COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Software para clínicas e policlínicas: recursos essenciais para uma gestão eficiente

Por Equipe Pixeon em 18 de maio de 2021

Se você administra clínicas, centros médicos e policlínicas, certamente é responsável por realizar várias atividades, desde o controle de contas até a negociação com convênios. Portanto, sabe o quanto é um trabalho que exige planejamento e organização. Por serem inúmeras tarefas, um software para clínicas e policlínicas sem dúvidas é um excelente auxílio.

software para clínicas

Isso porque pequenas falhas ou questões que são negligenciadas por parecerem insignificantes podem ser responsáveis por problemas financeiros enormes, prejudicando a qualidade no atendimento aos pacientes, o que nunca deve ser deixado de lado.

Além disso, quando o controle é falho, devido às atividades acumuladas, é comum acontecerem glosas. A falta de organização leva ao registro de informações de atendimentos da clínica que não batem com o registro no banco de dados do plano de saúde, por exemplo. Ou seja, mais chances de prejuízo para a instituição.

Sem um sistema eficiente e atualizado com as diferentes regras de convênio, esses problemas podem acontecer, exigindo uma solução com rastreabilidade automatizada. Mas as glosas são apenas a ponta de uma série de desafios para a gestão.

De fato, manter uma instituição bem organizada, com atendimentos realizados com agilidade, sem atrasos, erros ou glosas é um desafio para qualquer clínica de médio a grande porte.

Sendo assim, é fundamental que a administração estruture de forma adequada os fluxos e as rotinas de atendimento, com recursos e ferramentas que ajudem os colaboradores na execução das tarefas, alcançando mais praticidade e mais segurança.

Com um software para clínicas e policlínicas, o controle de dados e a execução de todas as atividades, da recepção à saída dos pacientes, se torna muito mais eficiente. Essa organização garante uma gestão clínica adequada, mantendo a credibilidade e o crescimento saudável da instituição.

Neste artigo, trouxemos alguns recursos para que você conquiste uma gestão realmente eficiente na sua instituição. Saiba como organizar os processos com um software para clínicas e policlínicas. Confira!

Como um software para clínicas e policlínicas potencializa o controle de dados e automatiza a gestão de processos

Um bom software para clínicas e policlínicas pode ser a solução para grande parte dos problemas que acontecem na instituição.

Todas essas dificuldades de processos desorganizados, informações desencontradas, dados difíceis de encontrar, falhas na comunicação entre setores, entre outras, podem ser resolvidas com um sistema específico.

Os processos de agendamento e atendimento, além das etapas pré-analíticas, analíticas e de pós-atendimento devem ser organizados, o que nem sempre é feito com um único sistema. Muitas instituições acabam usando várias soluções diferentes para evitar falhas e melhorar o desempenho dos colaboradores.

Contudo, a integração das ferramentas é imprescindível para uma gestão eficiente. Sem integração, os inúmeros softwares passam a ser responsáveis por perda de tempo e baixa produtividade.

Já quando são implementados softwares integrados e centralizados, que garantem informações em tempo real aos gestores, isso possibilita a identificação e a resolução imediata de vários problemas.

Confira os recursos que um software para clínicas e policlínicas pode oferecer e como eles auxiliam na gestão.

Recursos essenciais para gestão de clínicas e policlínicas

Rastreabilidade de dados

A possibilidade de rastrear dados é algo que torna a gestão clínica muito mais transparente, permitindo que a instituição tenha acesso às informações sempre que necessário.

O registro de dados é feito de maneira segura e possibilita fazer diversos tipos de busca, seja para processos do dia a dia ou para questões relacionadas a auditorias.

Controle financeiro 

O controle financeiro fica muito mais organizado e eficiente com um software para clínicas e policlínicas. As finanças da instituição podem ser geridas com automação, tornando os processos mais seguros e com menos riscos de falhas.

Leia também Como um sistema para clínicas pode trazer mais resultado financeiro?

Gestão de compras

Contar com um software específico para gestão de compras é essencial. Esse é um processo que necessita de planejamento de material e, para isso, precisa de todas as informações para decisões sobre compras.

Avaliar e buscar dados manualmente toma tempo demais da equipe e ainda torna o processo suscetível a erros. Com uma ferramenta adequada, é possível encontrar as medicações e demais insumos com melhores preços em diversos locais do país, gerir os prazos de entrega, assim como prazos de validade e outras informações importantes sobre os medicamentos. 

Indicadores de desempenho

Os softwares para clínicas e policlínicas registram informações sobre o tempo de espera do atendimento, tempo de consulta médica, prazo de conclusão dos exames, entre outros dados para analisar a qualidade do serviço.

Por exemplo, depois de realizar o atendimento, a instituição identifica as falhas e observa os pontos positivos do processo. É a partir dessas informações que a instituição tem condições de saber quais são as melhorias que precisam ser feitas.

O uso de um sistema garante que a instituição organize seus processos e saiba o que ainda precisa ser corrigido em cada um dos indicadores de desempenho que decidir acompanhar. Dessa forma, diversos problemas são resolvidos nas clínicas, como os retrabalhos e eventuais erros de comunicação.

Recursos de segurança e privacidade

Um software específico para clínicas é essencial para garantir a segurança e a privacidade de dados dos pacientes, ponto ainda mais relevante depois das exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Para saber mais, leia também este conteúdo:

Gestão clínica: como organizar os processos em todos os setores

gestão clínica
COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários