e escalonável. Portanto, o retorno sobre esse investimento é garantido, refletindo também na qualidade da assistência prestada aos pacientes no CDI.

 

Integração com a Central de Laudos

O sistema RIS da Pixeon se integra à Central de Laudos para facilitar ainda mais a gestão dos exames e a liberação dos resultados para o paciente. O acesso remoto às informações via cloud proporciona maior segurança de dados e gera menos esforço para o time de suporte.

Além disso, a organização do sistema se dá por meio de workflows (estruturação de fluxos de atividades conforme as diferentes características dos exames) e filas de trabalho, que organizam os exames por ordem de prioridade.

 

Conformidade com a LGPD

Outro diferencial importantíssimo do sistema RIS da Pixeon é que a ferramenta opera em conformidade com as regulamentações e normatizações exigidas para o setor de saúde, sobretudo em relação ao que diz a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Saiba mais sobre a LGDP e conheça as recomendações de segurança e compliance para soluções na nuvem!

Também estão incluídas funcionalidades que otimizam processos remotos como telemedicina, assinatura digital e eletrônica, central de autorização de exames, digitalização e disponibilização de documentos médicos.

Ressaltamos ainda que, como toda a jornada do paciente e os fluxos de trabalho são rastreados pela plataforma, é possível identificar os responsáveis por eventuais fraudes, acessos indevidos ou vazamento de informações no sistema. Ou seja, a partir desses recursos, a rotina corporativa no CDI ganha máxima segurança e transparência.

Em relação à economia de recursos financeiros, vimos que o fato de o sistema RIS da Pixeon ser uma solução cloud já contribui de forma efetiva para a redução de despesas, pois não demanda investimento em hardwares nem em infraestrutura com espaço físico para TI.

Ainda quanto à segurança da informação, vale lembrar que o backup é feito de forma automática pela plataforma. Além disso, o gestor poderá escolher uma solução flexível de acordo com as demandas do CDI, adquirindo um sistema que contemple somente os recursos necessários para a instituição naquele momento.

Portanto, se você deseja transformar processos institucionais com o auxílio de um sistema inteligente, já sabe no que investir para se enquadrar no contexto da saúde 5.0!

Quer saber mais sobre essa era de inovações no setor de saúde? Baixe nosso e-book gratuito e conheça as tecnologias essenciais para aprimorar processos na sua instituição!

Sistema RIS da Pixeon: vantagens para seu CDI

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.