COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Vantagens da Central de Laudos para os radiologistas

Por Fábio Almeida em 30 de abril de 2019

central de laudosUm dos maiores desafios dos centros radiológicos é maximizar a performance dos profissionais, ampliando a produtividade e reduzindo custos. Nesse sentido, é cada vez maior a busca por soluções flexíveis e automatizadas, que permitem customizar processos e proporcionam um ambiente com condições ideais para a emissão de laudos com velocidade e segurança. Um importante sistema que visa atender essas necessidades é a Central de Laudos Radiológicos. Trata-se de um conjunto de ferramentas digitais que auxiliam os radiologistas na emissão dos laudos com o máximo de eficiência.

No artigo Central de Laudos Radiológicos: ferramentas que potencializam o atendimento, abordamos os inúmeros recursos do sistema, como:

– acesso a laudos anteriores e documentos digitalizados do paciente;
– acesso às imagens do PACS;
– possibilidade de solicitar de modo automatizado uma segunda opinião de outro radiologista;
– organização das filas de trabalho, entre outros.

Na prática, as diversas ferramentas presentes na Central de Laudos trazem inúmeros benefícios para os profissionais e instituições de saúde. Os recursos disponibilizados permitem ampliar o controle de dados para a gestão e identificação de falhas que possam impactar a entrega de resultados para os pacientes. Dessa forma, a Central de Laudos também é um importante instrumento para aperfeiçoar a qualidade do atendimento médico e o reconhecimento da instituição, uma vez que proporciona uma melhor experiência para os pacientes desde o agendamento até o acesso aos resultados dos exames.  

No artigo de hoje, vamos abordar as principais vantagens da Central de Laudos e como as unidades radiológicas podem se beneficiar disso. Confira!

Benefícios da Central de Laudos no dia a dia dos profissionais

A Central de Laudos é uma solução digital completa, composta por ferramentas que facilitam e otimizam a execução de diferentes tarefas dos radiologistas, incluindo também outros profissionais envolvidos do processo de laudo como por exemplo, digitadores ou responsáveis pela etapa de controle de qualidade. Uma das principais vantagens do sistema é a ampliação da produtividade dos profissionais, que podem emitir o laudo dos exames com maior velocidade, segurança e ainda proporcionar a identificação com maior clareza de possíveis gaps no processo de laudo.

O aumento da produtividade é proporcionado por um conjunto integrado de informações e funcionalidades em uma única interface de laudo, reduzindo cliques ou abertura de várias telas simultâneas. O reconhecimento de voz é outra poderosa ferramenta que funciona integrada a Central de Laudos e auxilia o radiologista na busca por maior eficácia na emissão do laudo. A interface de laudo pode ser organizada de forma que proporcione maior produtividade, como a configuração de máscaras de laudo padrões e privada por médico ou ainda abertura automatizada de imagens pelo visualizador de imagens desenvolvido pela Pixeon.

A Central de Laudos oferece também recursos de parametrização flexível para diferentes workflows e filas de trabalho a partir de critérios específicos e pré-definidos pelos profissionais. Com isso, os médicos têm maior controle das demandas e dos prazos de entrega dos laudos para os pacientes. O sistema facilita a priorização dos casos mais urgentes, ampliando a segurança e a qualidade do atendimento dos pacientes.

Outro aspecto importante relacionado as filas de trabalho, é o controle do fluxo de atividades que pode ser acompanhado pelo SLA disponibilizado no sistema, e o monitoramento de produtividade dos médicos. O sistema apresenta dashboards intuitivos e detalhados que proporcionam a análise de indicadores como produtividade médica de forma individualizada e rastreamento de informações específicas, como data e horário de emissão do laudo. Com esses recursos, tantos os gestores quanto os radiologistas podem identificar atrasos e definir metas que atendam aos objetivos da instituição.


Como a Central de Laudos viabiliza a Telerradiologia

Além de todos os benefícios apresentados anteriormente, outra vantagem importante da Central de Laudos é a análise de imagens radiológicas e a realização de serviços à distância. Essas atividades são realizadas por meio de uma plataforma Cloud, que na prática torna o  acesso ao sistema mais simplificado, dependendo apenas de um computador com navegador conectado à Internet. Com isso há maior a mobilidade e acessibilidade dos profissionais, possibilitando também a prática da telerradiologia.

Essa modalidade de laudos é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina na resolução Nº 21072014, que determina alguns requisitos para as instituições como o uso de sistemas digitais adequados e com níveis de segurança avançados, como a Central de Laudos. As modalidades de exames autorizadas pela CFM e que só podem ser analisadas por médicos especialistas em radiologia e diagnóstico por imagem, são:

  • Radiologia Geral e Especializada;
  • Tomografia Geral e Especializada;
  • Ressonância Magnética;
  • Mamografia;
  • Densitometria Óssea;
  • Medicina Nuclear.

A ferramenta utilizada para análise das imagens radiológicas deve utilizar o formato DICOM e HL7, e garantir a plena segurança e privacidade dos pacientes. Nesse sentido, também é importante contar com sistemas integrados com outras ferramentas como o HIS, RIS ou PACS, que possibilitam a análise e a comparação de outros resultados do paciente com maior agilidade e segurança.  

Com a telerradiologia, as instituições podem planejar expandir os serviços, aumentando a quantidade de exames ou modalidades ofertadas, se diferenciando no mercado e reduzindo custos. Por operar na nuvem, a Central de Laudos também permite reduzir custos em infraestrutura de servidores físicos, banco de dados ou com a manutenção das soluções contratadas. Nesse caso, todo o sistema de segurança é garantido pelo fornecedor na nuvem, como a Pixeon.

central de laudos.2Para trazer todo o benefício da telerradiologia para seu negócio, é essencial buscar um sistema avançado, que cumpre com todas as obrigatoriedades previstas pela CFM, e também auxilie os profissionais na organização dos fluxos de trabalho, ampliando a produtividade e segurança dos processos realizados.   

Em resumo, as principais vantagens da Central de Laudos são:

  • Viabilizar o aumento da produtividade com dashboards de produtividade médica;
  • Assegurar a fluidez no fluxo de laudo com controle sobre o SLA de entrega do resultado;
  • Parametrizar o sistema com diferentes e flexíveis workflows e com filas de laudos específicas;
  • Possibilitar laudo à distância, proporcionando maior mobilidade e acessibilidade aos médicos;
  • Reduzir custos com infraestrutura e as manutenções do sistema;
  • Suportar integrações com sistemas HIS, RIS e PACS e com ferramenta de reconhecimento de voz.


Todas essas vantagens proporcionam uma melhor performance dos profissionais e reforçam a qualidade do atendimento e a credibilidade da instituição no mercado radiológico. Assim, a Central de Laudos fortalece a imagem da unidade e ainda proporciona a redução de custos a partir de diferentes aspectos, tal como apresentado anteriormente.

Quer saber mais sobre ferramentas digitais para radiologia? Recomendamos a leitura dos seguintes materiais:

Acompanhe o Blog da Pixeon e conheça inovações tecnológicas e outras ferramentas para ampliar a produtividade e eficiência na realização de laudos radiológicos. Se tiver alguma dúvida ou quiser saber mais detalhes sobre a Central de Laudos, deixe um comentário ou entre em contato direto com os nossos consultores.

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Como um sistema de gestão hospitalar promove a expansão dos serviços

Como um sistema de gestão hospitalar promove a expansão dos serviços

Equipamentos, máquinas de exames, infraestrutura física e profissionais qualificados são algumas das necessidades básicas para promover a expansão de uma instituição de saúde. Porém, para garantir o crescimento sustentável de um hospital é necessário ir além e investir em um […]

Glossário de Radiologia: conheça os termos essenciais

Glossário de Radiologia: conheça os termos essenciais

DVR, MPR, DICOM e várias outras siglas são apenas uma amostra da variedade de expressões que fazem parte da rotina dos radiologistas. A prática radiológica envolve uma série de ferramentas, exames e processos com termos técnicos, que por vezes são […]

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias