COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Sistema laboratorial: como ter mais eficiência e produtividade

Por Equipe Pixeon em 22 de dezembro de 2022

sistema laboratorial, Sistema laboratorial: como ter mais eficiência e produtividade

Faturamento seguro e simplificado, melhoria na gestão de glosas e eficiência no controle dos indicadores clínicos são algumas das vantagens de contar com um sistema laboratorial especializado. Hoje, com os avanços trazidos pela transformação digital, é praticamente impossível manter os processos laboratoriais organizados sem o auxílio da tecnologia e das ferramentas inteligentes.

Isso é importante não só do ponto de vista administrativo e da produtividade das equipes, mas, sobretudo, porque contribui para aprimorar a experiência do paciente, que terá mais agilidade no processo desde o agendamento até o recebimento dos resultados pela internet.

É disso que falaremos neste conteúdo, mostrando como um software especializado ajuda a reduzir custos, otimiza a gestão e favorece a jornada do paciente já no primeiro contato com o laboratório. Continue a leitura e veja como ganhar eficiência, acurácia e agilidade investindo em um sistema laboratorial de ponta!

 

Sistema laboratorial: principais vantagens

Gerenciar uma base de dados laboratoriais não é uma tarefa simples, pois exige muito cuidado e rigor quanto ao rastreio das informações e à liberação dos resultados para os pacientes. Nesse sentido, a utilização de um sistema laboratorial inteligente é essencial porque reduz o risco de falhas e otimiza o tempo operacional das equipes.

Vamos às principais vantagens de contar com um software especializado:

 

  • Usabilidade: a ferramenta é amplamente configurável e parametrizável, garantindo maior compatibilidade ao fluxo de trabalho do laboratório;
  • Gestão de glosas: o sistema ajuda a gerenciar e validar as regras de convênios, de modo a reduzir a ocorrência de glosas;
  • Agendamento: o sistema proporciona agendamentos mais ágeis e eficientes para facilitar a vida do paciente, inclusive nas coletas domiciliares;
  • Faturamento seguro e simplificado: a ferramenta faz a gestão financeira dos procedimentos de forma simples, integrada e em tempo real, otimizando o fluxo de trabalho das equipes;
  • Controle de qualidade nos processos: o sistema disponibiliza gráficos e alertas para a instituição identificar eventuais gargalos que estejam interferindo na rotina do laboratório;
  • Gestão de indicadores: a ferramenta gerencia de forma eficaz toda a rotina da instituição, compondo uma base de dados ricos e fundamentais para a tomada de decisão estratégica em tempo hábil.

 

Vamos agora aos impactos gerados pelas vantagens de um sistema laboratorial de ponta.

 

Promove a segurança de dados

Sabemos que os processos laboratoriais incluem grande volume de informações em circulação. Se essa base de dados for mal gerenciada, podem ocorrer erros relacionados à troca de resultados e laudos, por exemplo. A melhor maneira de evitar esse tipo de incidente é contar com um sistema automatizado que garante a rastreabilidade das amostras e a segurança na análise de resultados.

Isso também é muito relevante do ponto de vista da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que diz respeito à autonomia dos indivíduos em relação ao controle no uso de suas informações pessoais. Um sistema inteligente auxilia o laboratório nesse tipo de gestão, pois opera em conformidade com as normas de segurança que regulamentam o trabalho com dados.

 

Quer saber mais sobre LGPD na área da saúde? Baixe nosso e-book completo e fique por dentro das recomendações de segurança e compliance para soluções na nuvem!

Sistema laboratorial: como ter mais eficiência e produtividade

 

Otimiza os processos de gestão

Um sistema laboratorial inteligente otimiza todos os processos gerenciais na instituição, a começar pela gestão dos materiais – controlando kits e reagentes para garantir custos laboratoriais mais acessíveis e racionais. A gestão operacional também fica mais fluida, pois será mais cômodo e prático tanto para os pacientes quanto para os médicos solicitantes acessarem os resultados dos exames remotamente.

 

Aumenta a produtividade das equipes

Do ponto de vista administrativo, o grande ganho de um sistema laboratorial é o aumento da produtividade das equipes. Afinal, com a automatização de funções repetitivas e manuais, os colaboradores terão mais tempo livre para redefinirem suas prioridades. Além disso, eliminam-se as chances de erros por falhas humanas.

 

Ajuda a reduzir custos operacionais

A redução de custos operacionais é outro ponto-chave da utilização de um sistema laboratorial. Isso engloba desde os processos de redução das glosas e outras falhas até a melhoria no fluxo de trabalho das equipes. Todos esses fatores convergem para processos institucionais mais ágeis e menos custosos, sem desperdício de recursos e sem sobrecarga de trabalho para as equipes.

 

Como escolher um sistema laboratorial? 4 recursos que não podem faltar

Vimos que manter a organização dos processos em um laboratório de análises clínicas é um trabalho que exige suporte tecnológico. Afinal, há várias etapas em andamento e todas elas exigem responsabilidade e rigor. Nesse sentido, um software especializado evita negligências e favorece uma rotina corporativa mais fluida e eficiente. Mas o que considerar na escolha desse sistema laboratorial? Listamos os principais fatores a seguir.

 

1. Autorização de exames pelo convênio dos pacientes

Uma das causas mais comuns de atrasos no agendamento e na realização de exames é a autorização dos procedimentos pelo convênio de saúde dos pacientes. Instituições que não contam com um sistema especializado ficam reféns do telefone ou do portal online do convênio, o que acaba gerando um longo tempo de espera nas operações.

Quando a instituição tem um sistema laboratorial que permite integrar as autorizações dos convênios, os agendamentos poderão ser feitos em tempo recorde. Isso dá agilidade também ao fluxo de serviço dos colaboradores e contribui para melhorar a experiência do paciente no laboratório – que é um marcador importantíssimo em termos de satisfação e fidelização.

 

Falando em eficiência laboratorial, aproveite e confira esta checklist do que não pode faltar na hora de escolher um sistema inteligente para laboratórios!

 

2. Monitoramento dos envios de materiais laboratoriais

Muitos laboratórios funcionam em parceria com outras instituições para a realização de determinadas análises clínicas. Há instituições que, inclusive, terceirizam por completo as análises, sendo responsáveis somente pela coleta do material. Nesses casos, é fundamental fazer um monitoramento efetivo dos materiais encaminhados, de modo a garantir a segurança no processo de rastreio e a agilidade nos resultados.

Um sistema laboratorial eficiente auxilia nessa gestão por meio da organização de informações cruciais, como os locais para onde os exames serão encaminhados, considerando-se o custo-benefício do serviço e as especialidades técnicas envolvidas. O sistema consegue identificar, por exemplo, para qual laboratório é mais vantajoso enviar o material, fazendo a devida etiquetação prévia para agilizar a demanda e evitar falhas.

 

3. Organização do fluxo de exames e agilidade nos resultados

As análises laboratoriais envolvem diversas etapas e todas elas exigem cautela e eficiência no controle das amostras, de modo a garantir a rastreabilidade do processo. Isso significa registrar corretamente por onde cada item passou e quais alterações ocorreram, sempre visando a qualidade na análise e a liberação ágil do resultado.

Um bom sistema laboratorial conta com funcionalidades específicas que permitem liberar mais rapidamente os resultados considerados “normais”. Dessa forma, o fluxo de análise segue otimizado, pois somente o que for considerado fora dos padrões clínicos pré-determinados será enviado para análises mais criteriosas.

 

4. Interfaceamento e integração com outros dispositivos

Um sistema laboratorial deve estar 100% integrado com os equipamentos e demais dispositivos que fazem parte do processo desde o agendamento dos exames. O interfaceamento elimina a necessidade de transcrever dados de uma plataforma para outra, por exemplo, o que acelera o fluxo de tarefas da instituição e evita erros na liberação dos resultados.

Conheça o sistema laboratorial LIS da Pixeon

O sistema para gestão laboratorial (LIS) da Pixeon conta com diversos recursos para automatizar de vez os processos clínicos desde o atendimento inicial, garantindo a agilidade tanto na coleta quanto na entrega dos resultados pela internet. Além disso, mesmo as rotinas de laboratórios que trabalham com anatomia patológica e citopatologia são contempladas na solução.

O sistema também faz a rastreabilidade de todas as ações e modificações pelas quais a amostra passou, o que permite uma gestão estratégica dos dados com mais segurança para o processo. A tecnologia em nuvem promove economia e flexibilidade, evitando que informações relevantes se percam pelo caminho.

Todos esses benefícios se refletem no desempenho das equipes e favorecem a experiência do paciente, o que reforça a seriedade e a eficiência laboratorial nos serviços prestados. Portanto, se você deseja aprimorar os processos de análises clínicas na sua instituição, já sabe por onde começar. Conte com um sistema laboratorial especializado e transforme a experiência dos seus pacientes e colaboradores!

Não sabe se está no caminho certo? Faça nosso quiz e descubra qual é o grau de eficiência do seu laboratório!

Sistema laboratorial: como ter mais eficiência e produtividade

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *