COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Receita digital de medicamentos: entenda como funciona e as vantagens

Por Equipe Pixeon em 22 de fevereiro de 2024

A Pixeon acredita no poder da tecnologia de transformar a saúde para melhor, e trabalhamos todos os dias para facilitar a vida de quem trabalha nesta área. Por isso, você pode usar a receita digital no Pixeon Smart, nossa solução de gestão para hospitais, clínicas e laboratórios. 

Desenvolvida para dar mais segurança a médicos e pacientes, a receita digital é uma aplicação simples e intuitiva, que no futuro deve substituir completamente as receitas de papel. 

A receita digital pode ser usada por clientes Pixeon, graças a parceria com a Mevo, healthtech responsável pela solução. Neste post, entenda como funciona essa tecnologia, seus recursos e benefícios. 

 

O que é uma receita digital?

 

A receita digital é uma solução para médicos prescreverem medicamentos, exames e atestados digitalmente. Após a emissão, o paciente recebe em seu celular um SMS e um email com a receita feita pelo médico, sem necessidade do papel. 

Para adquirir o medicamento, o paciente apenas precisa informar o código da receita ou pedir ao farmacêutico para que leia o QR code. Uma receita redigida num editor de texto, como o Word, que em seguida é impressa ou digitalizada, e enviada para o paciente, não é uma receita digital

A receita digital da Mevo é um documento médico com validade jurídica, criado num ambiente com base completa de medicamentos, informações sobre interação medicamentosa e outras ferramentas de inteligência que tornam o processo totalmente digital e seguro.

 

Saiba mais: Paperless na saúde: tecnologias para eliminar o papel

 

Aplicações e recursos da receita digital 

 

As teleconsultas, liberadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em caráter excepcional e durante a pandemia, permitiram a realização segura das consultas médicas. Dessa forma, muitos profissionais passaram a usar os recursos da receita digital, mas suas receitas ainda eram emitidas manualmente, pois não havia regulamentação da assinatura médica eletrônica.

Em junho de 2020, os certificados digitais para questões de saúde foram autorizados pela Medida Provisória nº 983. Assim, a teleconsulta tornou-se inteiramente digital, inclusive na emissão de receita.

A receita digital, no entanto, é igualmente importante para consultas presenciais. Seus recursos subsidiam o médico na prescrição, com informações sólidas e confiáveis. A receita digital não é, afinal, uma simples solução de preenchimento de informações, mas uma ferramenta de apoio para a tomada de decisão clínica do médico.

Veja os principais recursos da aplicação desenvolvida pela Mevo, por exemplo:

  • Consulta de medicamentos: o médico pesquisa medicamentos numa base de dados com aproximadamente 3 mil fármacos  e 55 mil apresentações distintas;
  • Indicação de interação medicamentosa: integrada à IBM Micromedex, ao receitar medicamentos pela Mevo, o médico consegue saber se o que está sendo prescrito tem alguma  alergia, reação fármaco-fármaco, impacto negativo para gestantes, lactantes e mais;
  • Envio on-line para o paciente: ao finalizar a prescrição, a mesma é enviada para o paciente por e-mail ou mensagem de texto e o paciente pode realizar uma compra 100% digital. 

Além disso, quando integrada a outras soluções, como o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), a receita digital permite o acesso ao histórico de atendimento do paciente. Dessa maneira, o médico verifica o que já foi prescrito anteriormente.

 

5 benefícios da receita digital

 

A receita digital proporciona benefícios para médicos, pacientes, farmácias e instituições de saúde. Aliás, os hospitais e clínicas comprometidos com a redução de erros têm incentivado o uso da solução pelo seu corpo clínico.

Confira os principais benefícios da prescrição eletrônica: 

 

Redução de custos

A receita digital substitui o papel, o que permite eliminar os custos de impressão, manutenção de equipamentos, cartuchos de tinta e outros. Esses custos, muitas vezes consideráveis, são praticamente reduzidos a zero. 

O único investimento necessário é a aquisição do certificado digital, cujo custo é notavelmente inferior, representando uma economia significativa em comparação com os tradicionais gastos com papel e impressões.

 

Redução de erros

A prescrição em papel pode conter ou causar erros. Um médico que se equivoca ao indicar a dosagem ou um farmacêutico que interpreta errado uma receita colocam em risco a saúde de uma pessoa. 

Ou seja, a prescrição em papel está suscetível a erros humanos que podem ter consequências sérias. Por outro lado, a receita digital atua como uma salvaguarda, minimizando tais erros e, em última instância, contribuindo para a preservação de vidas.

 

Redução de fraudes

Ao contrário das receitas analógicas, que são vulneráveis à adulteração, a receita digital é gerada por médicos com registros ativos e certificados digitais válidos. Isso cria um ambiente mais seguro, especialmente para medicamentos controlados, reduzindo significativamente o risco de aquisições indevidas.

 

Maior acessibilidade ao medicamento 

A receita digital se revela uma solução inclusiva, superando barreiras geográficas e permitindo que pacientes que não podem comparecer presencialmente a uma consulta recebam suas prescrições em casa. A combinação da receita digital com a teleconsulta amplia consideravelmente a acessibilidade aos cuidados médicos.

 

Menor retorno de paciente

Problemas associados à prescrição manual frequentemente resultam em retornos desnecessários de pacientes às instituições de saúde. 

Ao reduzir os erros e garantir uma abordagem mais eficiente, a receita digital contribui para minimizar o número de pessoas que precisam retornar para corrigir ou obter uma nova prescrição, otimizando assim o fluxo de atendimento nas instituições de saúde.

 

Como funciona a prescrição eletrônica

Ao prescrever pela Mevo, o médico visualiza um painel com informações do paciente e um campo de busca para digitar o fármaco desejado. Antes de selecioná-lo, é possível verificar se o medicamento é um genérico, referência ou similar, assim como o laboratório. 

Depois da escolha do medicamento, a posologia vem parcialmente preenchida, mas pode ser editada pelo profissional, que também têm a opção de inserir outras observações. Quando interações medicamentosas são detectadas, uma notificação surge na tela.

Para finalizar a receita, o médico deve assiná-la com um certificado digital. Sem isso, medicamentos controlados não serão liberados na farmácia.

 

Como o paciente recebe a receita e adquire os medicamentos

A receita digital é enviada via SMS ou e-mail para o paciente. Na mensagem há um link de acesso e um código de identificação da receita. Não é necessário imprimir nada para comprar os medicamentos. 

Basta informar o código ao farmacêutico para que ele acesse o documento on-line. A solução ainda permite que o paciente compre sem sair de casa e encontre as farmácias mais próximas, informando o CEP na aba “Onde Comprar”.

Simples, não é? A receita digital é uma inovação ideal para qualquer instituição de saúde e que pode ser facilmente aplicada. Para isso, você só precisa contar com um parceiro de confiança como a Pixeon. 

Temos experiência para garantir que toda inovação chegue de mãos dadas com a segurança, e um portfólio completo que nos tornou uma das maiores empresas de tecnologia para saúde no Brasil.

 

Sobre a Pixeon  

Somos a empresa brasileira com o maior portfólio de softwares para o mercado de saúde. 

Nossas soluções atendem hospitais, clínicas, laboratórios e centros de diagnóstico por imagem, tanto em gestão (HIS, CIS, RIS e LIS), quanto no processo diagnóstico (PACS e Interfaceamento laboratorial), garantindo mais desempenho e gestão de alta performance em instituições de saúde. 

O software HIS/CIS para hospitais e clínicas, Pixeon Smart, é completo e integra toda a instituição em um só sistema, além de ser certificado no mais elevado nível de maturidade digital pela SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde). 

Já são mais de 3 mil clientes no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia e milhões de pacientes atendidos anualmente por meio das nossas plataformas.  

Quer saber se as tecnologias da Pixeon fazem tudo que você sempre quis para o seu hospital ou clínica? Solicite um contato comercial e surpreenda-se com tudo que nosso sistema de gestão é capaz!

 

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *