COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Os benefícios do interfaceamento com equipamentos laboratoriais

Por Equipe Pixeon em 4 de junho de 2019

A integração entre sistemas digitais e equipamentos é cada vez mais importante nos laboratórios, pois amplia a produtividade e a segurança no atendimento. É com um sistema de interfaceamento laboratorial automatizado, que as máquinas para a realização de exames são integradas ao software de cadastro do laboratório, o LIS (Sistema de Informação Laboratorial). Esse modelo substitui os processos manuais de registro dos pacientes, evitando erros e falhas em outras etapas na análise das amostras.

No artigo de hoje vamos explicar como funciona e os demais benefícios do interfaceamento com equipamentos laboratoriais. Confira!

interfaceamento_laboratorial

A importância do interfaceamento laboratorial para ampliar a produtividade e eliminar erros

 

Há não muito tempo, o funcionamento de um laboratório ficava sempre atrelado a processos manuais, que demoravam muito para realizar a inclusão e verificação de dados. Profissionais capacitados precisavam perder tempo organizando os processos, o que gerava um aproveitamento menor de suas habilidades para análise mais cuidadosa dos exames.

Com a digitalização e automatização de processos, proporcionados pela inclusão de ferramentas digitais e outras inovações tecnológicas nos laboratórios, esse cenário vem sendo alterado. Por meio do interfaceamento com equipamentos laboratoriais, os processos de diagnósticos dos exames em laboratórios se tornam mais rápidos, seguros e precisos, uma vez que a comunicação entre sistemas e aparelhos é feita sem necessidade de interação humana.

Nos laboratórios, o cadastro dos pacientes pode ser totalmente otimizado com o uso do sistema digital LIS, que promove entre outros benefícios, a maior segurança das informações e o controle de dados para a realização dos exames. Ao invés do cadastro manual, os profissionais da recepção registram no sistema os dados do paciente com o apoio de recursos digitais, eliminando diversas possibilidades de falhas que geram glosas.

Com a substituição do processo manual pelo sistema digital, o laboratório também gera automaticamente as etiquetas de identificação das amostras, com código de barras que possuem o número de identificação do paciente e as referências dos exames a serem realizados. No processo manual, o bioquímico responsável pela realização dos exames, precisaria ver o cadastro do paciente, para só então saber quais exames deveriam ser realizados e assim poder realizar a coleta. Dessa forma, o código de barros agiliza totalmente a execução dos exames.

Mas não para por aí. A integração entre o sistema digital e o equipamento para realização de exames otimiza várias outras etapas do processo de análise das amostras. Após gerar o código de barras, o LIS encaminha automaticamente um arquivo com as informações dos exames a serem realizados diretamente para o equipamento. Com isso, a máquina já pode identificar pelo código de barras, quais exames devem ser realizados para cada amostra.

Tudo isso permite que os laboratórios tenham um controle de qualidade mais rígido dos exames, ampliando a segurança dos processos e resultados apresentados. Nas redes de laboratório também é possível integrar as informações entre as diferentes unidades do negócio, com o objetivo de centralizar todos os dados e deixar os envolvidos informados sobre as atividades realizadas. Outra vantagem da integração entre os sistemas digitais é a possibilidade de acesso móvel às informações das atividades e o funcionamento dos equipamentos.

A integração de sistema disponibiliza ainda o controle de demandas de exames terceirizados, uma vez que é comum o uso de laboratórios satélite. Assim, utilizando um sistema que permita o interfaceamento com equipamento laboratoriais, é possível tornar os processos mais simples, reduzindo custos, tempo e trazendo ainda maior credibilidade ao laboratório.

Quer saber mais detalhes do sistema de interfaceamento nos laboratórios? Acesse agora o Guia Completo de Interfaceamento laboratorial e conheça todos os benefícios da ferramenta.

Acompanhe o nosso Blog e conheça outras inovações para ampliar a produtividade e a segurança das análises realizadas nos laboratórios.

Texto publicado originalmente em 15 de setembro de 2015.

 

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Os comentários estão desativados.

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Automação de processos no laboratório: tecnologias para o setor

Automação de processos no laboratório: tecnologias para o setor

A evolução e o surgimento de novas ferramentas digitais, acompanhadas da crescente necessidade de segurança e ampliação da qualidade do atendimento nos laboratórios, vêm impulsionando a automação de processos. Além de eliminar o retrabalho e atividades lentas das instituições, com […]

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias