COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Central de Laudos Radiológicos: ferramentas que potencializam o atendimento

Por José Roberto da Silva em 11 de setembro de 2018

Central de Laudos, Central de Laudos Radiológicos: ferramentas que potencializam o atendimentoPodemos definir uma Central de Laudos como um conjunto de ferramentas que visam maximizar a produtividade do médico na elaboração de um laudo, e que ainda interagem com outros ecossistemas da clínica como o PACS (Picture Archiving and Communication System – Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens); esses recursos aumentam o desempenho dos profissionais e reduzem os custos no laudo de exames.  

Nas unidades radiológicas, os laudos são uma parte fundamental no produto do centro de diagnóstico por imagem. Além do laudo, normalmente são entregues as imagens, impressas ou em mídia digital (DVD), que constam o diagnóstico dos exames realizados pelo paciente.

Este importante documento, que aponta o resultado do diagnóstico médico, passou por uma grande evolução ao longo dos anos. Hoje existem normas específicas para garantir a segurança das informações que foram incorporadas ao processo.

Neste artigo, vamos traçar os principais avanços dos laudos radiológicos e as possibilidades das ferramentas inseridas nas Centrais de Laudos, confira!

 

Do papel ao digital, os avanços dos Laudos Radiológicos

No início, os centros de diagnóstico por imagem que não dispunham de um sistema informatizado emitiam os laudos com uma máquina de datilografia. Com os avanços da digitalização, os documentos passaram a ser confeccionados em editores de texto, com a possibilidade de salvar cópias e diferentes versões dos arquivos de cada paciente em servidores físicos. Nestes modelos, os laudos ainda possuíam assinaturas manuscritas dos médicos, com grandes índices de falhas e reparos, sem nenhuma garantia ou medida de segurança avançada.

Com a automação das clínicas, registrada pela adoção de equipamentos de radiologia e sistemas eletrônicos como o RIS (Radiology Information Systems – Sistema de Informação de Radiologia), não apenas o laudo, mas toda a gestão do atendimento do paciente e a administração do centro de diagnóstico por imagem passaram a ter seus processos contemplados pela plataforma. Com o uso dos softwares as falhas foram reduzidas e ampliou-se a eficiência e a proteção dos colaboradores. Os laudos que antes eram apenas textos impressos em folhas de papel sulfite e utilizavam filmes radiológicos, passaram a ser produzidos nas Centrais de Laudos.

 

Central de Laudos Radiológicos otimizam processos e ampliam segurança no armazenamento e diagnóstico

Uma característica importante das Centrais de Laudos é a possibilidade de disponibilizar aos usuários as principais ferramentas de laudo em dispositivos digitais, para que possam executar seu trabalho com excelência mesmo à distância. Sem a necessidade de substituir seu RIS, as Centrais de Laudos podem funcionar integradas a outras ferramentas de mercado.

Vejamos agora outras funcionalidades e vantagens de uma Central de Laudos Radiológicos:

  • laudos anteriores do paciente – Quando o paciente realiza com frequência os seus exames no mesmo centro de diagnóstico por imagem, a instituição armazena um histórico dos últimos atendimentos do paciente dentro do RIS. No momento de realizar o laudo é possível consultar esse histórico e obter um diagnóstico mais preciso a partir da análise dos resultados passados e de outras modalidades.

    Obs: com uma Central de Laudos Radiológicos o armazenamento de exames é feito com sistemas em nuvem que viabilizam o acesso remoto aos arquivos, e facilitam a identificação dos documentos. A solução também cumpre com as normas que obrigam as organizações a guardar os exames dos pacientes por no mínimo 20 anos.  

  • acesso às imagens do PACS – Com a Central de Laudos integrada ao PACS, no momento de realizar o laudo é possível carregar a imagem correspondente ao atendimento com apenas um clique. Essa funcionalidade evita a troca de imagens do paciente, resultando em maior segurança e produtividade na realização do diagnóstico;

  • documentos digitalizados do paciente – O profissional que realiza o laudo de exames pode desejar conferir o pedido médico, seja para garantir a validade da solicitação ou para saber mais detalhes sobre o motivo do paciente fazer determinado exame. Contudo, nem sempre o paciente carrega o pedido impresso. Já com a versão digitalizada, o médico pode consultá-lo sempre que necessário;

  • segunda opinião – Um recurso interessante da Central de Laudos é compartilhar um diagnóstico com outro colega dentro da instituição, para que ele analise e avalie o resultado. Este processo ocorre de forma transparente e ordenada, com filas específicas para este fim. Junto com o laudo, ainda é possível registrar os motivos da revisão do exame;

  • rastreabilidade do usuário – Saber quais ações cada usuário realizou naquele laudo, com data e hora, possibilita identificar de forma rápida os responsáveis para reparar alguma falha operacional;

  • assinatura digital – Historicamente, os primeiros laudos realizados eram assinados manualmente pelos médicos. Nas atuais Centrais de Laudos, a assinatura é digital, autenticada por senha de acesso, com possibilidade de vincular um certificado digital para liberação do resultado. Esse processo garante ainda mais segurança ao laudo médico, principalmente quando o laudo é entregue ao paciente;

  • filas de trabalho – O trabalho do médico fica melhor organizado com as filas, para que ele saiba exatamente o que precisa produzir e em que ordem deve ser executado o trabalho. As filas permitem separar as atividades, para que ele tenha clareza de quais laudos precisa realizar, quais precisa revisar e quais precisa assinar para liberação;

  • publicação do laudo em plataformas digitais seguras – As centrais de laudos automatizam o processo de liberação do laudo, e garantem que o laudo possa ser publicado em plataformas digitais da organização. Esse sistema evita que o paciente se desloque até a clínica para pegar o seu resultado, trazendo benefícios para ambas às partes;

  • telemedicina – As Centrais de Laudos viabilizam a prática da telemedicina, nas quais os laudos podem ser feitos em outras regiões geográficas em centros dedicados na produção de laudos, otimizando os processos com segurança.

A Pixeon oferece ferramentas para Centrais de laudos que se integram ao processo da sua instituição, sem a necessidade de substituir seus sistemas de RIS ou de PACS. Nos procure para conhecer um pouco mais e saber como podemos ampliar a produtividade para sua instituição.

Central de Laudos, Central de Laudos Radiológicos: ferramentas que potencializam o atendimento

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *