3 formas de manipular imagens de tomografia | Pixeon
COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

3 formas de manipular imagens de tomografia

Por Pixeon em 21 de agosto de 2014

imagens de tomografiaA tomografia é um tipo de exame muito parecido com o Raio-X, no qual é feita uma fotografia da estrutura a ser visualizada. As imagens são reunidas em um computador, no qual são colocadas em fatias para facilitar a análise. Com o uso de diversas técnicas, os médicos conseguem manipular imagens de tomografia para tornar o diagnóstico mais assertivo.

 

Confira agora 3 formas de fazer essa manipulação.

 

1. Reconstrução multiplanar

A reconstrução multiplanar (MPR) é uma técnica que permite reconstruir imagens para outro plano de visualização a partir de uma única série. Dessa forma, o médico consegue analisar o exame em diferentes cortes (coronal, axial ou sagital), o que contribui para a visualização das estruturas de forma tridimensional.

 

2. Projeção de Intensidade Máxima ou Mínima (Mip/Minip)

Ao utilizar a técnica Mip/Minip, é possível aplicar a atenuação de intensidade em alguma estrutura para manipular imagens de tomografia. Com isso, pode-se realçar estruturas como pequenos vasos, bronquíolos ou até mesmo pontos de contraste para melhorar o diagnóstico.

 

3. Escala Hounsfield

Quando é realizada uma tomografia de uma determinada região do corpo, os tecidos e elementos atingidos absorvem níveis diferentes de radiação. Na imagem, pode ser difícil identificar exatamente o que é cada área. Nesses casos, com a aplicação da escala Hounsfield (unidade de HU), o médico pode contornar a região que deseja analisar e medir a radiodensidade de uma estrutura. Assim, o próprio sistema compara a escala e aponta o que está na área selecionada: sangue, água ou outro líquido, por exemplo.

 

Os sistemas de gestão de imagens permitem ainda a utilização de ferramentas auxiliares para manipular imagens de tomografia, como o cursor 3D, no qual o médico consegue visualizar um ponto específico em outro plano simultaneamente, sem fechar a primeira tela, apenas clicando com o cursor.


Ficou com alguma dúvida? Compartilhe pelos comentários abaixo.

 

Conheça também:

 

laudo ditado

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias