COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

A importância de validar a elegibilidade do paciente

Por Equipe Pixeon em 27 de outubro de 2021

A importância de validar a elegibilidade do paciente

Para obter sucesso na gestão financeira de uma instituição de saúde, é preciso ter um controle eficiente dos processos de todos os setores. Um dos mais relevantes diz respeito à elegibilidade do paciente, que, quando realizada de forma ágil e precisa — com soluções integradas e recursos para automatização —, pode resultar em ótimos benefícios, como evitar glosas e aumentar a produtividade.

Continue acompanhando o texto e entenda mais sobre a importância de otimizar o processo de autorização de procedimentos junto aos planos de saúde.

Transformação digital para saúde: automação de processos e gestão digital para hospitais. Preencha o formulário e baixe esse material gratuito!

elegibilidade do paciente, A importância de validar a elegibilidade do paciente

Por que validar a elegibilidade do paciente junto às operadoras de saúde?

Um dos problemas mais críticos em laboratórios, clínicas e hospitais são as glosas, isto é, os faturamentos não recebidos ou recusados nas instituições devido a incongruências na troca de informações com os convênios. 

Geralmente, as glosas ocorrem quando os dados de um atendimento fornecidos pela instituição não coincidem com aqueles registrados no plano de saúde. Isso pode acontecer por diversas razões, como o preenchimento incorreto das guias de autorização, erros de digitação e de cálculos – as chamadas glosas administrativas – ou devido a contestação de algum procedimento médico realizado – glosas técnicas.

 

[Health Talks] Glosas: como evitá-las?

Principais consequências da ocorrência de glosas

A principal consequência das glosas é o aumento de gastos, uma vez que a instituição precisa assumir o pagamento dos custos de um atendimento ou procedimento realizado. O faturamento pode até ser prejudicado se o volume de glosas consumir um percentual significativo da receita.

Se o seu hospital não receber o pagamento dos convênios com frequência, o atendimento aos pacientes e seus serviços podem ser comprometidos. Quando as finanças são impactadas, insumos podem começar a faltar, serviços ficam indisponíveis e colaboradores são dispensados. Tudo isso impacta negativamente na reputação da instituição.

Mas como evitar as glosas? Com o uso de sistemas de gestão e soluções para automatizar a elegibilidade do paciente junto às operadoras.

 

Adquirir materiais, insumos e medicamentos de forma adequada é fundamental para otimizar recursos e ter mais eficiência. Você sabe como administrá-los?  Saiba mais neste material.

 

Sistemas integrados e APIs: as soluções para automatizar a validação da elegibilidade do paciente

Como as glosas são causadas, na maioria das vezes, por erros durante o preenchimento manual das informações, é preciso reduzir as chances disso acontecer. A demora da autorização é outro fator sensível, pois os profissionais acabam levando muito tempo para acessar o portal do convênio e buscar os dados do paciente.

A tecnologia pode contribuir nesse tema. Os sistemas de gestão integrados, por exemplo, permitem a coleta, o armazenamento, o compartilhamento e o acesso a dados médicos num ambiente digital e seguro. Ao implantá-los, sua instituição pode aumentar a produtividade, reduzir custos e os erros. 

E, para validar a elegibilidade do paciente de forma automatizada e garantir uma melhor interoperabilidade, você pode adicionar ao seu portfólio uma API para se comunicar diretamente — e de forma automática — com o sistema da Operadora de Convênios. Essa solução viabiliza a troca de dados entre sistemas de linguagens diferentes, proporcionando mais segurança e precisão.

 

Principais benefícios da automatização da elegibilidade

Ao implantar uma solução de validação de elegibilidade e autorização de consultas e procedimentos, você praticamente elimina a probabilidade de erros de digitação e aumenta as chances de conseguir autorizações rapidamente.

Confira os principais benefícios dessa tecnologia: 

Fim da dupla digitação

Ao integrar o sistema de gestão à Operadora de Convênios por meio de uma API, sua instituição evita a dupla digitação. Quando essas soluções não são utilizadas, a pessoa atendente precisa fazer a validação no portal do plano de saúde de forma manual, digitando novamente os dados do paciente que já estão no sistema de gestão. Com a integração, isso é feito automaticamente.

 

Aumento da produtividade

Ao evitar a dupla digitação, o tempo de validação é reduzido, podendo levar cerca de 30 segundos. Portanto, com menos minutos dedicados às atividades operacionais, os profissionais da recepção podem atender um maior número de pessoas, otimizando, assim, os processos e recursos da instituição.

 

Redução de custos

As instituições podem reduzir custos com a otimização de recursos e do tempo de atendimento, o que pode permitir a diminuição do número de funcionários dedicados a essa atividade. Assim, é possível obter ainda mais economia.

 

Menos glosas

Como já dissemos aqui, a redução de glosas é um dos maiores desafios na saúde. Ao automatizar a autorização de consultas e procedimentos, os erros são reduzidos e, assim, fica mais fácil receber o pagamento dos convênios sem qualquer complicação. 

Não perca receita com glosas! Confira nosso material e saiba quais processos realizar para evitar a perda de receita de planos de saúde. Baixe agora!

elegibilidade do paciente, A importância de validar a elegibilidade do paciente

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *