COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Fluxo de trabalho para médicos: como organizar a rotina com um sistema de gestão

Por Equipe Pixeon em 31 de março de 2022

fluxo de trabalho, Fluxo de trabalho para médicos: como organizar a rotina com um sistema de gestão

Para oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes, qualquer clínica precisa contar com maneiras eficientes de organizar o fluxo de trabalho. Na área da saúde, há uma infinidade de processos e atividades que devem estar perfeitamente orquestradas para que os resultados sejam positivos.

Sendo assim, um bom aliado nessas rotinas é um sistema de gestão que seja desenvolvido especialmente para apoiar a clínica nos processos do dia a dia e otimizar as atividades, garantindo um fluxo de trabalho organizado e uma maior produtividade dos profissionais.

Garantir um fluxo de trabalho otimizado é de extrema importância, uma vez que está diretamente relacionado a uma boa experiência do paciente.

Por exemplo, basta que o sistema de prontuário eletrônico esteja lento ou que os profissionais da equipe não estejam totalmente familiarizados para usar os recursos do sistema para que a experiência do paciente seja prejudicada.

Outro exemplo comum é quando há falhas nos processos internos de comunicação ou no registro de dados. Isso faz com que o paciente acabe tendo que repetir seu histórico várias vezes, gerando insatisfação.

Com um sistema de gestão eficiente, situações como essas deixam de acontecer, já que os dados do paciente são armazenados com segurança e podem ser facilmente encontrados pelos profissionais quando necessário.

Quer saber mais sobre como um sistema de gestão pode ajudar a otimizar o fluxo de trabalho dos médicos em uma clínica? Continue a leitura e fique por dentro!

Leia também: Pesquisa teleconsulta: a transformação no atendimento médico

Fluxo de trabalho para médicos: como organizar a rotina com um sistema de gestão

 

Organização do fluxo de trabalho com um sistema de gestão

Um sistema de gestão pode apoiar todas as fases do atendimento em uma clínica. Isso cria um fluxo de trabalho organizado e contribui para aumentar a produtividade dos profissionais. Afinal, com mais facilidade para encontrar dados e fazer análises, sobra mais tempo para dar atenção aos pacientes e oferecer um atendimento de mais qualidade e agilidade.

Para você entender melhor em quais funções o software para clínicas pode atuar para otimizar o fluxo de trabalho dos médicos, listamos a seguir algumas possibilidades.

 

Agendamento facilitado

Uma das funções de um sistema de gestão que mais facilita o dia a dia do fluxo de trabalho em uma clínica é o agendamento on-line. Sem dúvidas, é um recurso que traz mais praticidade e comodidade para os pacientes, além de possibilitar mais organização para a agenda dos médicos.

Um bom sistema de gestão é capaz de permitir que o próprio paciente faça o agendamento da sua consulta pela internet, tendo acesso à agenda dos profissionais disponíveis e escolhendo o horário que melhor atender à sua necessidade.

Dessa forma, é possível que ele realize o agendamento de consulta a qualquer hora do dia, inclusive em finais de semana e feriados, e sem depender de um atendente para isso. É uma maneira mais cômoda de marcar o seu atendimento, considerando as muitas atividades que as pessoas geralmente possuem no horário comercial.

Leia também: [E-book] Agendamento de consultas on-line: uma estratégia de marketing para clínicas

Fluxo de trabalho para médicos: como organizar a rotina com um sistema de gestão

 

Prontuário eletrônico do paciente (PEP)

Outra facilidade de um sistema de gestão específico para a área da saúde é o prontuário eletrônico do paciente, conhecido como PEP. Esse recurso permite que todos os dados importantes sobre o paciente sejam armazenados na nuvem, dispensando o uso de papéis para essa função.

É possível registrar todo o histórico de saúde do paciente, os medicamentos administrados, resultados de exames, além de seus dados pessoais, como documentos, endereço, telefone, data de nascimento etc.

Ter esses dados de forma on-line torna o trabalho dos profissionais da clínica muito mais fácil, evitando demora para encontrar informações, tão comum em instituições que ainda usam o prontuário físico.

 

Análise de indicadores

Clínicas que contam com um bom sistema de gestão também têm a vantagem de analisar indicadores para a melhoria contínua de processos na instituição.

Por exemplo, a partir de dados registrados na plataforma, é possível obter informações como o Tempo de Atendimento Total (TAT), que monitora o tempo total que a clínica leva para a realização de um atendimento. A partir desse indicador, a gestão pode identificar se há atrasos e onde eles estão ocorrendo para, então, estabelecer metas de otimização.

Outro indicador importante que é possível acompanhar com um sistema de gestão é o de glosas, que, se não houver um controle, podem levar a impactos relevantes para o faturamento da clínica.

Quando é feito um lançamento de material errado na conta do paciente ou uma configuração errada de tabela do convênio, por exemplo, a tecnologia facilita a identificação dos problemas e indica os ajustes necessários para a padronização de processos, permitindo que os gestores tenham agilidade nas análises e informações em tempo real.

Leia também: 9 indicadores hospitalares para melhorar a produtividade

 

Benefícios de utilizar um sistema de gestão para melhorar fluxo de trabalho

São inúmeros os benefícios de ter um sistema de gestão para auxiliar o fluxo de trabalho dos médicos. Entre eles, podemos citar que:

  • Melhora a produtividade;
  • Garante mais agilidade no atendimento;
  • Aumenta a satisfação do paciente;
  • Possibilita uma gestão mais estratégica a partir de dados extraídos do sistema.

Agora que você já conhece a importância de ter um software para clínicas médicas, entenda como ele também pode ser útil para ajudar a sua clínica a se manter em compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) acessando o nosso material:

LGPD nas instituições de saúde: recomendações de segurança e compliance para soluções na nuvem

Fluxo de trabalho para médicos: como organizar a rotina com um sistema de gestão

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *