O que é e como obter a Acreditação Laboratorial? Saiba no artigo
COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

O que é e como obter a Acreditação Laboratorial?

Por Jessica Spada em 25 de junho de 2019

A acreditação laboratorial é um processo de avaliação da qualidade dos serviços e dos exames realizados em um laboratório. Por meio delas, as unidades podem aperfeiçoar processos, identificar falhas e ampliar cada vez mais o cuidado e a segurança com os pacientes. Assim, os laboratórios também podem otimizar processos e instituir boas práticas para garantir a eficiência da organização.

As normas para análise dos laboratórios brasileiros por instituições acreditadoras são coordenadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), fundada em 1999.  Entre os principais programas avaliadores estão o DICQ (Departamento de Inspeção e Controle de Qualidade), a norma PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos) e a própria ONA. Juntas essas organizações formam o Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA).

acreditação laboratorial

De modo objetivo, para obter a acreditação é necessário entrar em contato com alguma dessas instituições e passar por uma série de análises, que levam em conta as diferentes etapas de atendimento e realização dos processos no laboratório. Vale destacar que a obtenção da acreditação laboratorial é um processo voluntário, e que traz inúmeros benefícios para a organização. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre as acreditações laboratoriais. 

Qual a importância da acreditaçăo laboratorial para o paciente?

A acreditação laboratorial garante a qualidade dos serviços realizados pela instituição, sendo um instrumento essencial para ampliar a segurança do paciente e atestar a credibilidade dos resultados dos exames. A instituição que obtém a acreditação pode destacar este compromisso, se diferenciando no mercado e atraindo cada vez mais clientes. 

Ademais, a acreditação laboratorial também é importante para os médicos, que têm maior segurança dos resultados e análises realizadas – evitando o retrabalho e a desconfiança dos dados apresentados.

Como obter a acreditação laboratorial?

Para obter uma acreditação laboratorial, as instituições devem preparar as equipes e cumprir com os diferentes critérios de avaliação, que podem envolver desde a avaliação dos elementos do laboratório até o acompanhamento de indicadores. Na prática, para obter a acreditação laboratorial é preciso garantir um sistema capaz de proporcionar uma melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados e atender aos requisitos das normas. Esse processo demanda a mudança da cultura organizacional e a ampliação do controle de qualidade laboratorial com o uso ferramentas digitais.

O uso de sistemas nos laboratórios, possibilita uma gestão completa e eficaz da rotina dinâmica e complexa dos laboratórios. Garantindo maior controle dos processos realizados e dos resultados que possam apresentar falhas. Dessa forma, as ferramentas digitais nos laboratórios atendem com excelência todas as necessidades da instituição e proporcionam máxima produtividade. Além, de auxiliar no cumprindo dos critérios de avaliação e normas para acreditação laboratorial.

Além das ferramentas para gestão laboratorial, outro processo essencial para ampliar a qualidade dos serviços prestados e a segurança dos pacientes nos laboratórios é o acompanhamento de indicadores de benchmarking. Com a comparação de dados de outras instituições, os laboratórios também podem identificar falhas e processos a serem otimizados. Acesse o eBook a seguir, e saiba como o Benchmarking dos indicadores de desempenho potencializa a gestão organizacional dos laboratórios, impulsionando a obtenção das acreditações e certificações laboratoriais. 

Acompanhe o Blog da Pixeon e saiba mais informações sobre as acreditações para laboratórios e conheça outros processos e tecnologias para otimizar a gestão. Recomendamos ainda, a leitura dos seguintes materiais: 

Se tiver alguma dúvida sobre as acreditações laboratoriais ou sobre ferramentas digitais para laboratórios, deixe um comentário ou entre em contato conosco.

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias