COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Laudo de exame: como aumentar produtividade e reduzir custos

Por Equipe Pixeon em 22 de abril de 2021

Alcançar melhores resultados fazendo uso otimizado de recursos está sempre entre os objetivos de qualquer instituição. Quando falamos em centros de diagnóstico por imagem, a busca é por alcançar mais produtividade, mais qualidade e, simultaneamente, reduzir custos. Quando a clínica cresce, precisa ter o desempenho mantido, sem desperdícios de tempo nas atividades dos colaboradores. E isso tudo é possível fazer a partir da estruturação do laudo de exame.

laudo de exame, Laudo de exame: como aumentar produtividade e reduzir custos

Mas como é possível alcançar bons resultados, crescer e ainda diminuir os gastos em laudo de exame e outras áreas da clínica? É preciso olhar ao redor e perceber que a tecnologia está avançando cada vez mais, o que significa investir em novas práticas para alcançar melhorias, até mesmo em curto prazo.

Os softwares podem ser utilizados em diferentes processos de uma instituição de saúde: painel de senha na recepção, digitalização de exames e definição de novos fluxos de trabalho.

Neste artigo, conheça as principais tecnologias que vêm sendo implementadas em centros de diagnóstico por imagem, auxiliando o trabalho de profissionais de radiologia.

Ferramentas tecnológicas que garantem otimização de processos

Biblioteca virtual de radiologia

Para aumentar a produtividade, é fundamental eliminar metodologias e procedimentos obsoletos, como a consulta a livros e manuais impressos de radiologia. Com uma biblioteca virtual de radiologia, é possível obter a busca imediata de informações em materiais de referência para o laudo de exame.

Aliada a outras tecnologias, como sistemas de gestão e armazenamento de exames on-line, a biblioteca virtual é uma plataforma que amplia e universaliza o acesso ao conhecimento científico. A partir de acervos on-line, os radiologistas acessam milhares de livros digitais, artigos e publicações da área da saúde.

A solução de PACS da Pixeon, por exemplo, possui integração ao STATdx, ferramenta de referência mundial em radiologia. Com o suporte dessa ferramenta, o profissional de radiologia tem apoio na decisão clínica, com acesso a mais de 4.300 diagnósticos, 200 mil imagens e mais de 20 mil cases facilmente pesquisáveis.

laudo de exame, Laudo de exame: como aumentar produtividade e reduzir custos

Sistema de download progressivo de imagens

Para laudar exames, geralmente a produtividade é prejudicada pelo tempo de espera para baixar todas as imagens. Essa demora pode ser causada por problemas de instabilidade na rede e na velocidade da internet, por exemplo.

Esse processo pode ser mais ágil com um sistema de download progressivo de PACS, que permite carregar e visualizar as imagens aos poucos, não sendo necessário aguardar o download de todos os arquivos, possibilitando que o radiologista use algumas funcionalidades antes do carregamento total.

Dessa forma, a análise para laudo de exame ganha eficiência ao reduzir o tempo em até 30% e otimizar o trabalho do radiologista. Afinal, ele pode fazer medições, marcações ou qualquer outra atividade, enquanto as demais imagens são carregadas.

laudo de exame, Laudo de exame: como aumentar produtividade e reduzir custos

Calculadora de volume

Uma calculadora de volume permite obter medidas exatas para áreas específicas e volumes, como nódulos, tumores, útero, próstata, fígado, rim, entre outros órgãos não esféricos.

Se o médico encontrar um tumor ou nódulo na imagem do sistema, basta selecionar as áreas de medição com a régua e a ferramenta faz o cálculo do volume automaticamente, entregando um resultado rápido e preciso.

Sem uma ferramenta como essa, o profissional teria que usar uma calculadora externa para somar todos os valores apresentados no resultado por imagem. Por ser um processo que depende totalmente da execução e atenção humana, o resultado é passível de erro, além de ser demorado.

Já com a calculadora para radiologistas, basta que o profissional selecione as informações e o resultado pode ser copiado e salvo diretamente no laudo de exame, possibilitando mais agilidade e segurança.

 

 

Implantar tecnologia para laudo de exame exige capacitação

A implementação de qualquer tecnologia requer um novo comportamento. Mas é comum que, ao realizá-la, os gestores foquem apenas nos colaboradores internos, afinal, eles é que vão operar grande parte dos softwares.

Mas há outro agente igualmente importante de ser capacitado: o público externo. Isso inclui os pacientes e também os profissionais solicitantes. A evolução do laudo de exame do filme para o papel e para o acesso remoto é um ótimo exemplo. É preciso prepará-los para lidar com essas inovações.

Os pacientes que moram longe da unidade na qual realizam os exames são os principais beneficiados com a tecnologia de acesso ao laudo de exame virtualmente, por meio da internet, uma vez que não precisam voltar à unidade para buscar os resultados.

Da mesma forma, ao diminuir o deslocamento, a clínica também reduz o tempo que o paciente gasta no estacionamento e na própria estrutura, descongestionando o local. A ideia central é que tanto o paciente quanto o médico solicitante possam acessar o laudo de exame por meio da internet. Portanto, a movimentação na unidade passa a ser somente dos pacientes para realizar o exame.

Sendo assim, para aumentar a produtividade e reduzir os custos com laudo de exame, a tecnologia é indispensável. Porém, para isso é preciso que todos tenham acesso ao conhecimento. É fundamental saber como operá-la para que não ocorra subutilização ou objetivos frustrados.

Ao reduzir custos, reinvista no aumento de produtividade

O que fazer com o que for economizado a partir do uso de novas tecnologias? É possível investir em expansões físicas e de materiais, como salas e máquinas de ultrassom, até a contratação de mais membros para a equipe, por exemplo.

O ciclo de otimização por meio da tecnologia permite que a produtividade e o resultado financeiro aumentem com a criação de novas práticas, como um padrão entre áreas. Essa padronização permite que a instituição promova um fluxo bem alinhado entre os colaboradores, possibilitando o uso de ferramentas inovadoras, como o reconhecimento de voz.

A tecnologia diminui erros de digitação e o retrabalho no processo de laudo, permitindo aos médicos laudar 100% dos exames de forma narrada sem a intervenção do digitador. Diante disso, a produtividade aumenta e o prazo de entrega do laudo de exame é reduzido drasticamente, além de elevar o padrão do resultado final.

Na questão de fluxo de trabalho e rastreabilidade do processo interno da assistência, um investimento com grande retorno em produtividade é a fila de trabalho, que junto ao módulo de recepção, permite a digitalização total de pedidos médicos, documentos do paciente, história clínica e registro de eventos.

A digitalização e os registros são fundamentais para o médico radiologista identificar as necessidades do paciente e atender com precisão a solicitação do médico externo, descrita na indicação do exame.

Ainda com a utilização das filas de trabalho, o técnico de radiologia consegue acompanhar os pacientes que estão aguardando, os pedidos digitalizados, os exames anteriores para direcionar o exame atual e a história clínica coletada pela enfermagem na etapa anterior. Todas essas ferramentas proporcionam maior produtividade, agilidade no processo, segurança na assistência e redução de custos, pois todo o processo é 100% digital.

Isso significa menos gasto de papel na instituição de saúde. Com a fila de trabalho, não é mais preciso circular uma ficha impressa por toda a clínica. Hoje, o paciente chega à unidade e a ficha já é enviada para o faturamento, em vez de rodar pela clínica. Também há todos os indicadores de tempo: de espera na recepção, de atendimento, de realização do exame e de uso da máquina.

Ou seja, o aumento de produtividade é uma consequência do investimento em mais tecnologias. E o investimento é fruto da economia gerada pelo uso de novas tecnologias. É um ciclo que se mostra proveitoso para médicos, instituições e pacientes.

A implementação de um sistema PACS completo é fundamental para apoiar não só o laudo de exame, mas os demais processos do centro de diagnóstico por imagem, aumentando a produtividade e reduzindo custos.

Para saber mais sobre as inovações nos laudos radiológicos do PACS da Pixeon, confira este conteúdo:

Inovações nos laudos radiológicos com o PACS da Pixeon

Laudo de exame: como aumentar produtividade e reduzir custos

 

 

Publicado originalmente em 17 de novembro de 2017.
COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *