COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

O que é PACS e como sua clínica pode se beneficiar com essa tecnologia

Por Equipe Pixeon em 4 de agosto de 2022

PACS, O que é PACS e como sua clínica pode se beneficiar com essa tecnologia

Oferecer mais eficiência e agilidade na realização de exames de imagem e laudos para o paciente é o objetivo do PACS. A sigla é originada do inglês Picture Archiving and Communication System, que, em português, equivale a Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens. A função primordial desse software é armazenar imagens e facilitar a comunicação entre os setores de um centro de diagnóstico por imagem.

Um sistema PACS ideal deve facilitar todo o fluxo de trabalho dos profissionais, desde a aquisição do exame até o diagnóstico, o processo de laudo e o monitoramento. Por isso, inserir sistemas como o PACS em sua instituição de saúde aumenta a produtividade, reduz gastos e garante mais segurança tanto para você, profissional, quanto para os pacientes.

Preparamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre as principais vantagens de utilizar um PACS e o que considerar ao escolher um sistema para unidades de saúde. Confira!

 

Principais funcionalidades do PACS

Os benefícios gerais do PACS podem ser potencializados se a sua instituição de saúde optar por uma solução moderna e inovadora como o PACS da Pixeon. Essa solução reúne uma série de funcionalidades que otimizam o dia a dia de trabalho nas clínicas.

É possível integrar o sistema com outras ferramentas específicas para radiologistas, como a Central de Laudos e a Biblioteca Virtual de Radiologia, que, lado a lado, atuam para dar suporte às atividades do centro de diagnóstico por imagem, facilitando também a comunicação e o alinhamento entre os setores.

As soluções mais modernas do mercado oferecem recursos inovadores, como inteligência artificial para marcação de vértebras e processos de download progressivo das imagens para ampliar a produtividade dos radiologistas.

Conheça um pouco mais desses recursos.

 

Marcador automático de vértebras

No método tradicional, é preciso marcar manualmente cada vértebra no exame. Já com o marcador automático de vértebras, que funciona com um sistema de inteligência artificial, você identifica automaticamente a posição das vértebras nos exames.

A ferramenta te auxilia a localizar e marcar as vértebras no plano sagital e a visualizar as vértebras nos planos axial e coronal. Com isso, você pode analisar os exames da coluna vertebral em tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas com maior precisão e segurança.

 

Download progressivo

O tempo de espera para baixar todas as imagens de um exame é um dos grandes desafios que impedem a realização de laudos com agilidade. Essa demora pode ser causada por problemas de instabilidade na rede e na velocidade da internet, por exemplo, o que reduz a sua produtividade.

Esse processo pode ser encurtado com o sistema de download progressivo do PACS, que permite carregar e visualizar as imagens aos poucos, não sendo necessário aguardar o download de todos os arquivos para aproveitar algumas funcionalidades que antes exigiam o carregamento total.

Dessa forma, a análise dos exames ganha eficiência ao reduzir o tempo em até 30% e otimizar o trabalho do radiologista. Afinal, é possível fazer medições, marcações ou qualquer outra atividade enquanto as demais imagens são carregadas.

 

Protocolos de visualização para mamografia

O PACS permite visualizar e personalizar protocolos para exames de mamografia, o que torna a interpretação e o diagnóstico das imagens muito mais ágil. Isso porque você não precisa perder tempo configurando a disposição e a apresentação das imagens na tela do visualizador. Foque na avaliação das mamografias com o uso desses protocolos específicos.

Além disso, o sistema permite criar etapas de visualização do mesmo exame, aplicando filtros, janelas e outras ferramentas de manipulação, como a magnificação e a lupa. Dessa forma, é possível fazer comparações com exames anteriores dentro do mesmo protocolo, facilitando a usabilidade.

 

Reconhecimento por voz

Com esse recurso, você pode ir ditando as informações enquanto o laudo é transcrito automaticamente, não sendo necessário digitar. Dessa forma, você ganha agilidade e eficiência no diagnóstico de um exame, o que contribui para uma maior satisfação do paciente, que tem o laudo pronto mais rapidamente.

 

Biblioteca médica com acervo de imagens de referência

Em algumas situações, para confirmar um diagnóstico e tirar dúvidas, é necessário consultar manuais de imagens especializados e até mesmo outros profissionais da área. Para otimizar esses processos, os radiologistas podem contar com uma integração digital disponível no nosso PACS com o sistema STATdx.

Com ele, você tem à disposição na própria plataforma mais de 200 mil imagens radiológicas com anotações selecionadas por especialistas e mais de 4.300 diagnósticos comuns e complexos do acervo digital da Elsevier, organização global de referência na área da saúde. Tendo esses materiais de apoio, é possível realizar o laudo dos exames com muito mais agilidade e segurança.

Acesse nossa biblioteca virtual e saiba como integrar conhecimento científico ao PACS!

PACS, O que é PACS e como sua clínica pode se beneficiar com essa tecnologia

 

Recursos para tomografia

Os avanços tecnológicos permitem obter exames com mais agilidade, precisão e menor dose de radiação aplicada ao paciente. Os recursos do PACS voltados para a tomografia computadorizada ilustram bem essa perspectiva, como a reconstrução multiplanar (MPR), a reconstrução 3D e o CPR.

A reconstrução multiplanar (MPR) é uma técnica bastante popular na tomografia, que possibilita reconstruir imagens para outro plano de visualização a partir de uma única série. Desse modo, os exames podem ser avaliados em diversos ângulos e cortes variados (coronal, axial e sagital). Além disso, é possível aplicar filtros de reconstrução para observar as estruturas de forma tridimensional.

A reconstrução 3D, por sua vez, consiste em projetar imagens em três dimensões por meio da aplicação de um algoritmo que utiliza informações geoespaciais (x, y e z) das imagens capturadas na tomografia. A intenção é reconstruir diferentes filamentos de um mesmo órgão a partir de um único bloco de imagens.

Dessa forma, o médico poderá priorizar as áreas de seu interesse, removendo da visualização o que for desnecessário. Isso permite enxergar, por exemplo, microfissuras com mais facilidade, assim como outras questões cuja análise seria mais complicada sem esse tipo de recurso.

Já o CPR é uma técnica similar à MPR, mas voltada à análise de vasos. O dispositivo permite avaliar com mais precisão estruturas vasculares de pequenos diâmetros, facilitando a identificação de anormalidades como estenoses, aneurismas e calcificações do vão.

Um PACS robusto fornece todos esses métodos que convergem para laudos mais legíveis e diagnósticos mais precisos. Além disso, a ferramenta possibilita a integração com outros softwares que também apoiam os laudos, dando máxima eficiência aos processos.

 

 

 

Calculadora para radiologistas

Um sistema de automação como o PACS oferece também a calculadora para radiologistas, um recurso simples, porém de grande valia para acelerar as tarefas e impulsionar a produtividade dos especialistas.

Além do fato de os sistemas digitais serem mais ágeis e efetivos, esses recursos são capazes de processar um volume maior de informações, comparando dados automaticamente e permitindo análises mais minuciosas.

A calculadora do PACS substitui o uso dos recursos analógicos, dando acurácia à entrega dos resultados. Os recursos de cálculo do sistema possibilitam obter medidas exatas de áreas específicas e volumes, o que facilita a identificação de patologias.

Com a calculadora para radiologistas, os especialistas poderão medir nódulos, tumores, útero, próstata, fígado, rim, entre outros órgãos não esféricos sem precisar recorrer a uma calculadora física ou dispositivo móvel.

Na calculadora do PACS, basta selecionar as áreas de medição com a régua e deixar que o dispositivo realize os cálculos automaticamente. Isso evita falhas humanas e acelera consideravelmente a entrega dos resultados.

 

Integração entre PACS e RIS

Entre as especialidades da Medicina, a radiologia é uma das áreas com terreno mais fértil para a adoção dos sistemas digitais. Soluções como o PACS (Picture Archiving and Communication System) e RIS (Radiology Information System) otimizam o dia a dia dos profissionais porque possibilitam gerir com agilidade uma grande base de dados.

O PACS facilita a captura, a armazenagem, a exibição e o compartilhamento de imagens dos exames, os quais podem ser acessados e laudados também remotamente. O RIS, por sua vez, faz o rastreio e a coleta de todas as informações geradas em um fluxo de atendimento, eliminando a necessidade de lidar com a papelada e tornando esse fluxo mais seguro.

Entretanto, quando ferramentas como PACS e RIS não trabalham de forma integrada, os resultados tendem a ser mais lentos. Por exemplo: cadastrar os pacientes nas duas ferramentas de forma separada tomaria um tempo desnecessário das equipes.

A integração dessas ferramentas traz dinamismo aos processos porque centraliza as informações em uma única base e, assim, facilita a busca, análise e interpretação dos dados. Isso apoia as decisões clínicas e ajuda a humanizar os atendimentos. Entre as vantagens dessa integração, destacamos:

  • Cadastro único de paciente;
  • Registro de acesso universal;
  • Manutenção de uma base de dados mais confiável;
  • Apoio às decisões clínicas;
  • Mais eficiência e agilidade nos processos;
  • Mais dinamismo na distribuição das imagens;
  • Eliminação de filmes radiológicos;
  • Menos impactos ambientais em decorrência do uso desses materiais;
  • Mais agilidade para o paciente retirar os resultados, podendo ser de forma on-line;
  • Mais agilidade nos laudos, que poderão ser realizados à distância;
  • Facilidade em oferecer serviços de telemedicina;
  • Definição mais criteriosa dos protocolos de gestão de dados e atendimentos.

Veja outras inovações e tecnologias que encontram terreno fértil na área da saúde 5.0! 

O que é PACS e como sua clínica pode se beneficiar com essa tecnologia

 

Conheça os principais benefícios do PACS

Alta produtividade das equipes, fácil acesso aos dados, diagnósticos mais precisos e melhoria na relação médico-paciente são alguns benefícios gerais do uso do PACS. A seguir, falaremos de outras vantagens e diferenciais de contar com esse tipo de solução inteligente.

 

Evita perda de informações importantes

Com um sistema como o PACS, problemas como a perda do laudo deixam de existir. Isso porque, entre os benefícios do armazenamento de exames em meio digital, está a possibilidade de o médico radiologista comparar o exame atual com os anteriores, sem que o paciente traga o último exame realizado.

Essa comparação entre os exames, armazenados no PACS, possibilita maior segurança e precisão do diagnóstico, e é realizada principalmente para pacientes oncológicos. Os recursos do PACS melhoram a acessibilidade, a segurança e a distribuição desse tipo de registro, garantindo o aumento da produtividade dos profissionais e oferecendo mais conforto e agilidade aos pacientes.

A utilização do sistema PACS acarreta também ganho na relação médico-paciente. Isso porque as imagens são apresentadas em alta resolução, possibilitando mais tranquilidade e segurança para interpretar uma possível fratura, por exemplo, e garantir um diagnóstico preciso, de qualidade e de forma rápida.

 

Otimiza as tarefas de gestão e operação

Entre as demandas operacionais bem atendidas pelo PACS, destacamos:

  • Redução de custos: por meio da eliminação da impressão de filmes radiológicos, em um ambiente filmless, o PACS permite reduzir significativamente os custos das clínicas.
  • Maior capacidade e mais segurança: recuperação de documentos sem perda da qualidade digital. O PACS traz o benefício do armazenamento de uma enorme gama de informações, o que diminui a necessidade de espaço físico, facilita as buscas e garante mais segurança por meio de discos magnéticos ou ópticos. O PACS traz uma outra alternativa: o armazenamento em Cloud Storage dentro do conceito de Long Term Archive (LTA), que possibilita arquivar exames antigos com pouca recorrência de acesso.
  • Maior padronização e qualidade dos processos: o PACS permite obter uma visão mais clara do ciclo de vida da imagem, inclusive para identificar gaps dentro do próprio processo do laudo.

 

Torna os processos médicos mais acurados

Em relação ao olhar médico, o PACS também atende de forma satisfatória os objetivos e as necessidades das clínicas:

  • Sem burocracia e com produtividade: o PACS passa a apoiar os médicos na padronização de processos e no aumento da eficiência. Trata-se justamente de um sistema que fornece funcionalidades para auxiliar nas atividades, garantindo alto desempenho. A partir do uso do PACS, há maior performance e qualidade no diagnóstico.
  • Acessibilidade e acesso remoto: com soluções digitais cada vez mais evoluídas, é de se esperar que existam meios para acessar remotamente as informações do paciente. O PACS permite a visualização de itens de trabalho, como imagens, documentos do paciente e exames de qualquer lugar, viabilizando a execução do laudo fora da clínica e a prática de telerradiologia.
  • Confiabilidade dos dados: o PACS oferece um enorme progresso. Quando integrado com sistemas HIS/RIS, é possível incorporar dados demográficos do paciente, por exemplo, trazendo uma maior confiabilidade ao processo. Os erros por inserções manuais de dados ou exames são evitados e é possível garantir um diagnóstico com mais segurança. A integração de resultados (laudos) é outra possibilidade.

 

PACS: um aliado da telerradiologia

A telerradiologia é um dos braços da telemedicina, tendo sido regulamentada no Brasil em 2009 por meio da Resolução CFM n° 1.890. O objetivo dessa prática é otimizar a emissão de laudos e diagnósticos por imagem – como Raios-X, tomografias e ressonâncias – considerando-se que as instituições terão fácil acesso aos especialistas: 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Em decorrência da pandemia da Covid-19, outras vertentes da telemedicina foram autorizadas, entre elas as teleconsultas. Nesse sentido, a prática da telerradiologia ganhou ainda mais dinamismo. Isso porque, com o uso de softwares específicos, é possível aperfeiçoar a visualização e a interpretação das imagens para aprimorar os diagnósticos e apoiar as decisões clínicas dos especialistas.

Ou seja, as ferramentas tecnológicas viabilizam a telerradiologia, evitando sobrecarga de trabalho para os radiologistas e acelerando a emissão dos resultados para os pacientes. O PACS é um grande aliado nessa missão porque possui funcionalidades diferenciadas para visualização, armazenamento e comparação de exames. O resultado inclui um diagnóstico mais acurado e uma melhoria significativa na experiência do paciente.

 

Como o PACS tem superado expectativas nas instituições de saúde

Agora que você já sabe em detalhes o que é PACS e quais são as vantagens envolvidas, vamos entender como essa solução tem impactado o dia a dia de trabalho nas clínicas. Sabemos que a aplicação da tecnologia na saúde influencia e potencializa positivamente as soluções e as atividades médicas. Na área de imagens, o digital ganha cada vez mais força e tem substituído os modelos analógicos.

Nesse cenário, foi inevitável o desenvolvimento de um sistema capaz de prover e suportar o novo fluxo de trabalho da área de imagens médicas. Como falamos, o PACS tornou-se indispensável no processo de captura, armazenamento e distribuição de exames e laudos.

Veja como explorar a cultura da inovação na sua clínica e faça parte desse cenário!

O que é PACS e como sua clínica pode se beneficiar com essa tecnologia

 

O PACS começou a operar como um ponto de integração entre todas as modalidades dentro dos Centros de Diagnóstico por Imagem. Antes, cada uma era tratada de forma isolada. A necessidade de interoperabilidade também contribuiu pela busca de um padrão de comunicação e fez surgir o DICOM (Digital Communications in Medicine), que acelerou a evolução das tecnologias médicas, como o PACS.

Com a atuação do PACS em alto nível e produzindo benefícios significativos, é natural que as clínicas possuam expectativas de utilização e benefícios da ferramenta em algumas áreas específicas, como na gestão e na operação, assim como no ponto de vista médico.

No entanto, para que a ferramenta atenda a essas expectativas, é preciso contar com um PACS robusto, que contemple todas as necessidades da instituição. O PACS da Pixeon é uma dessas ferramentas inovadoras que reúnem funcionalidades específicas para dar suporte aos diagnósticos, otimizar o dia a dia dos profissionais e facilitar a comunicação entre os setores.

Quer saber mais sobre gestão otimizada? Acesse este infográfico gratuito e entenda como a automação dos centros de diagnósticos reduz o tempo operacional das equipes!

O que é PACS e como sua clínica pode se beneficiar com essa tecnologia

 

O que avaliar na escolha do PACS

Como você pôde observar, o PACS é um sistema com alta qualidade e que pode gerar inúmeras vantagens para você e para os seus pacientes. Para isso, é essencial buscar sistemas avançados e fornecedores reconhecidos no mercado que possam te apoiar na implementação e no treinamento das equipes.

Entre os vários pré-requisitos para escolher um bom parceiro de TI na saúde, um fator que deve ser considerado é a avaliação dos sistemas por organizações internacionais, como o KLAS Research, referência na área de healthcare.

Essa entidade produz pesquisas e relatórios independentes de monitoramento dos melhores fornecedores de tecnologia para saúde, entre eles o Best in KLAS Global for Latin America, que indicou por três anos consecutivos o PACS da Pixeon como o melhor PACS da América Latina.

Esse tipo de reconhecimento do mercado reforça o nosso compromisso de inovar pela vida e apoiar você com ferramentas e recursos eficientes no dia a dia. Nosso PACS está em constante evolução para garantir a maior eficiência dos processos e o melhor cuidado para os seus pacientes.

 

Sobre a Pixeon  

Somos a empresa brasileira com o maior portfólio de softwares para o mercado de saúde. 

Nossas soluções atendem hospitais, clínicas, laboratórios e centros de diagnóstico por imagem, tanto em gestão (HIS, CIS, RIS e LIS), quanto no processo diagnóstico (PACS e Interfaceamento laboratorial), garantindo mais desempenho e gestão de alta performance em instituições de saúde. 

Nosso PACS Pixeon Aurora foi premiado três vezes pela Klas Research, e o nosso sistema de gestão para medicina diagnóstica, Pixeon Korus, atende quase 2 milhões de pacientes e processa mais de 9 milhões de exames anualmente.

Já são mais de 3 mil clientes no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia que confiam nas nossas tecnologias.  

Solicite um contato comercial e surpreenda-se com tudo que o nosso PACS é capaz!

 

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

2 respostas para “O que é PACS e como sua clínica pode se beneficiar com essa tecnologia”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *