COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Como alcançar produtividade e redução de custos em laudo de exame?

Por Marcos Verbena (Gerente de T.I.C. Ultrimagem) em 17 de novembro de 2017

Laudo de exame: como aumentar produtividade e diminuir custos?

 

A ideia de qualquer administração é sempre alcançar melhores resultados com o uso otimizado de recursos. Isso significa, fazer mais e melhor com menos gastos. O mesmo vale para os centros de diagnósticos por imagem que precisam alcançar maior produtividade, qualidade e simultaneamente reduzir custos, principalmente em laudo de exame. Outra situação ocorre quando há o crescimento natural da clínica, e o desempenho precisa ser mantido, porém, sem desperdícios: de tempo, de colaboradores e de procedimentos em geral.

 

Nestes casos, fica a pergunta: “então, como é possível alcançar bons resultados, crescer e ainda diminuir os meus gastos em laudo de exame ou outras áreas?”. É preciso olhar ao redor e perceber que a tecnologia está avançando cada vez mais. O que significa: investir em novas práticas para alcançar melhorias, até mesmo em curto prazo. Os softwares podem ser utilizados em diferentes frentes de uma instituição de saúde: painel de senha na recepção, impressão de imagens do exame em papel e definição de novos fluxos de trabalho.

 

Novas tecnologias são sinônimo de capacitação

 

A implementação de qualquer tecnologia requer capacitação. É comum que ao realizar isso, os gestores foquem apenas nos colaboradores internos, afinal, serão eles que irão operar grande parte dos softwares. Mas há outro agente igualmente importante de ser capacitado: o público externo. O que inclui os pacientes e também os profissionais solicitantes. A evolução do laudo de exame do filme para o papel e do acesso remoto é um ótimo exemplo.

 

Os pacientes que residem em localidades muito afastadas da unidade no qual realizarão os exames são os principais beneficiados com o acesso ao laudo do exame virtualmente, por meio da internet. Da mesma forma, ao diminuir o deslocamento, a clínica também reduz tempo gasto no estacionamento e na própria estrutura. A ideia central é que tanto o paciente quanto o médico solicitante possa acessar e retirar o laudo do exame por meio da internet.

 

Para aumentar a produtividade e reduzir custos com laudo do exame, já vimos que a tecnologia é indispensável. Porém, junto com ela, é preciso que todos tenham acesso ao conhecimento. É fundamental saber como operá-la para que não ocorra  subutilização ou objetivos frustrados.

Redução de custos: investimentos para aumentar a produtividade

 

O que se deve fazer com que for economizado a partir do uso de novas tecnologias? Desde expansões físicas e de materiais, como salas e máquinas de ultrassom, até a contratação de mais membros para a equipe. O ciclo de otimização por meio da tecnologia permite que a produtividade e o investimento financeiro aumentem com a criação de novas práticas, como um padrão entre áreas.

 

O padrão entre áreas permite que a instituição promova um fluxo bem alinhado entre os colaboradores, possibilitando o uso de ferramentas inovadoras, como o reconhecimento de voz. Uma opção que diminui erros de digitação e retrabalho no processo de laudo, permitindo aos médicos laudar 100% dos exames de forma narrada sem a intervenção do digitador. Diante disso, a produtividade sobe e o prazo de  entrega do laudo médico é reduzido drasticamente além de elevar o padrão do resultado final.

 

Na questão de fluxo de trabalho e rastreabilidade do processo interno da assistência, um investimento com grande retorno em produtividade é a fila de trabalho. As filas de trabalho e conjuntos com o módulo de recepção, permitem a digitalização total dos pedidos médicos, documentos do paciente, história clínica e registro de eventos. Essa digitalização e registros são fundamentais para o médico radiologista identificar as necessidades do paciente e atender com precisão a solicitação do médico externo descrita na indicação do exame. Ainda com a utilização das filas de trabalho o técnico de radiologia consegui acompanhar os pacientes que estão aguardando, pedidos digitalizados, exames anteriores para direcionar o exame atual e história clínica coletada pela enfermagem na etapa anterior. Juntas todas essas ferramentas proporcionam maior produtividade, agilidade no processo, segurança na assistência e redução de custo pois todo processo é 100% digital.

 

É um papel a menos na instituição de saúde. Com a fila de trabalho, não é mais preciso circular uma ficha impressa por toda clínica. Hoje, o paciente chega e a ficha já é enviada para o faturamento em vez de rodar pela clínica. Também há todos os indicadores de tempo: de espera na recepção, atendimento, realização do exame e uso da máquina.

 

A produtividade é uma consequência do investimento em mais tecnologias. O investimento é fruto da economia gerada pelo uso de novas tecnologias. É um ciclo que se mostra proveitoso para médicos, instituições e pacientes.

 

Quer saber mais sobre o processo de redução de custos de laudo de exame e como aumentar a produtividade? Aproveite para deixar sua questão em nossos comentários.

 

radiologia digital

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Inteligência artificial na saúde: aplicações na Radiologia

Inteligência artificial na saúde: aplicações na Radiologia

  O termo inteligência artificial (IA) refere-se à ciência e capacidade de programar habilidades cognitivas às máquinas, computadores. Como em muitos filmes de ficção científica que assistimos, computadores dotados de IA são capazes de realizar tarefas antes apenas desempenhadas pelo […]

Como está a saúde no Brasil no atual panorama econômico?

Como está a saúde no Brasil no atual panorama econômico?

Não há apenas uma forma de avaliar a saúde no Brasil. Há diversas variáveis que podem e devem ser levadas em consideração. Falar sobre crise, por exemplo, está bastante relacionado com uma combinação entre o cenário do produto interno bruto […]

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias