COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Como aperfeiçoar o trabalho de uma equipe multidisciplinar hospitalar

Por Paula Castillo em 29 de janeiro de 2019

Tendência no setor de saúde, a formação de uma equipe multidisciplinar hospitalar tem como objetivo ampliar o cuidado e aperfeiçoar o tratamento dos pacientes. Na prática, trata-se de um grupo de profissionais de áreas distintas – não necessariamente da área da saúde ou com um vínculo lógico – que irão atuar de forma conjunta para tratar o paciente com o máximo de eficiência e de forma humanizada.

equipe multidisciplinar, Como aperfeiçoar o trabalho de uma equipe multidisciplinar hospitalarA formação de uma equipe multidisciplinar hospitalar permite que a unidade ofereça um tratamento diferenciado aos seus pacientes, com maior qualidade dos serviços e o acompanhamento integral por uma equipe de profissionais diferenciados. Ademais, com o apoio de tecnologias para saúde e softwares de gestão, há maior segurança para os pacientes e também uma redução no tempo de permanência na unidade – minimizando os riscos de eventos adversos.

Mas afinal, como funciona uma equipe multidisciplinar na saúde?

 

Não há um modelo fixo para compor uma equipe multidisciplinar, pois cada caso irá exigir a atuação de profissionais específicos de acordo com as necessidades do paciente. Em uma mesma equipe podem atuar nutricionistas, fonoaudiólogos, dentistas, psicólogos ou até mesmo assistentes sociais, além dos médicos especialistas.

Um paciente que teve um derrame, por exemplo, e precisa recuperar a fala pode ser atendido por uma equipe composta por um enfermeiro, dentista, terapeuta ocupacional, médico e um fonoaudiólogo. Nesse caso, os profissionais vão atuar juntos para que o paciente volte a falar de um modo menos traumático e no menor tempo possível.

Diferente de uma equipe interdisciplinar que é focada em apenas uma especialidade, como o tratamento cardíaco de um paciente, uma equipe multidisciplinar irá abranger outras áreas que podem não ter uma relação direta entre si.  

A principal vantagem desse modelo é a percepção e o tratamento integral do paciente, a partir de diferentes visões dos profissionais envolvidos no caso. Esse modelo amplia a qualidade da saúde e o bem-estar dos pacientes. Os principais benefícios dessa abordagem, são:

– tratamento ágil e recuperação em menor tempo dos pacientes;
– redução de eventos adversos e de erros médicos;
– otimização do atendimento;
– percepção diferenciada do quadro clínico do paciente;
– maior colaboração entre os profissionais, etc.

A combinação de diferentes percepções e conhecimentos permite alcançar rapidamente os objetivos de cada caso, trabalhando vários aspectos de forma conjunta. Vale destacar, contudo que os profissionais envolvidos não trabalham necessariamente ao mesmo tempo. Cada especialista irá prestar seus serviços de forma individual, mas irá compartilhar os avanços do paciente com os demais membros da equipe. Essas trocas ampliam a compreensão do caso e a qualidade do atendimento.

Assim, um dos aspectos mais importantes no tratamento de pacientes por uma equipe multidisciplinar hospitalar é a comunicação entre os colaboradores. Essa comunicação diz respeito às informações e dados dos pacientes que devem ser repassados adequadamente aos demais colaboradores, com o máximo de eficiência e segurança. Para isso é importante que unidades tradicionais substituam os prontuários físicos, por prontuários eletrônicos que permitem visualizar todo o histórico do paciente de modo fácil e objetivo.

Com o PEP – Prontuário Eletrônico do Paciente, os profissionais da equipe multidisciplinar não precisar entrar em contato direto com o médico para obter informações do paciente, uma vez que os dados ficam disponibilizadas no sistema digital. Esse tipo de ferramenta amplia a produtividade e potencializa o trabalho das equipes multidisciplinares, evitando a perda de arquivos, ruídos de comunicação ou trocas de documentos. Outro aspecto importante é o próprio arquivamento dos exames e documentação dos pacientes: com um sistema digital o centro de saúde elimina os gastos e os riscos do armazenamento físico.

Como aperfeiçoar o trabalho de uma equipe multidisciplinar hospitalar

Como potencializar os resultados e o trabalho de uma equipe multidisciplinar na saúde


Para auxiliar os profissionais de uma equipe multidisciplinar é fundamental fornecer tecnologias de apoio e softwares como o PEP, o Beira-Leito e o HIS. Cada uma dessas ferramentas irá fornecer dados atualizados sobre o estado de saúde do paciente, bem como um histórico completo dos procedimentos realizados. O profissional pode acessar os dados em dispositivos móveis ou em softwares locais. Os sistemas, tais como os da Pixeon, são totalmente integrados entre si, reduzindo o retrabalho e o risco de troca de informações. Outro aspecto importante é que todas as ferramentas possuem sistemas de segurança avançados, permitindo que apenas os profissionais envolvidos no caso acessem as informações do paciente.  

Gostou do artigo? Recomendamos também a leitura dos seguintes materiais:

Acompanhe as nossas publicações e fique por dentro das novidades e tendências para o setor de saúde.

Como aperfeiçoar o trabalho de uma equipe multidisciplinar hospitalar

 

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *