COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Como a SPX Imagem faz laudos e entrega de exames em até 15 minutos

Por William Marins em 6 de outubro de 2020

A realização de laudos e a entrega de exames de imagem com agilidade é algo essencial no dia a dia dos hospitais e clínicas. Afinal, quanto antes o diagnóstico médico é realizado, mais cedo o paciente inicia o tratamento e tem mais chances de a doença não ser agravada.

Cerca de dez anos atrás, o processo exigia que o laboratório realizasse o exame e disponibilizasse a película de raio-x a um radiologista que estivesse no hospital. Nesse cenário, todo o processo de laudo levava até cinco dias para ser concluído ou, ainda, no caso de um exame de urgência, ele sequer era laudado e o clínico tirava suas conclusões, mesmo não sendo sua especialidade. Hoje, com o uso de sistemas como o PACS, este fluxo de trabalho é totalmente otimizado e pode ser realizado em poucos minutos.

É o caso da rede de laboratórios SPX Imagem, que, com o apoio do nosso PACS, conseguiu escalar o número de exames, viabilizando a telerradiologia e o laudo de exames em até 15 minutos — mesmo durante o período de pandemia do Covid-19. 

Aqui, trazemos um pouco dessa história de como a SPX Imagem conseguiu ampliar a capacidade de atendimento e a velocidade para laudo. Confira!

entrega de exames

Aumento da demanda de exames passou a exigir mais agilidade

A SPX Imagem é uma rede de laboratório que funciona como um centro de apoio em imagens para hospitais em todo o Brasil. O uso do nosso PACS já era utilizado pela empresa para viabilizar exames de radiologia com laudos à distância. Em março de 2020, durante a pandemia do Covid-19, foi iniciada uma busca por alternativas para agilizar atendimentos e diagnósticos de forma a dar vazão aos leitos e evitar aglomerações nas unidades de saúde, e a telerradiologia foi apontada como um apoio.

Dessa forma, quando os pacientes começaram a dar entrada no sistema com algum problema respiratório e suspeita do coronavírus, aumentando a demanda de atendimento, a SPX criou um protocolo de emergência que incluía o exame de imagem.

Mas, para que a entrega de exames de imagem fosse realmente eficiente no diagnóstico do coronavírus, era necessário agilidade. Para lidar com a situação, o laboratório contou novamente com o apoio do nosso PACS, que tornou possível atender o aumento da demanda com facilidade, uma vez que o sistema permite a realização de exames de forma ilimitada.

Sobre a SPX Imagem

A SPX Imagem é um grupo que atua há mais de 10 anos no segmento de medicina diagnóstica por imagem com rede própria de clínicas em Santa Catarina e São Paulo, além de uma estrutura que atende e terceiriza o setor de imagens para laboratórios e hospitais de todo o país. O grupo possui também unidades móveis para coleta de exames e equipamentos para locação, o que a transforma em uma das maiores estruturas especializadas em diagnóstico por imagem do Brasil.

Contribuição do PACS da Pixeon no diagnóstico do Covid-19

A maioria dos pacientes que chegam à SPX Imagem com suspeita de Covid-19 já fizeram o teste sorológico e a imagem de tomografia serve como apoio. “Assim que o paciente chega, o protocolo de emergência é acionado e, logo em seguida, esta imagem é feita e encaminhada para o PACS. Então, o laudo é realizado e entregue em, no máximo, 15 minutos”, comenta William Marins, gerente de TI da rede.

A SPX Imagem dedicou um time de profissionais a este tipo de laudo para garantir a velocidade da operação. Segundo William, a maior limitação para o diagnóstico do Covid-19 está na execução do exame. Conforme os hospitais ficam mais cheios, o volume acaba aumentando, mas, mesmo assim, o laboratório consegue garantir o laudo no máximo  em 15 minutos usando o PACS da Pixeon.

Com o uso do PACS da Pixeon, a rede SPX Imagem consegue garantir o laudo de exames em até 15 minutos.

Melhorias que a SPX Imagem alcançou com o PACS

Hoje, com o apoio e uso da nossa solução PACS, a rede de laboratórios SPX Imagem gera 100% do setor de imagem de modo terceirizado. Esse modelo de gestão garante redução de custos com armazenamento (uma vez que o PACS funciona na nuvem), maior facilidade na análise de dados, aumento da produtividade e outros aspectos. 

Dessa forma, os hospitais e as clínicas parceiras da SPX Imagem são beneficiados em diferentes pontos, principalmente na agilidade na realização dos laudos, na redução de custos e de burocracia. O PACS permite que todos os exames de imagem sejam realizados em qualquer lugar do Brasil e enviados para os profissionais e especialistas da SPX Imagem laudarem a distância. 

Quando o exame é realizado pela própria SPX Imagem, é usado o PACS para enviá-lo para um médico em qualquer lugar do país para laudar. São mais de 100 profissionais e muitos deles são especialistas em diferentes áreas como neurorradiologia, cabeça e pescoço, musculo-esquelética, tórax e abdome e cardiologia, obstétrico, pediatria e patologia. Outra opção é fazer o exame em uma clínica e ele também é direcionado para os médicos via PACS. E há ainda a opção em que o paciente faz o exame e a clínica envia via software para que os profissionais da SPX Imagem laudem.

Em todos esses casos, o paciente recebe o laudo em até 15 minutos para que seu médico possa avaliar. Essa agilidade, viabilizada pela telerradiologia e pela telemedicina, permitiu que o laboratório aumentasse o número de atendimentos da rede de forma ilimitada.

Saiba mais sobre o que é o PACS da Pixeon

O PACS da Pixeon é uma solução completa que possui recursos abrangentes para centros de diagnóstico por imagens, incluindo visualização, interpretação, armazenamento e distribuição de imagens. O objetivo principal da solução é facilitar a comunicação entre os diversos setores da instituição de saúde.

A solução conquistou por dois anos consecutivos o prêmio Best In Klas for Latin America, sendo avaliada como a melhor da região, em estudo realizado pelo KLAS Research (instituição de pesquisa que acompanha o desempenho de fornecedores de tecnologia para saúde mundial).

Com essa solução, clínicas, laboratórios e hospitais podem acessar o histórico e comparar exames anteriores dos pacientes. As imagens ficam disponíveis para acesso pela internet, permitindo que as equipes multidisciplinares vejam a mesma informação e tenham diferentes formas de visualização e medição. Tudo isso contribui para maior assertividade no diagnóstico médico.

A ferramenta também garante que médicos visualizem imagens através de tablets e smartphones, facilitando a apresentação dos exames ao paciente, a qualquer hora e lugar.

Outra praticidade proporcionada pelo PACS da Pixeon é a funcionalidade de reconhecimento de voz, com a qual o médico pode ditar os laudos, transformando-os em documentos transcritos, automaticamente e em tempo real.

Principais vantagens oferecidas pelo PACS da Pixeon

Histórico dos pacientes com fácil acesso

A ferramenta garante fácil acesso ao histórico dos pacientes, possibilitando que o médico compare exames anteriores com agilidade e consiga mais precisão no diagnóstico.

Transcrição de laudos ditados por voz

Por meio da funcionalidade de reconhecimento de voz, a ferramenta permite que o médico dite o laudo e ele seja transcrito em um documento de maneira automática e em tempo real.

Agilidade para análise das imagens

Com o PACS da Pixeon, a interpretação de exames se torna mais ágil, graças a funcionalidades que facilitam protocolos de visualização, entre outras para todas as modalidades.

Mobilidade e integração

A solução armazena as imagens na internet, o que garante que elas possam ser acessadas a qualquer lugar. Dessa forma, favorece o trabalho entre equipes multidisciplinares, que têm acesso à mesma informação e a múltiplas formas de visualização e medição.

Acesso por dispositivos móveis

Os exames podem ser acessados através de tablets e smartphones, o que permite formas mais práticas para mostrar os exames ao paciente, em qualquer lugar onde estejam.

Confiabilidade dos dados

O PACS da Pixeon pode ser integrado a sistemas HIS/RIS, possibilitando a incorporação de dados demográficos do paciente. Isso garante mais confiabilidade para os exames, já que inserções manuais deixam de ser necessárias, evitando erros e assegurando um diagnóstico confiável.

Eliminação da impressão de filmes radiológicos

É possível reduzir custos com o PACS da Pixeon, uma vez que deixam de ser necessárias as impressões de filmes radiológicos. A solução armazena grande quantidade de informações, além de arquivar na nuvem exames antigos com pouca recorrência de acesso, o que permite também que o espaço físico possa ser reduzido. Há ainda a vantagem da busca por exames se tornar mais fácil e rápida.

Padronização de processos e produtividade

O PACS da Pixeon funciona ainda como um apoio aos médicos para a padronização de processos e para o aumento da produtividade. Isso porque o sistema oferece funcionalidades para auxiliar nas rotinas das instituições de saúde, garantindo alto desempenho para as equipes e qualidade para os diagnósticos.

Principais ferramentas do PACS

Marcação automática de vértebras

Ferramenta que auxilia o médico a identificar a posição das vértebras nos exames de maneira automática. Após fazer a marcação no plano sagital, é possível visualizar as vértebras nos planos axial e coronal, conferindo mais segurança à análise de tomografias e ressonâncias.

Calculadora de volume

Funcionalidade que permite o cálculo de medidas exatas para áreas específicas e volumes. O médico pode analisar uma área e, de acordo com a medida identificada, é possível reconhecer se há uma patologia no paciente. Basta selecionar as áreas de medição com a régua e a ferramenta faz o cálculo do volume automaticamente.

Download progressivo de imagens

Funcionalidade que dispensa a espera pelo download de todas as imagens para alguns recursos que antes exigiam a totalidade delas. Permite carregar e visualizar os arquivos aos poucos, possibilitando aos radiologistas fazerem marcações enquanto os demais são carregados.

Reconstrução de imagens em 3D

Recurso que permite ao médico gerar representações volumétricas do exame, para um detalhamento de uma fratura ou identificação de uma patologia, por exemplo, podendo anexar imagens tridimensionais à documentação do exame.

Saber mais sobre as nossas soluções e ferramentas para radiologia

Sobre o autor

William Marins é gestor de TI e Engenharia Clínica da SPX Imagem, atuando a 14 anos na área de tecnologia, entusiasta de inteligência artificial com foco em saúde, com atuação no mercado nacional e internacional.

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários