COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Google Reviews para clínicas: por que investir nessa estratégia?

Por Pixeon e Boa Consulta em 9 de setembro de 2021

google reviews para clínicas

O mundo é digital e cada vez mais as pessoas procuram informações sobre produtos e serviços na web, aproveitando essa facilidade também para conhecer a reputação de uma empresa ou marca. No setor da saúde, não é diferente. O Google Reviews para clínicas é importante nesse ponto ao ajudar potenciais pacientes a tomarem uma decisão mais consciente na hora de escolher uma instituição para uma consulta ou um procedimento, por exemplo.

O serviço do Google permite que os pacientes deixem comentários e uma nota em estrelas referente à sua experiência com o serviço da clínica. Hoje, os consumidores baseiam muito suas escolhas de acordo com essas avaliações. Estamos falando do novo comportamento do paciente digital. Por isso, é fundamental que as clínicas médicas estejam preparadas para esse novo cenário e incentivem seus pacientes a fazerem comentários on-line, principalmente utilizando o Google Reviews.

Quer entender por que essa é uma estratégia valiosa para a sua clínica? Continue a leitura e descubra como conseguir mais comentários na rede e a importância de monitorar essas avaliações!

 

Por que é importante ter avaliações no Google Reviews para clínicas?

Alguns anos atrás, antes da popularização da internet e dos smartphones, era mais comum as pessoas pedirem indicação de médicos ou outros serviços de saúde a familiares, amigos, vizinhos e colegas de trabalho. É claro que esse costume ainda se mantém, no entanto, com a divulgação on-line das clínicas, a procura por indicações também pode ocorrer por meio de comentários nas redes sociais e no Google Reviews.

Imagine um paciente que precise fazer um exame de ressonância magnética e pesquise na internet sobre as opções de locais mais próximos a ele. Se perceber que foram feitos comentários positivos de determinada clínica, certamente ficará mais encorajado a agendar o exame. Percebeu como essa estratégia é eficiente para atrair pacientes?

Outro ponto importante é que quanto mais comentários a sua clínica recebe no Google Reviews, melhor posicionada ela fica nesse motor de busca. O que isso quer dizer? Que ela aparecerá nos primeiros lugares quando um paciente da sua região procurar por palavras relacionadas à sua clínica, como alguma especialidade atendida ou procedimento realizado na instituição.

 

Como conseguir comentários positivos no Google Reviews?

Agora que você sabe o quanto é relevante ter avaliações positivas no Google Reviews para clínicas, deve estar se perguntando como conseguir que os pacientes deixem esses comentários.

Antes de tudo, é necessário criar o perfil da clínica no Google Meu Negócio, um recurso gratuito para que a clínica seja encontrada pelos usuários na pesquisa que eles fazem no Google e também no Google Maps.

A partir disso, é possível ter o link para enviar aos pacientes que já tiveram uma experiência com a clínica e pedir que deixem as avaliações como forma de ajudar outras pessoas que buscam pelos mesmos serviços.

Confira essas 4 dicas que trouxemos para conseguir extrair comentários positivos dos pacientes e aumentar a chance de a clínica ser escolhida por outros usuários.

 

1. Ofereça um serviço de qualidade

A primeira recomendação para ter boas avaliações no Google Reviews para clínicas é prestar um serviço médico de qualidade. Afinal, o paciente só estará disposto a fazer uma avaliação da sua clínica ou consultório se ele for bem atendido.

Por isso, além de investir na infraestrutura do local, direcione os esforços para a humanização do atendimento. Assim, a clínica garante uma experiência diferenciada e, consequentemente, a satisfação do paciente.

É necessário ter uma sala de espera confortável, treinar a equipe para ser cordial com o público e não atrasar o atendimento. No momento da consulta, o médico deve ter paciência para ouvir a pessoa e também para explicar, de maneira didática, todos os detalhes do plano de tratamento e esclarecer as suas dúvidas.

Portanto, é necessário oferecer uma atenção integral, que esteja focada no indivíduo e não em sua doença. Com essa conduta, além de fidelizar o paciente, a clínica tem mais chances de ganhar uma avaliação positiva no Google Reviews, o que pode ajudar na atração de novos pacientes e no consequente crescimento da instituição.

 

2. Envie o link para os pacientes da clínica

Não adianta apenas oferecer um atendimento de qualidade, garantir a melhor experiência para o paciente e esperar que ele deixe uma boa avaliação por vontade própria. Quando falamos em Google Reviews para clínicas, é necessário também mostrar o caminho para ele deixar o comentário sobre como foi a sua experiência.

Em outras palavras: a clínica deve enviar o link para que o paciente possa fazer o review. Mas como fazer isso de forma natural? Uma solução é instruir a secretária a enviar, via WhatsApp ou e-mail, uma mensagem personalizada relembrando o atendimento, além de pedir à pessoa para fazer um comentário no Google, indicando o link para isso.

Como é algo rápido de ser realizado, se o paciente estiver satisfeito, certamente vai fazer uma avaliação positiva, melhorando a reputação on-line da clínica e dos serviços prestados.

 

3. Utilize as facilidades das redes sociais

Se a gestão da clínica aproveita as vantagens das estratégias de marketing digital, provavelmente já possui perfis ativos nas principais redes sociais. Afinal, elas são o melhor canal para divulgar conteúdos referentes às especialidades da clínica e para interagir com o público.

Aproveite, então, essas plataformas e divulgue nelas também o link para que as pessoas que já são pacientes da clínica possam deixar seus comentários no Google Reviews.

 

4. Não “compre” avaliações

Por último, é necessário saber o que não fazer na hora de conseguir destaque no Google Reviews para clínicas.

As recomendações para não prejudicar a imagem digital da clínica são:

 

  • Não ofereça brindes ou descontos em troca de avaliações dos pacientes, uma vez que essa prática vai contra as políticas do Google Reviews;
  • Não peça a amigos e familiares para fazerem comentários positivos para ganhar mais estrelas.

 

Em resumo: essa estratégia só vai funcionar com avaliações sinceras e espontâneas dos pacientes.

 

[Dica extra] Sempre monitore as avaliações

São muitas as vantagens de ter avaliações dos pacientes para a reputação digital da clínica. No entanto, não basta pensar apenas em mecanismos para que o público deixe comentários no Google Reviews. É preciso também monitorar essas avaliações constantemente. Isso porque, quando falamos em avaliações, a clínica também está sujeita a receber comentários negativos.

Assim, ao fazer esse acompanhamento, fica mais fácil driblar essas questões para que a imagem do negócio não seja prejudicada. Ao receber uma avaliação negativa, a primeira atitude deve ser a de responder de modo educado e se dispondo a fazer melhorias para um melhor atendimento futuro. Com isso, as outras pessoas vão perceber a preocupação que a clínica tem em resolver o problema.

O essencial é deixar claro que tentará encontrar uma solução para a situação. A propósito, esse tipo de feedback também pode ser útil para saber onde melhorar os serviços e o atendimento prestados, já que é possível ter acesso a avaliações sinceras do público.

Já que você está buscando maneiras de inovar e conseguir mais visibilidade para a clínica, uma prática importante a ser implementada é oferecer teleconsultas. Por conta da pandemia, os pacientes estão aderindo a esse modelo pela praticidade de poder ser atendido por um profissional de saúde mantendo o protocolo de distanciamento.

Quer saber mais sobre essa possibilidade? Conheça tudo sobre o sistema que a Pixeon desenvolveu especialmente para consultas on-line:

 

Teleconsulta Pixeon: sistema completo para o atendimento a distância com segurança

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários