COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

5 ferramentas para garantir agilidade na realização do laudo

Por Pixeon em 5 de setembro de 2014

laudo médico

 

A tecnologia é cada vez mais utilizada no segmento da medicina diagnóstica para padronizar processos e torná-los mais rápidos. Com isso, a produtividade da equipe aumenta e a instituição passa a atender mais pacientes por dia. A elaboração de laudos é um dos processos que podem ser melhorados. Por isso, separamos neste post 5 ferramentas que contribuem para a agilidade na realização do laudo. Confira.

 

Sistema de laudo

Com sistemas completos de laudo, é possível fazer a administração de todas as etapas – narração, digitação, revisão, liberação, entrega e gerenciamento – no mesmo ambiente. A integração do sistema de laudo com outros sistemas da instituição, como os de cadastro na recepção, agiliza o trabalho do médico, pois permitem que o profissional tenha acesso a todas as informações do paciente, desde a anamnese, até o pedido médico e informações complementares.

 

Laudos modelo

Para tornar o processo de realização de laudos mais rápido, utilizar documentos padrões é uma das opções. Nos sistemas, existem modelos de expressões, frases e termos técnicos necessários para compor o laudo que podem ser inseridos arquivos por meio de atalhos de teclado – por exemplo, “DC” para disritmia cardíaca. A instituição também poderá inserir no sistema os modelos que já utiliza.

 

Também é possível utilizar os modelos de laudos prontos. Quando o exame do paciente está dentro de um padrão esperado, o médico seleciona o laudo de acordo com a modalidade e pode emiti-lo de forma automática. Se for necessário, o médico também poderá editá-lo.

 

Reconhecimento de voz

Com a chegada do áudio digital no segmento da medicina diagnóstica, tornou-se possível aumentar a agilidade na realização do laudo através do reconhecimento de voz. Antes, era necessária uma equipe de digitadores que faziam a transcrição manual ouvindo a gravação do médico, o que acarreta também a dependência de pessoas.

 

Cálculos automatizados

Dependendo do tipo de laudo, como o ecocardiograma, o cardiologista precisa efetuar alguns cálculos para avaliar o quadro do paciente. Nesses casos, os sistemas de gestão de laudos permitem cadastrar fórmulas dentro do laudo padrão para que o médico só precise preencher os valores. Os resultados aparecem de forma automática.

 

Assinatura eletrônica

A assinatura eletrônica é outra ferramenta que contribui para a agilidade na realização do laudo. Com o laudo no meio digital, a assinatura já é inserida de forma automática, uma vez que o sistema identifica o médico na hora do acesso, com o nome de usuário.

Com essas cinco ferramentas funcionando de forma complementar, haverá um aumento na produtividade da equipe e, consequentemente, sua instituição terá mais agilidade na realização do laudo de pacientes.

 

Conheça também:

 

laudo ditado

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

LGPD – Integridade, Privacidade e Inovação na Saúde

LGPD – Integridade, Privacidade e Inovação na Saúde

Um milésimo de segundo faz sim toda diferença nessa área. Agilidade, Inovação, Integridade e Privacidade, precisam estar em perfeita sintonia, focados no salvar vidas, aprimorar atendimento e transformar a saúde.   O Brasil está vivendo mais um marco legal, que […]

Como a gestão de custos hospitalares impacta na tomada de decisões

Como a gestão de custos hospitalares impacta na tomada de decisões

O gestor de uma instituição de saúde precisa ter em suas mãos a gestão de custos hospitalares de forma efetiva. A gestão de custos vai apontar os principais gargalos da instituição. Mais do que isso, a gestão de custos eficiente traz o questionamento: podemos fazer mais e melhor com os recursos que temos? É importante entender que a informação de custos pode ser aplicada como ferramenta de suporte à tomada de decisão gerencial e estratégica e não meramente como forma de controle e de cortes.

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias