COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Interoperabilidade na saúde: o que é e como fazer

Por Pixeon em 18 de maio de 2023

O conceito de interoperabilidade dialoga com o cenário da saúde 5.0, partindo do uso dos avanços tecnológicos para otimizar processos internos e favorecer a experiência dos pacientes. Alguns ganhos da interoperabilidade na saúde são a humanização dos atendimentos, a fluidez na rotina de trabalho e a tomada de decisões estratégicas.

Neste conteúdo, mostraremos como alcançar a interoperabilidade na sua instituição por meio da combinação entre ferramentas digitais e profissionais engajados. Continue a leitura e conheça o caminho para o sucesso com uma gestão inteligente!

 

O que é interoperabilidade na saúde

A interoperabilidade se baseia na capacidade de conectar diversos sistemas de informação visando otimizar o trabalho com a inteligência de dados. Sua finalidade na área de saúde é centralizar dados cadastrais e operacionais em si, de modo a utilizá-los para oferecer atendimentos mais personalizados e tomar decisões mais fundamentadas.

Trabalhar com a interoperabilidade na saúde é essencial não só para facilitar o dia a dia dos colaboradores na instituição, mas, sobretudo, para dar mais precisão aos diagnósticos e garantir a segurança dos pacientes. Afinal, atendimentos guiados por uma base de dados minuciosa favorecem o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

Em termos administrativos, trabalhar com uma plataforma inteligente otimiza processos internos porque estrutura o fluxo de operações e dá agilidade aos encaminhamentos. Além disso, sistemas integrados com ferramentas de automação aceleram tarefas que antes eram manuais e tomavam muito tempo das equipes, as quais, inclusive, podem aumentar o risco de falhas.

Com a interoperabilidade, muitos erros derivados de falhas humanas podem ser evitados, como as glosas de faturamento. Isso se dá porque a interoperabilidade na saúde torna mais efetiva a comunicação entre os setores, aumentando a rastreabilidade das informações e o controle de dados para uma gestão transparente.

Entenda como os softwares especializados ajudam a evitar glosas e impulsionam a produtividade das equipes!

 

Benefícios da interoperabilidade

Atendimento ágil, diagnósticos precisos e custos reduzidos são alguns benefícios imediatos da interoperabilidade na saúde. Ao padronizar os dados dos pacientes e centralizar as informações em uma única plataforma, os sistemas digitais facilitam a vida dos recepcionistas e demais colaboradores da instituição.

Isso evita falhas clássicas, como cadastros duplicados ou mesmo equívocos na entrega de resultados de exames. Uma base de dados unificada é essencial também para o dia a dia das equipes médicas e demais profissionais que acompanham os quadros clínicos. Assim, essas pessoas podem ter acesso em tempo real às informações dos prontuários eletrônicos de cada paciente, de modo a fazer avaliações mais criteriosas.

Com poucos cliques, é possível verificar informações como condições atuais do paciente, histórico de consultas, resultados de exames e remédios administrados. Isso evita que procedimentos desnecessários sejam realizados e acabem onerando os cofres da instituição, como a repetição de exames que já estavam cadastrados no sistema ou mesmo a realização de consultas com especialistas que já foram ouvidos.

 

Desafios para alcançar a interoperabilidade na saúde

Como a interoperabilidade demanda um trabalho acurado com a inteligência de dados, o principal desafio das instituições de saúde é garantir a segurança no que diz respeito à proteção das informações. Além disso, muitos gestores se preocupam com a implementação de um novo sistema por receio de a equipe não estar devidamente preparada para lidar com novas ferramentas.

Por isso é tão importante difundir a cultura da transformação digital nas instituições, mostrando aos colaboradores que as ferramentas serão grandes aliadas para otimizar o fluxo de trabalho e evitar sobrecargas.

Os treinamentos também são fundamentais para que toda a equipe entenda como explorar ao máximo os benefícios das plataformas digitais, compreendendo que a tecnologia de ponta aliada ao fator humano é o que leva aos melhores resultados.

Sistemas padronizados para troca de dados permitem o fácil acesso às informações pelas equipes, de modo que todos possam retroalimentar a base conforme os novos encaminhamentos acerca dos pacientes. Com isso, os prontuários se mantêm sempre atualizados e a tomada de decisões pelos médicos (e gestores) poderá ser feita com mais agilidade.

 

O caminho para o sucesso: estratégias para alcançar a interoperabilidade

Os caminhos para trabalhar com a interoperabilidade na saúde se baseiam nos princípios de governança no setor. A efetividade nas intervenções clínicas e nos processos decisórios exige auditorias constantes, transparência nos processos e mitigação de riscos potenciais.

Por isso, reforçamos que os treinamentos são indispensáveis no momento de implementar novas ferramentas digitais na instituição. Vale lembrar que muitas delas se integram aos softwares já existentes, de modo que o gestor não precisa reformular todos os protocolos internos com os quais sua equipe já estava habituada.

Nesse sentido, é importante contar com fornecedores especialistas e que compreendam as particularidades de cada instituição, de modo a oferecer soluções compatíveis com as demandas prioritárias de cada setor.

Alguns recursos mais habituais são os prontuários eletrônicos, as plataformas específicas para teleconsultas, as centrais de entrega de resultados de exames online, os dispositivos inteligentes para monitoramento de doenças crônicas e o sistema de Business Intelligence para tomada de decisões, entre outros mecanismos que favorecem o trabalho dos colaboradores desde a recepção até o acompanhamento dos quadros clínicos, passando pela administração da empresa.

Tudo isso influencia diretamente na qualidade da assistência prestada aos pacientes, aprimorando a experiência na instituição de saúde por meio de encaminhamentos mais seguros, ágeis e humanizados. Contar com um parceiro especialista é o primeiro passo para implementar a interoperabilidade na sua clínica. Nós podemos ajudar você nessa missão.

Entre em contato conosco e conheça nossas soluções inteligentes!

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *