COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Entrega de exames: como ter eficiência e agilidade

Por Pixeon em 3 de agosto de 2023

A realização de laudos e a entrega de exames de imagem com agilidade é algo essencial no dia a dia dos hospitais e CDI’s (Centros de Diagnóstico por Imagem). Afinal, quanto antes o diagnóstico médico é realizado, mais cedo o paciente inicia o tratamento e tem mais chances de a doença não progredir.

Sistemas digitais como o PACS (Picture Archiving and Communication System) favorecem esse processo por meio de recursos inteligentes que aceleram a emissão dos laudos. Quer entender como funciona? Continue a leitura e veja como ter eficiência e agilidade na entrega de exames com o auxílio de um bom sistema digital!

 

Como garantir a eficiência na entrega de exames

Cerca de dez anos atrás, o processo de emissão de laudos exigia que a instituição realizasse o exame e disponibilizasse o filme com as imagens a um radiologista que estivesse no hospital.

Nesse cenário, todo o processo de laudo levava até cinco dias para ser concluído e exames de urgência não conseguiam ser realizados com muita agilidade porque, mesmo sendo priorizados, ainda necessitavam a impressão das imagens.

Hoje em dia, com o uso de sistemas digitais como o PACS, esse fluxo de trabalho é totalmente otimizado e pode ser realizado em poucos minutos. Além da agilidade, os ganhos se refletem também na acuracidade dos laudos, que agora serão mais precisos.

Outra vantagem do PACS são os recursos integrados à plataforma, como a Central de Laudos, que permite a telerradiologia e, por isso, dá ainda mais agilidade ao trabalho dos profissionais, otimizando também o tempo dos pacientes.

PACS da Pixeon: precisão e agilidade

O PACS Pixeon Aurora é uma solução completa que possui esses e outros recursos abrangentes para centros de diagnóstico por imagens, incluindo visualização, interpretação, armazenamento e distribuição de imagens. O objetivo principal da solução é facilitar a comunicação entre os diversos setores da instituição de saúde.

Com essa solução, centros de diagnóstico e hospitais podem acessar o histórico e comparar exames anteriores dos pacientes. As imagens ficam disponíveis para acesso pela internet e podem ser acessadas em um visualizador web com hiperlink, permitindo que as equipes multidisciplinares vejam a mesma informação e tenham diferentes formas de visualização e medição. Tudo isso dá mais precisão ao diagnóstico médico

A ferramenta também oferece recursos avançados que apoiam no diagnóstico preciso e evitam a aquisição de novas workstations dedicadas.

Outra praticidade proporcionada pelo PACS da Pixeon é a funcionalidade de reconhecimento de voz, com a qual o médico pode ditar os laudos, transformando-os em documentos transcritos automaticamente e em tempo real. Isso favorece o ritmo de trabalho e ajuda a manter a fluidez na rotina corporativa, permitindo a entrega de exames em tempo recorde.

Como funciona o processo de realização e entrega de exames on-line?

O uso de sistemas inteligentes que trabalham de forma integrada permite entregar os exames on-line de um modo rápido e prático. Softwares de gestão de radiologia (RIS) em conjunto com o PACS favorecem o processo de realização dos laudos por meio do compartilhamento de informações clínicas entre os profissionais. Assim, evita-se retrabalho por falha de comunicação ou por perda de dados importantes.

Por meio da integração dessas ferramentas, os diferentes setores responsáveis pela condução e entrega de exames atuam de forma conjunta até a finalização do laudo.

As informações e imagens disponibilizadas pelo radiologista após a conclusão do procedimento, por exemplo, vão automaticamente para o Prontuário Eletrônico (PEP) do paciente, facilitando o acesso e análise por outros profissionais especialistas.

Como consequência desses processos, o paciente poderá acessar facilmente os resultados do seu exame on-line, por meio de uma plataforma digital com os dados individuais de login. Isso otimiza o tempo dos pacientes e ajuda os CDIs a reduzirem custos operacionais com a impressão dos exames. Caso seja necessário imprimir, isso pode ser feito sob demanda.

Saiba mais sobre mecanismos inteligentes na área da saúde e tire 10 dúvidas sobre inteligência artificial no setor!

Entrega de exames: como ter eficiência e agilidade

Outras vantagens do PACS da Pixeon

Listamos a seguir outros benefícios do PACS Pixeon Aurora que ajudam a manter a organização dos processos internos dos CDIs, contribuindo também para acelerar a entrega de exames.

Histórico dos pacientes com fácil acesso

A ferramenta garante fácil acesso ao histórico dos pacientes, possibilitando que o médico compare exames anteriores com agilidade e consiga mais precisão no diagnóstico. O serviço de armazenamento em nuvem, Aurora Drive, proporciona economia ao armazenar imagens antigas e recentes em nuvem, além de dar autonomia para os médicos radiologistas acessarem exames anteriores direto pelo PACS.

Transcrição de laudos ditados por voz

Por meio da funcionalidade de reconhecimento de voz, a ferramenta permite que o médico dite o laudo e ele seja transcrito em um documento de maneira automática e em tempo real.

Agilidade para análise das imagens

Com o PACS da Pixeon, a interpretação de exames se torna mais ágil, graças a funcionalidades que facilitam protocolos de visualização, entre outras para todas as modalidades.

Acesso por dispositivos móveis

Graças ao poderoso visualizador web, os exames podem ser acessados pelos médicos solicitantes em tablets e smartphones com um simples hiperlink, o que permite formas mais práticas para mostrar os exames ao paciente, em qualquer lugar onde estejam.

Confiabilidade dos dados

O PACS da Pixeon pode ser integrado a sistemas HIS/RIS, possibilitando a incorporação de dados demográficos do paciente. Isso garante mais confiabilidade para os exames, já que inserções manuais deixam de ser necessárias, evitando erros na entrega de exames e assegurando um diagnóstico confiável.

Eliminação da impressão de filmes radiológicos

É possível reduzir custos com o PACS Pixeon Aurora, uma vez que deixam de ser necessárias as impressões de filmes radiológicos. A impressão pode ser realizada apenas sob demanda.

Padronização de processos e produtividade

O PACS da Pixeon funciona ainda como um apoio aos médicos para a padronização de processos e para o aumento da produtividade. Isso porque o sistema oferece funcionalidades para auxiliar nas rotinas das instituições de saúde, garantindo alto desempenho para as equipes e qualidade para os diagnósticos.

Ou seja, com tantos recursos, vantagens e diferenciais, não é difícil compreender por que vale a pena investir em um sistema inteligente para otimizar a rotina das equipes médicas e acelerar a entrega de exames, garantindo a satisfação do seu paciente.

Assista os recursos do PACS Pixeon Aurora em ação! Confira a apresentação em vídeo com especialistas! 

 

Sobre a Pixeon  

Somos a empresa brasileira com o maior portfólio de softwares para o mercado de saúde. 

Nossas soluções atendem hospitais, clínicas, laboratórios e centros de diagnóstico por imagem, tanto em gestão (HIS, CIS, RIS e LIS), quanto no processo diagnóstico (PACS e Interfaceamento laboratorial), garantindo mais desempenho e gestão de alta performance em instituições de saúde. 

Nosso sistema de gestão para medicina diagnóstica, Pixeon Korus, atende quase 2 milhões de pacientes e processa mais de 9 milhões de exames anualmente, e nosso PACS Pixeon Aurora é tricampeão pela Klas Research. 

Já são mais de 3 mil clientes no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia que confiam nas nossas tecnologias.  

Solicite um contato comercial sem compromisso e surpreenda-se com tudo que nosso PACS e sistema de gestão de radiologia são capazes!

 

 

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *