O que é controle de qualidade laboratorial? | Pixeon
COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

O que é controle de qualidade laboratorial?

Por José Roberto da Silva em 23 de outubro de 2019

O controle de qualidade laboratorial é uma boa prática e uma exigência da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Promulgado pela Resolução da Diretoria Colegiadas (RDC) 302, em 2015, define os requisitos para que um laboratório ou posto de coleta, público ou privado, realize exames de patologia, análises clínicas e citologia.

controle de qualidade laboratorial

A legislação padroniza critérios sanitários para o atendimento em laboratórios e emissão de alvarás. As empresas que cumprem com essa norma garantem a segurança e qualidade do atendimento para seus pacientes. 

Neste artigo você vai entender melhor o que é o controle de qualidade laboratorial e como é o seu processo. Acompanhe!

O que é o controle de qualidade laboratorial?

O controle de qualidade laboratorial é um conjunto de ações que visam proporcionar maior segurança, eficiência e qualidade para a coleta de exames. 

Uma série de parâmetros são utilizados para medir o nível da qualidade de um serviço laboratorial, bem como para garantir a segurança dos pacientes e evitar erros nos resultados clínicos. A seguir, você vai conhecer alguns dos processos que são utilizados para garantir o controle de qualidade laboratorial. 

Como fazer o controle de qualidade laboratorial e garantir a eficiência dos processos?

Calibragem dos equipamentos

Antes de iniciar a rotina no laboratório, um profissional coloca o kit reagente em cada equipamento para aferi-lo. Esse kit reagente funciona como um material real de exame, cujo resultado já é conhecido, e é utilizado para testar a precisão do aparelho, garantindo que os resultados de exames feitos naquele dia saiam corretos. 

Certificações e programas de acreditação de controle de qualidade laboratorial

As acreditações na área da saúde atestam e reconhecem a qualidade dos serviços de clínicas e laboratórios. Para chegar essas qualificações, além de se manter dentro da legislação brasileira, é necessário ter uma rotina diária de controle de qualidade de todos os equipamentos e dependências do laboratório.

Outras variáveis também podem influenciar na alteração de um resultado, como a temperatura de uma sala ou iluminação. Um sistema de gestão capaz de identificar alterações de resultados e organizar a rotina de controle de qualidade, evita que se realize exames em equipamentos que não estão calibrados, bloqueando resultados de exames que estejam fora do padrão.

Assim, é possível garantir a credibilidade do serviço prestado ao paciente, evitando transtornos e auxiliando na conquista das certificações.

Validação de dados do paciente

O erro de identificação de dados de um paciente pode gerar grandes transtornos para uma instituição de saúde. Por esse motivo, a validação das informações do paciente devem ser feitas com rigor. 

O LIS, da Pixeon, ajuda o laboratório a realizar o cadastro correto do paciente e fazer a devida identificação dos tubos e compartimentos de amostras recolhidas. 

solucao para gestao de laboratorios

Interfaceamento de resultados

O interfaceamento dos resultados ajuda a aumentar a segurança no laboratório. Com um sistema digital, as informações sobre os exames que serão realizados pelo paciente, são encaminhadas de forma automática para os profissionais que farão a coleta. 

Além de proporcionar agilidade, evita-se confusões na hora da coleta, apresentando ao usuário os exames cadastrados em conformidade com o pedido médico.   

Indicadores de desempenho

Outra forma de fazer o controle de qualidade laboratorial é por meio dos Benchmarking dos indicadores de desempenho laboratorial. Nesse processo, os laboratórios procuram outras instituições, com altos níveis de qualidade, para comparar e aprimorar seus resultados. Para isso, a instituição precisa identificar quais são os pontos que precisam ser melhorados em seus processos e gestão. 

A partir de indicadores de desempenho, o laboratório consegue identificar seus pontos fortes e aqueles que precisam ser aprimorados. O levantamento dessas informações deve ser ágil e detalhado, reunindo o máximo de informações possíveis. A tecnologia é fundamental nessa tarefa, pois permite a captura dos dados com maior efetividade e em menor tempo.

Em resumo…

O uso da tecnologia será fundamental para qualquer processo do controle de qualidade laboratorial. Com ferramentas digitais os laboratórios têm suas atividades integradas, reduzindo o tempo de atendimento, aumentando a segurança das informações dos pacientes e conseguindo reunir os dados necessários para analisar o desempenho dentro da instituição.

Investir em um sistema que auxilie no controle de qualidade dos resultados só traz benefícios ao seu laboratório. Caso tenha interesse em saber mais ou tenha dúvidas sobre o assunto, entre em contato com nossa equipe de especialistas e conheça mais sobre nossas soluções.

Leia também:

Publicado originalmente 7 de junho de 2017.

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Inovação em saúde: hospital 4.0, IA, e outras tendências

Inovação em saúde: hospital 4.0, IA, e outras tendências

A inovação em saúde está evoluindo em diferentes aspectos. A relação com a tecnologia tem proporcionado resultados substanciais no desenvolvimento de soluções avançadas para que a identificação de doenças seja feita de forma ainda mais rápida, assim como a cura […]

Quiz para clínicas: quais os diferenciais da sua instituição?

Quiz para clínicas: quais os diferenciais da sua instituição?

Oferecer um atendimento humanizado não deveria ser um diferencial das clínicas de saúde. Entretanto, a escassez desse fator tão fundamental tem feito com que algumas clínicas se destaquem por pensar no paciente de forma humana. Você sabe quais são os diferenciais que destacam a sua organização? Descubra no quiz para clínicas.

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias