COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Principais recursos e vantagens do sistema HIS da Pixeon

Por Equipe Pixeon em 8 de junho de 2022

sistema-HIS, Principais recursos e vantagens do sistema HIS da Pixeon

A transformação digital na saúde está conduzindo as instituições inovadoras a um novo modelo de atuação, muito mais conectado, inteligente e centrado no paciente. É o que chamamos de Saúde 5.0, um conceito que prevê a implantação de soluções integradas que promovem a otimização de processos e o compartilhamento de informações para, assim, aumentar a acurácia dos diagnósticos e a eficiência dos tratamentos. O sistema HIS é uma das soluções mais importantes, pois permite melhorar processos e obter visualização de dados de todos os setores.

A Pixeon conta com um HIS completo, com recursos para tornar o atendimento mais prático e eficiente, facilitar sua gestão hospitalar, eliminar glosas, reduzir custos e obter mais controle sobre todos os processos.

Continue acompanhando o texto para entender o que é HIS e conhecer os principais recursos e vantagens do sistema de gestão da Pixeon.

 

Conheça as novidades que a Saúde 5.0 traz para os hospitais: 

Principais recursos e vantagens do sistema HIS da Pixeon

 

O que é sistema HIS?

O HIS — sigla, em inglês, para Hospital Information System — é um sistema digital de gestão hospitalar com recursos para atender, principalmente, demandas administrativas das instituições. O software oferece recursos para apoiar a área médica, administrativa, financeira, operacional e estratégica de um hospital. 

Como sua função é atuar na gestão hospitalar, o sistema HIS pode ser integrado a outros softwares, como o PACS (Picture Archive and Communication System), Beira-leito e TeleConsulta.

Dessa forma, profissionais de todos os setores podem registrar e consultar informações do atendimento a um paciente com muito mais agilidade e segurança. Imagens de exames, laudos, histórico de admissões, dados pessoais e financeiros do paciente podem ser consultados de qualquer computador conectado ao HIS.

 

O HIS facilita até a gestão de compras do seu hospital

Além de otimizar a troca de informações e a comunicação interna, o HIS pode ser integrado a sistemas externos. Na prática, isso significa que sua instituição pode se conectar com o software de algum prestador de serviços de saúde para ter mais eficiência na hora de solicitar, por exemplo, a entrega de determinado material.

Veja algumas atividades de atuação gerais do HIS:

  • Portal do Paciente para acesso a imagens, laudos e resultados de exames;
  • Agendamento e cancelamento de consultas, exames e procedimentos;
  • Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP);
  • Gestão financeira;
  • Gestão de estoque;
  • Comunicação interna e externa.

 

Principais ferramentas e vantagens do sistema HIS da Pixeon

Frente ao crescente volume de atendimentos e geração de informações em diversos setores, a gestão hospitalar é cada vez mais desafiadora. Ao mesmo tempo em que devem garantir a segurança dos pacientes e oferecer um atendimento eficiente, os gestores ainda precisam controlar dados e encontrar maneiras de melhorar processos e gastar menos.

A Pixeon desenvolveu um sistema HIS que pode ajudar o administrador a superar seus principais desafios. Muitos deles requerem, primeiro, a rastreabilidade dos dados para que assim seja possível compreender onde estão os erros e, principalmente, evitar o desperdício de recursos. 

A solução também permite a criação de indicadores hospitalares específicos, bem como sua análise avançada, o que fortalece a tomada de decisões e o planejamento estratégico.

O HIS da Pixeon possui ferramentas específicas para cinco áreas da gestão hospitalar:

  1. Atendimento ao paciente;
  2. Assistência clínica;
  3. Backoffice;
  4. Gestão operacional;
  5. Gestão estratégica.

Conheça os recursos a seguir.

1. Atendimento ao paciente

O HIS da Pixeon possui recursos para agilizar o atendimento ao paciente, desde o agendamento de consultas e exames até a entrega de laudos e resultados. O uso de um sistema digital impulsiona a transformação paperless, pois o uso de papel deixa de ser necessário. Todas as informações são armazenadas, o que proporciona mais proteção aos dados — facilitando o cumprimento dos requisitos da LGPD — e aumento da produtividade.

Muitos hospitais ainda ocupam muitos colaboradores no agendamento via telefone, o que limita a produtividade. Através do HIS, você pode oferecer agendamento on-line por um site para a sua instituição. Até mesmo a autorização de procedimentos junto aos convênios pode ser realizada mais rapidamente, pois o HIS pode ser integrado ao sistema do plano.

 

Elimine o uso de papel e impulsione a transformação digital na sua instituição:

Principais recursos e vantagens do sistema HIS da Pixeon

 

2. Assistência clínica

Competência e empatia são fundamentais no atendimento ao paciente, mas agilidade também é algo muito importante na saúde. Nenhum paciente gosta de permanecer em um hospital, por isso os processos precisam ser bem definidos e executados. 

A indisponibilidade de dados do atendimento do paciente ou a demora na troca dessas informações é uma das principais razões para a demora no atendimento.

O HIS da Pixeon conta com seu próprio PEP, um sistema que otimiza o trabalho dos profissionais. Quando um paciente dá entrada na instituição, seus dados já são registrados no PEP e imediatamente disponibilizados para consulta por qualquer profissional autorizado. 

Caso esse paciente seja atendido na fisioterapia, por exemplo, o profissional também faz seus registros na plataforma e os demais colegas que atenderem essa pessoa terão acesso ao histórico para saber o que já foi feito com esse paciente.

 

3. Backoffice

No backoffice são realizadas a gestão de suprimentos e a gestão financeira de uma instituição. Quando não são bem realizadas, essas ações podem impactar diretamente na percepção do atendimento e na saúde financeira do hospital. O processo de compra de materiais, por exemplo, precisa estar integrado a todos os setores para saber o que é necessário, evitando, assim, a compra de itens desnecessários e o desperdício de recursos.

Além da gestão eletrônica dos medicamentos, o HIS da Pixeon rastreia todos os custos hospitalares, como a mão de obra de médicos, enfermeiros e técnicos e os gastos fixos com manutenção e funcionamento de espaços físicos, como salas cirúrgicas e consultórios médicos. 

Custos com licenças de uso de equipamentos e aquisição de outros materiais também podem ser administrados com mais facilidade através da solução.

 

4. Gestão operacional

As ferramentas de gestão operacional são voltadas para a administração das rotinas de apoio à operação hospitalar e clínica e a gestão das informações e regras de convênio, envio de faturas e gestão das glosas. São atividades que, quando bem desempenhadas, não são percebidas pelos pacientes. Isso não significa, no entanto, que melhorias não possam ser empreendidas — especialmente em relação às glosas.

Um dos benefícios do sistema é a rastreabilidade das glosas. Você pode identificar os pagamentos não recebidos e a razão para sua ocorrência. No HIS da Pixeon, o controle de contas a pagar e receber é mais eficiente. As informações são apresentadas em dashboards no próprio sistema e você pode tentar aperfeiçoar seu planejamento estratégico.

 

Saiba como softwares podem ajudar a rastrear glosas:

Principais recursos e vantagens do sistema HIS da Pixeon

 

5. Gestão estratégica

A Saúde 5.0 preconiza que os pacientes devem estar no centro das ações das instituições. Você deve, então, investir em processos tendo como horizonte a melhoria da experiência das pessoas que seu hospital atende. Uma das maneiras de saber o que pode ser otimizado é fazendo o acompanhamento de indicadores.

Apesar das particularidades de cada hospital, alguns indicadores podem ser utilizados por todos. Tempo médio de atendimento, taxa de conversão de atendimento e taxa de no-show são alguns exemplos. 

Mas o sistema HIS da Pixeon também conta com Business Intelligence (BI) para ajudá-lo a expandir seus serviços e aumentar o faturamento. Ao identificar quem exatamente são seus pacientes — descobrindo, por exemplo, a faixa etária mais atendida e a origem dessas pessoas — é possível elaborar estratégias de fidelização e refletir sobre o aperfeiçoamento de certas especialidades.

Fale com um de nossos especialistas e saiba como o sistema HIS da Pixeon pode otimizar sua gestão hospitalar.

 

Fale conosco

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

2 respostas para “Principais recursos e vantagens do sistema HIS da Pixeon”

  1. Bom dia
    Estou avaliando sistemas para um cliente que precisa fazer a troca do sistema atual. Quero saber mais sobre o sistema de vcs (Plataforma, linguagem, BD, valores, etc..)
    Aguardo Retorno. obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *