COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Beira-leito: quais as vantagens para sua instituição?

Por Equipe Pixeon em 1 de setembro de 2022

beira-leito, Beira-leito: quais as vantagens para sua instituição?

Amplo controle na jornada do paciente, redução de falhas operacionais e humanização dos tratamentos são algumas das vantagens do beira-leito para as instituições de saúde. Com essa solução inteligente, é possível gerenciar de forma mais efetiva todas as informações relacionadas aos pacientes, em tempo real e ao alcance das mãos no próprio smartphone ou tablet.

Com uma gestão de dados mais eficiente, as equipes ganham produtividade e os tratamentos ficam mais humanizados. Afinal, o que a tecnologia faz é gerenciar informações para facilitar o dia a dia do profissional da saúde, contribuindo assim para que ele possa focar nas necessidades reais de cada paciente.

Neste conteúdo, falaremos mais sobre o beira-leito, quais os benefícios e como operá-lo na prática, integrando o software a outros dispositivos de armazenamento de dados. Continue a leitura e comece hoje mesmo a transformar a rotina hospitalar com o auxílio de soluções inteligentes!

 

Beira-leito: o que é?

O Beira-leito é um aplicativo mobile da Pixeon que foi desenvolvido por especialistas com o objetivo de auxiliar na administração de medicamentos, controle de sinais vitais dos pacientes, balanço hídrico e demais anotações de enfermagem. A intenção é garantir que os procedimentos hospitalares estão sendo realizados de forma efetiva e segura, a exemplo da rastreabilidade da medicação.

Como sabemos, aumentar o nível de segurança na administração de medicamentos é uma das demandas mais importantes das instituições de saúde, visando reduzir erros que possam comprometer a saúde dos pacientes. Nesse sentido, o beira-leito não só permite rastrear as informações de uso da medicação, como também facilita o acesso a esses dados por todos os colaboradores da equipe.

Esse conjunto de operações evita retrabalho gerado por falhas na comunicação, bem como a disputa por equipamentos hospitalares. Isso porque já se saberá de antemão as necessidades de cada paciente, de modo a organizar a rotina na instituição para suprir as demandas prioritárias nas mais diversas situações.

Se você quer saber mais sobre otimização de processos hospitalares, baixe este e-book gratuito e conheça as tecnologias que são tendência na era da saúde 5.0!

Beira-leito: quais as vantagens para sua instituição?

 

Quais as principais funcionalidades do beira-leito Pixeon?

Em linhas gerais, as principais funcionalidades do beira-leito da Pixeon incluem coleta, armazenamento, organização e centralização de dados dos pacientes. Como vimos, a unificação dessas informações é essencial para a segurança e eficiência dos tratamentos, além de dar agilidade à rotina nas instituições de saúde, impulsionando a produtividade dos colaboradores. Em termos mais específicos, listamos as seguintes funcionalidades da ferramenta:

  • Segurança nos processos por meio do controle de acesso (login e senha);
  • Rápida identificação dos pacientes;
  • Checagem de itens prescritos, com ou sem código de barras;
  • Checagem de itens prescritos como “se necessário”, “a critério médico”, “no momento”;
  • Informações da dose de medicamento na aplicação;
  • Registro do status da aplicação do medicamento: administrado, recusado ou suspenso;
  • Coleta de dados do balanço hídrico;
  • Coleta de dados das aferições dos sinais vitais;
  • Registro de notas de enfermagem.

 

Benefícios do beira-leito Pixeon

Já falamos sobre algumas vantagens do beira-leito da Pixeon na gestão das informações dos pacientes e na organização da rotina hospitalar. A seguir, detalhamos um pouco mais esses benefícios.

 

Auxilia no controle da jornada do paciente

Ter em mãos informações como horário da medicação, status de aplicação (se foi ou não ministrada) e alterações no estado clínico do paciente é fundamental para o controle dos tratamentos. Isso contribui para a eficiência dos procedimentos e torna a jornada do paciente mais satisfatória, o que também é essencial para que a assistência prestada seja individualizada e empática.

 

Minimiza a chance de erros médicos

Sabemos que nos processos hospitalares, sobretudo em instituições nas quais circulam um grande volume de informação, é comum haver erros relacionados à troca de prescrições e laudos. Isso, consequentemente, leva a novas falhas na hora de administrar medicamentos. Ferramentas como o beira-leito impedem essas ocorrências e direcionam melhor o trabalho dos colaboradores.

Com o beira-leito da Pixeon, falhas corriqueiras nos processos de enfermagem podem ser evitadas, como erro de medicação por falha na leitura de embalagem, erros de dosagem ou de omissão de medicamentos. Além disso, a ferramenta sinaliza os parâmetros vitais dos pacientes antes da administração do medicamento, proporcionando um monitoramento mais eficaz de cada quadro clínico.

Vale destacar ainda que, no contexto de internação, é preciso estar muito atento a essas questões porque a responsabilidade na administração dos medicamentos é da equipe hospitalar – e não do paciente, como no caso das consultas em que ele próprio recebe a receita e se dirige para a compra dos produtos.

Baixe este e-book gratuito e saiba mais sobre como eliminar glosas aumentando a eficiência no controle de dados hospitalares!

Beira-leito: quais as vantagens para sua instituição?

 

Individualiza e humaniza os tratamentos

Uma das grandes motivações por trás do desenvolvimento do beira-leito da Pixeon é o número elevado de eventos adversos que podem impactar os pacientes em um hospital. Um desses eventos, como falamos, é a administração incorreta de medicamentos, o que gera danos não só para os pacientes, mas, também, para as instituições, considerando-se gastos desnecessários e perda de credibilidade.

Nesse sentido, podemos dizer que o papel da tecnologia na área de saúde é dar suporte às atividades operacionais para otimizar o dia a dia dos colaboradores. Assim, falhas decorrentes de processos que antes eram manuais podem ser evitadas. Além disso, a coleta e o registro automático de informações fazem com que as equipes tenham mais tempo livre para focar em outras demandas prioritárias.

Isso possibilita ter um olhar mais acurado para as necessidades de cada paciente, de modo a individualizar os tratamentos, proporcionar uma experiência mais satisfatória e priorizar o fator humano na relação médico-paciente. Sem falar que, quanto mais humanizados e empáticos forem os procedimentos, maiores as chances de o atendimento ser eficiente, aumentando os índices de fidelização.

 

Reduz custos e otimiza a rotina operacional

Como a gestão das informações estará mais efetiva, é natural que a rotina hospitalar ganhe fluidez e os colaboradores se sintam mais motivados. Afinal, não haverá sobrecarga de trabalho e as chances de erros serão muito menores. Todos esses benefícios que listamos convergem, portanto, para uma rotina corporativa mais alinhada, segura e com processos bem definidos.

Dessa forma, o controle orçamentário da instituição também fica mais eficiente, de modo a otimizar o uso dos recursos e reduzir desperdícios com despesas desnecessárias. Outro diferencial de contar com um beira-leito para gestão inteligente das informações é o alinhamento do grupo, já que todos da equipe terão fácil acesso aos dispositivos e a uma base de dados unificada que centraliza todas informações relevantes.

 

Integração beira-leito e sistema HIS

É importante salientar que o beira-leito da Pixeon se integra facilmente ao sistema HIS (Hospital Information System) Pixeon Smart. Trabalhar de forma integrada é crucial para o processo de gestão de dados dos pacientes. Isso envolve tanto os softwares que apoiam a área médica quanto as áreas operacionais e administrativas do hospital, dando fluidez à rotina e evitando sobrecarregar os colaboradores com tarefas exaustivas.

Dessa forma, com todos os dispositivos integrados, a informação registrada no beira-leito vai automaticamente para o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), de modo a manter o PEP sempre atualizado e, assim, acelerar a consulta dos dados por parte das equipes. Isso é imprescindível também do ponto de vista da segurança das informações, pois evita que dados importantes se percam no meio dos processos de coleta.

Todos esses aspectos são decisivos para um controle eficaz na administração de medicamentos e realização de outras atividades relacionadas aos pacientes. Ou seja, todas as funcionalidades e benefícios do beira-leito da Pixeon contribuem para aprimorar a jornada de atendimento dos pacientes de ponta a ponta, favorecendo também a humanização dos tratamentos e dando mais credibilidade às instituições.

Quer saber mais sobre tecnologias que contribuem para o sucesso e a valorização da sua instituição de saúde? Conheça a prática do paperless e veja como eliminar o uso do papel no dia a dia da rotina hospitalar!

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.