COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

5 ferramentas para garantir agilidade na realização do laudo

Por Pixeon em 29 de junho de 2023

A tecnologia é cada vez mais utilizada no segmento da medicina diagnóstica para padronizar processos e torná-los mais ágeis. Com isso, a produtividade das equipes aumenta e a instituição passa a atender mais pacientes por dia. A realização do laudo é um dos processos que podem ser aprimorados com o auxílio das ferramentas tecnológicas.

Hoje em dia, já existem diversos softwares especializados que otimizam os processos internos dos centros de diagnóstico para emitir laudos com mais agilidade e segurança. Além disso, os recursos de uma Central de Laudos inteligente também trazem outras vantagens relacionadas à organização do fluxo de trabalho e à melhoria na experiência do paciente.

Continue a leitura e veja 5 recursos indispensáveis para o controle de qualidade e segurança no laboratório!

 

Ferramentas para aumentar a produtividade na realização de laudos

 

O processo de realização do laudo demanda atenção, rapidez e confiabilidade. Nesse sentido, o suporte tecnológico é indispensável para evitar falhas humanas que poderiam culminar em erros nos resultados de exames.

Esse suporte das ferramentas inteligentes também é fundamental do ponto de vista da produtividade das equipes, pois os softwares conseguem processar as informações em tempo recorde. A seguir, listamos as 5 ferramentas que não podem faltar em uma Central de Laudos inteligente.

 

1. Reconhecimento de voz

Com a chegada do áudio digital no segmento da medicina diagnóstica, tornou-se possível aumentar a agilidade nos processos através do reconhecimento de voz para laudo.

Antes, era necessária uma equipe de digitadores que faziam a transcrição manual ouvindo a gravação do médico. Isso atrasava as emissões e fazia com que a clínica muitas vezes ficasse dependendo da agenda desses profissionais. Com o reconhecimento de voz, além de agilidade, aumenta-se a produtividade das equipes.

 

2. Parametrização de workflows

Uma Central de Laudos inteligente disponibiliza funcionalidades de parametrização flexível conforme diversos tipos de workflows, além de filas de trabalho de acordo com os critérios definidos pelas equipes.

Dessa forma, os médicos conseguem controlar melhor as demandas e definir os prazos de entrega conforme a prioridade de cada laudo. Ou seja, o próprio sistema prioriza os casos mais urgentes, o que traz mais segurança para o paciente e favorece a qualidade da assistência prestada.

 

3. Modelos de laudo

Utilizar documentos padrão é uma das formas de tornar o processo de realização de laudo mais rápido. Nos sistemas inteligentes, existem modelos de expressões, frases e termos técnicos necessários para compor o laudo. Nesses modelos, é possível inserir arquivos por meio de atalhos de teclado – por exemplo, “DC” para disritmia cardíaca.

A instituição também poderá inserir no sistema os modelos que já utiliza, mantendo-os acessíveis para todos os colaboradores, como nos casos de modelo de laudo pronto. Quando o exame do paciente está dentro de um padrão esperado, basta que o médico selecione o laudo pronto de acordo com a modalidade em questão e, em seguida, realize a emissão de forma automática. Se for necessário, o médico também poderá editar o documento.

 

4. Assinatura médica

A assinatura eletrônica é outra ferramenta que contribui para a agilidade na realização do laudo. Com o laudo no meio digital, a assinatura já é inserida de forma automática, uma vez que o sistema identifica o médico na hora do acesso, com seu nome de usuário. Isso garante a segurança do processo e do documento, evitando atrasos com a burocracia da coleta manual de assinaturas.

 

5. Plataformas de apoio à decisão clínica

As plataformas de apoio à decisão clínica incluem não só a Central de Laudos, mas também uma série de funcionalidades que operam de forma integrada para otimizar os processos internos de ponta a ponta. O resultado é um fluxo de trabalho mais ágil e organizado, o que estimula a produtividade dos colaboradores e se reflete na qualidade do atendimento prestado ao paciente.

Com sistemas completos de laudo, é possível fazer a administração de todas as etapas – narração, digitação, revisão, liberação, entrega e gerenciamento – no mesmo ambiente.

A integração do sistema de laudo com outros sistemas da instituição, como os de cadastro automatizado na recepção, agiliza o trabalho do médico, pois permite que o profissional tenha acesso a todas as informações do paciente, desde a anamnese até o pedido médico e informações complementares.

Quer saber mais sobre automação de tarefas e sua importância para a produtividade das equipes? Veja por que é importante automatizar processos hospitalares e entenda como essa prática diminui as chances de erros clínicos.

 

Benefícios de utilizar a tecnologia na realização de laudos

Contar com um bom suporte tecnológico é imprescindível para emitir laudos com máxima agilidade e precisão. A tarefa de realização de laudo é complexa e minuciosa, por isso, estar assessorado por um software faz toda a diferença na fluidez da tarefa e na confiabilidade dos dados.

Afinal, a assertividade do laudo depende do fluxo adequado das informações clínicas, desde a recepção até a emissão dos resultados. Além de tornar esse processo mais criterioso, os sistemas digitais favorecem também o controle de qualidade e a experiência clínica do paciente.

A possibilidade de realização de laudo à distância, por exemplo, acelera a entrega dos resultados, o que muitas vezes é essencial para a segurança e o bem-estar do paciente. Outro diferencial é o controle efetivo do fluxo de dados, evitando que informações importantes se percam entre os processos hospitalares e eliminando o risco de falhas operacionais por cadastros duplicados ou incorretos, por exemplo.

Ou seja, com essas cinco ferramentas funcionando de forma complementar, haverá um aumento na produtividade da equipe e, consequentemente, sua instituição terá mais agilidade na realização de laudo dos pacientes. Isso proporciona processos mais fluidos, precisos e acolhedores. Afinal, o paciente terá o resultado dos exames em mãos em tempo recorde e será devidamente acolhido em suas prioridades.

 

Sobre a Pixeon  

Somos a empresa brasileira com o maior portfólio de softwares para o mercado de saúde. 

Nossas soluções atendem hospitais, clínicas, laboratórios e centros de diagnóstico por imagem, tanto em gestão (HIS, CIS, RIS e LIS), quanto no processo diagnóstico (PACS e Interfaceamento laboratorial), garantindo mais desempenho e gestão de alta performance em instituições de saúde. 

Nosso sistema de gestão para medicina diagnóstica, Pixeon Korus, atende quase 2 milhões de pacientes e processa mais de 9 milhões de exames anualmente. 

Já são mais de 3 mil clientes no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia e milhões de pacientes atendidos anualmente por meio das nossas plataformas.

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *