O que é PACS e como sua clínica pode se beneficiar com essa tecnologia
COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

O que é PACS e como sua clínica pode se beneficiar com essa tecnologia

Por Equipe Pixeon em 4 de novembro de 2020

Oferecer mais eficiência e agilidade na realização de exames e laudos para o paciente é o objetivo do PACS. A sigla é originada do inglês Picture Archiving and Communication System, que, em português, equivale a Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens. A função primordial desse software é armazenar imagens e facilitar a comunicação entre os setores de um centro de diagnóstico por imagem.

Um sistema PACS ideal deve facilitar todo o fluxo de trabalho dos profissionais, desde a aquisição do exame até o diagnóstico, o processo de laudo e o monitoramento. Por isso, inserir sistemas como o PACS em sua instituição de saúde aumenta a produtividade, reduz gastos e garante mais segurança tanto para você, profissional, quanto para os pacientes.

Preparamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre as principais vantagens de utilizar um PACS e o que considerar ao escolher um sistema para unidades de saúde. Confira!

Conheça os principais benefícios do PACS

O problema de perda do laudo deixa de existir

Entre os benefícios do armazenamento de exames em meio digital, está a possibilidade do médico radiologista comparar o exame atual com os anteriores, sem que o paciente traga o último exame realizado. Essa comparação entre os exames, armazenados no PACS, possibilita maior segurança e precisão do diagnóstico, e é realizada principalmente para paciente oncológicos. 

Os recursos do PACS melhoram a acessibilidade, a segurança e a distribuição desse tipo de registro, garantindo o aumento da produtividade dos profissionais e oferecendo mais conforto e agilidade aos pacientes.

A utilização do sistema PACS acarreta também ganho na relação médico-paciente. Isso porque as imagens são apresentadas em alta resolução, possibilitando mais tranquilidade e segurança para interpretar uma possível fratura, por exemplo, e garantir um diagnóstico preciso, de qualidade e de forma rápida.

O que a instituição ganha usando o PACS?
Maior produtividade dos profissionaisFácil acesso aos laudosSegurança de armazenamentoFácil distribuição dos laudosConforto e agilidade para os pacientesMelhor relação médico-pacienteImagens em alta resolução e disponibilizadas imediatamenteTranquilidade e segurança para o médico diagnosticarDiagnóstico preciso, de qualidade e de forma rápida
solucao para radiologia

Como o PACS tem superado expectativas nas instituições de saúde

A aplicação da tecnologia na saúde influencia e potencializa positivamente as soluções e as atividades médicas. Na área de imagens, o digital ganha cada vez mais força e tem substituído os modelos analógicos. Neste cenário, foi inevitável o desenvolvimento de um sistema capaz de prover e suportar o novo fluxo de trabalho da área de imagens médicas. Como falamos, o PACS tornou-se indispensável no processo de captura, armazenamento e distribuição de exames e laudos.

O PACS começou a operar como um ponto de integração entre todas as modalidades dentro dos Centros de Diagnóstico por Imagem. Antes, cada uma era tratada de forma isolada. A necessidade de interoperabilidade também contribuiu pela busca de um padrão de comunicação e fez surgir o DICOM (Digital Communications in Medicine), que acelerou a evolução das tecnologias médicas, como o PACS.

Com a atuação do PACS em alto nível e produzindo benefícios significativos, é natural que as clínicas possuam expectativas de utilização e benefícios da ferramenta em algumas áreas específicas, como na gestão e na operação, assim como no ponto de vista médico.

 Gestão e operação

Na gestão e na operação, algumas expectativas são atendidas plenamente pelo PACS, como: 

  • Redução de custos: por meio da eliminação da impressão de filmes radiológicos, em um ambiente filmless, o PACS permite reduzir significativamente os custos das clínicas.
  • Maior capacidade e mais segurança: recuperação de documentos sem perda da qualidade digital. O PACS traz o benefício do armazenamento de uma enorme gama de informações, o que diminui a necessidade de espaço físico, facilita as buscas e garante mais segurança por meio de discos magnéticos ou ópticos. O PACS traz uma outra alternativa: o armazenamento em Cloud Storage dentro do conceito de Long Tem Archive (LTA), que possibilita arquivar exames antigos com pouca recorrência de acesso.
  • Maior padronização e qualidade dos processos: o PACS permite obter uma visão mais clara do ciclo de vida da imagem, inclusive para identificar gaps dentro do próprio processo do laudo.

 Ponto de vista médico

Em relação ao olhar médico, o PACS também atende de forma satisfatória os objetivos e as necessidades das clínicas:

  • Sem burocracia e com produtividade: o PACS passa a apoiar os médicos na padronização de processos e no aumento da eficiência. Trata-se justamente de um sistema que fornece funcionalidades para auxiliar nas atividades, garantindo alto desempenho. A partir do uso do PACS, há maior performance e qualidade no diagnóstico.
  • Acessibilidade e acesso remoto: com soluções digitais cada vez mais evoluídas, é de se esperar que existam meios para acessar remotamente as informações do paciente. O PACS permite a visualização de itens de trabalho, como imagens, documentos do paciente e exames de qualquer lugar, viabilizando a execução do laudo fora da clínica e a prática de telerradiologia.
  • Confiabilidade dos dados: o PACS oferece um enorme progresso. Quando integrado com sistemas HIS/RIS, é possível incorporar dados demográficos do paciente, por exemplo, trazendo uma maior confiabilidade ao processo. Os erros por inserções manuais de dados ou exames são evitados e é possível garantir um diagnóstico com mais segurança. A integração de resultados (laudos) é outra possibilidade.

Conheça as últimas inovações do PACS

Os benefícios gerais do PACS podem ser potencializados se a sua instituição de saúde optar por uma solução moderna e inovadora como o PACS da Pixeon. É possível integrar o sistema com outras ferramentas específicas para radiologistas, como a Central de Laudos e a Biblioteca Virtual de Radiologia, que, lado a lado, atuam para otimizar e apoiar o seu trabalho.

As soluções mais modernas do mercado oferecem recursos inovadores, como inteligência artificial para marcação de vértebras e processos de download progressivo das imagens para ampliar a produtividade dos radiologistas.

Conheça um pouco mais desses recursos.

Marcador automático de vértebras

No método tradicional, é preciso marcar manualmente cada vértebra no exame. Já com o marcador automático de vértebras, que funciona com um sistema de inteligência artificial, você identifica automaticamente a posição das vértebras nos exames.

A ferramenta te auxilia a localizar e marcar as vértebras no plano sagital e a visualizar as vértebras nos planos axial e coronal. Com isso, você pode analisar os exames da coluna vertebral em tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas com maior precisão e segurança.

Download progressivo

O tempo de espera para baixar todas as imagens de um exame é um dos grandes desafios que impedem a realização de laudos com agilidade. Essa demora pode ser causada por problemas de instabilidade na rede e na velocidade da internet, por exemplo, o que reduz a sua produtividade.

Esse processo pode ser encurtado com o sistema de download progressivo do PACS, que permite carregar e visualizar as imagens aos poucos, não sendo necessário aguardar o download de todos os arquivos para aproveitar algumas funcionalidades que antes exigiam o carregamento total.

Dessa forma, a análise dos exames ganha eficiência ao reduzir o tempo em até 30% e otimizar o seu trabalho. Afinal, você pode fazer medições, marcações ou qualquer outra atividade, enquanto as demais imagens são carregadas.

Protocolos de visualização para mamografia

O PACS permite visualizar e personalizar protocolos para exames de mamografia, o que torna a interpretação e o diagnóstico das imagens muito mais ágil. Isso porque você não precisa perder tempo configurando a disposição e a apresentação das imagens na tela do visualizador. Foque na avaliação das mamografias com o uso desses protocolos específicos.

Além disso, o sistema permite criar etapas de visualização do mesmo exame, aplicando filtros, janelas e outras ferramentas de manipulação, como a magnificação e a lupa. Dessa forma, é possível fazer comparações com exames anteriores dentro do mesmo protocolo, facilitando a usabilidade.

Reconhecimento por voz

Com esse recurso, você pode ir ditando as informações enquanto o laudo é transcrito automaticamente, não sendo necessário digitar. Dessa forma, você ganha agilidade e eficiência no diagnóstico de um exame, o que contribui para uma maior satisfação do paciente, que tem o laudo pronto mais rápido.

Biblioteca médica com acervo de imagens de referência

Em algumas situações, para confirmar um diagnóstico e tirar dúvidas, é necessário consultar manuais de imagens especializados e até mesmo outros profissionais da área. Para otimizar esses processos, os radiologistas podem contar com uma integração digital disponível no nosso PACS com o sistema STATdx.

Com ele, você tem à disposição na própria plataforma mais de 200 mil imagens radiológicas com anotações selecionadas por especialistas e mais de 4.300 diagnósticos comuns e complexos do acervo digital da Elsevier, organização global de referência na área da saúde. Tendo esses materiais de apoio, é possível realizar o laudo dos exames com muito mais agilidade e segurança.

Saiba mais detalhes em Biblioteca virtual de radiologia: conhecimento científico integrado ao PACS
 

O que avaliar na escolha do PACS

Como você pôde observar, o PACS é um sistema com alta qualidade e que pode gerar inúmeras vantagens para você e para os seus pacientes. Para isso, é essencial buscar sistemas avançados e fornecedores reconhecidos no mercado que possam te apoiar na implementação e no treinamento das equipes. Entre os vários pré-requisitos para escolher um bom parceiro de TI na saúde, um fator que deve ser considerado é a avaliação dos sistemas por organizações internacionais, como o KLAS Research, referência na área de healthcare.

Essa entidade produz pesquisas e relatórios independentes de monitoramento dos melhores fornecedores de tecnologia para saúde, entre eles o Best in KLAS Global for Latin America 2020, que indicou pelo segundo ano consecutivo o PACS da Pixeon como o melhor PACS da América Latina. A nota final da Pixeon foi de 91.0 pontos, sendo que a média dos demais fornecedores é de 80.4. A pesquisa foi realizada com milhares de organizações de saúde de todo o mundo, que avaliaram a performance dos fornecedores de PACS nas seguintes áreas:

  • cultura;
  • lealdade;
  • operação;
  • produto;
  • relacionamento;
  • valor.

Esse tipo de reconhecimento do mercado reforça o nosso compromisso de inovar pela vida e apoiar você com ferramentas e recursos eficientes no dia a dia. Nosso PACS está em constante evolução para garantir a maior eficiência dos processos e o melhor cuidado para os seus pacientes.

Para saber mais detalhes sobre os nossos serviços, entre em contato conosco ou deixe um comentário logo abaixo.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as tendências e inovações para a gestão dos centros de saúde e realização de exames e laudos médicos. Quer saber mais sobre o PACS da Pixeon?  Acesse o material a seguir

Inovações nos laudos radiológicos com o PACS da Pixeon

*Post publicado originalmente em 6 de fevereiro de 2014 e atualizado em 4 de novembro de 2020.

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários