COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Saúde 5.0: vantagens, aplicações e tecnologias essenciais

Por Equipe Pixeon em 22 de julho de 2021

A Saúde 5.0 é um conceito que vem sendo utilizado para descrever as intensas mudanças no setor devido à implantação maciça da tecnologia. Diferente da Saúde 4.0, que considerava uma visão de sistemas integrados para melhoria de processos, na Saúde 5.0, a visão é de um sistema completamente conectado e que coloca o paciente no centro, como protagonista.

Com tantos recursos e tecnologias emergentes, essa mudança não poderia ser diferente. O setor da saúde, na verdade, chegou a esse nível de digitalização até tardiamente, se comparado a outros setores do mercado, que já vivem essa realidade há mais tempo.

Foi com a pandemia da Covid-19 que se deu a aceleração desse processo, alavancando a Saúde 5.0. No Brasil, somente a partir das recomendações de isolamento social é que a prática da teleconsulta foi liberada, permitindo que pacientes pudessem se consultar com seus médicos via plataforma de videoconferência, a distância.

Seguindo esse caminho, novas tecnologias e dispositivos estão sendo desenvolvidos e já começam a ser usados para possibilitar mais facilidade e eficiência no atendimento ao paciente digital.

 

As inovações que integram o conceito de Saúde 5.0

A telemedicina, a inteligência artificial, a Internet das Coisas (IoT) e os wearables (dispositivos vestíveis) são algumas das inovações que já fazem parte do conceito de Saúde 5.0.

Clínicas e hospitais, aos poucos, começam a se adaptar para o atendimento desse novo perfil de paciente, mais conectado, exigente, questionador e, sobretudo, interessado em protagonizar a sua jornada de saúde.

Os dispositivos móveis, por exemplo, são uma realidade no dia a dia desse paciente digital. Quando falamos em smartphones, o Brasil é o quinto país do mundo em aquisições, com 9,6 milhões de aparelhos vendidos no segundo trimestre de 2020, segundo o IDC. Número que mostra a importância de o setor mirar nos recursos tecnológicos.

Essas novidades, suas vantagens e suas aplicações estão descritas detalhadamente em um material completo que produzimos sobre Saúde 5.0. Leia o conteúdo na íntegra:

 

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários