COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Como ser mais ágil no envio de amostras laboratoriais?

Por Pixeon em 4 de janeiro de 2024

Trabalhar de forma ágil sem abrir mão da qualidade é um grande desafio para os laboratórios de análises clínicas. O envio de amostras, por exemplo, demanda uma logística criteriosa para não colocar em risco a segurança dos envolvidos nem comprometer o rigor dos resultados.

Neste conteúdo, falaremos sobre a importância do envio adequado das amostras e daremos dicas de como otimizar essa tarefa para ganhar agilidade sem perder eficiência no processo. Vamos lá!

 

A importância do cuidado no envio de amostras

Como estamos falando de transporte de material biológico, todo cuidado é pouco para o manuseio das amostras e encaminhamento pelas empresas de transporte. Não à toa, os procedimentos para o envio estão minuciosamente descritos na RDC 20 da Anvisa.

Essa resolução contém os padrões sanitários que devem ser seguidos para que o envio das amostras não apresente risco à saúde dos envolvidos. Afinal, o material biológico pode ser infeccioso.

Além disso, a importância de fazer o envio corretamente tem total relação com a qualidade e precisão técnica dos resultados. Isso porque os materiais dependem de uma conservação adequada para que suas propriedades sejam devidamente mantidas.

Será que o seu laboratório tem trabalhado de maneira correta? Faça nosso quiz e descubra qual o grau de eficiência da sua instituição!

 

Como agilizar o envio de amostras laboratoriais

O primeiro passo para ganhar velocidade no envio das amostras é conhecer a fundo os cuidados sanitários definidos na Resolução da Anvisa. Esse conhecimento é essencial para que as equipes saibam o que fazer para manter a estabilidade do material, pois é isso que vai garantir a liberação de resultados confiáveis.

A seguir, listamos outras dicas que favorecem o processo de envio de amostras laboratoriais, otimizando o tempo das equipes e proporcionando um serviço de excelência aos pacientes.

Identifique corretamente as amostras

Identificar as amostras de forma confiável é fundamental para evitar falhas durante o transporte. Se não houver critérios claros para essa identificação, os materiais podem acabar desorganizados em meio às cargas.

Isso é ruim não só porque atrasa o encaminhamento das amostras, mas também porque pode gerar erros graves, como troca de informações e entregas equivocadas aos pacientes. Como consequência, além de o laboratório perder credibilidade e confiança, ainda haverá prejuízo financeiro relacionado às recoletas e ao retrabalho.

Utilize  recipientes adequados

O cuidado com os recipientes é outro ponto decisivo para que o envio das amostras ocorra sem transtornos. Esses recipientes precisam ser escolhidos de maneira rigorosa, considerando-se o tipo de transporte (viário ou aéreo, por exemplo) e os materiais armazenados.

Esses cuidados são imprescindíveis para evitar contaminação ou mesmo a perda do material das amostras. Portanto, muita atenção às embalagens, recipientes e demais instrumentos utilizados no transporte.

Considere o risco de imprevistos

Imprevistos acontecem e é muito importante estar preparado para lidar com eles sem estresse e, sobretudo, sem prejuízo. Por mais rigoroso que tenha sido o processo de envio das amostras, pode acontecer algum acidente que comprometa a logística do transporte ou gere danos na carga.

Nessas situações, o mais viável a se fazer é definir um acordo prévio entre as partes – laboratório e empresa de transporte – estabelecendo quais são as medidas de biossegurança que devem ser adotadas e quem se responsabiliza por elas no caso de imprevistos.

Conte com apoio tecnológico

Os avanços tecnológicos revolucionaram uma série de processos na gestão laboratorial. O envio de amostras é um exemplo disso. Hoje em dia, é possível contar com softwares especializados que fazem o rastreamento completo do transporte. Assim, dá para acompanhar a carga remotamente e saber se tudo chegou corretamente ao destino.

Inclusive, de acordo com a RDC 20 da Anvisa, é dever do transportador estar atento à infraestrutura necessária para o transporte correto do material biológico. A empresa não pode se negar a utilizar os sistemas que permitem a rastreabilidade, portanto, trata-se de um esforço conjunto das partes envolvidas para que o envio das amostras se dê de forma eficaz de ponta a ponta.

Nesse processo, todos saem ganhando: o laboratório mantém o nível de credibilidade dos procedimentos, as transportadoras realizam um trabalho de qualidade e os pacientes terão seus resultados entregues com total confiança e máxima agilidade.

Sobre a Pixeon  

Pixeon é a empresa brasileira com o maior portfólio de softwares para o mercado de saúde. 

Nossas soluções atendem laboratórios, hospitais, clínicas e centros de diagnóstico por imagem, tanto em gestão (LIS, HIS, CIS e RIS), quanto no processo diagnóstico (Interfaceamento laboratorial e PACS para radiologia), garantindo mais desempenho e gestão de alta performance em instituições de saúde. 

Nosso sistema de gestão para medicina diagnóstica, Pixeon Korus, atende quase 2 milhões de pacientes e processa mais de 9 milhões de exames anualmente. 

Já são mais de 3 mil clientes no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia que confiam nas nossas tecnologias.  

Ainda não sabe qual sistema escolher para o seu laboratório? Solicite um contato comercial e surpreenda-se com tudo que nosso sistema de gestão laboratorial é capaz!

 

 

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *