COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

O que é e como obter a Acreditação Laboratorial?

Por Equipe Pixeon em 25 de abril de 2024

O processo de obtenção da Acreditação Laboratorial está relacionado a melhorias contínuas na gestão institucional. Quando os procedimentos internos estão bem estruturados, o fluxo de trabalho fica otimizado, os resultados de exames são mais seguros e as equipes se mantêm sempre alinhadas.

Nesse cenário, as acreditações laboratoriais podem ser importantíssimas do ponto de vista da credibilidade da instituição, pois atesta a eficiência dos serviços prestados e a confiabilidade do laboratório.

Quer saber mais a respeito? Continue a leitura, entenda o que é a Acreditação Laboratorial e veja 3 dicas para acelerar o processo de obtenção.

O que é acreditação laboratorial

A Acreditação Laboratorial é um processo de avaliação da qualidade dos serviços e dos exames realizados em um laboratório. Por meio das acreditações, as unidades podem aperfeiçoar processos, identificar falhas e ampliar cada vez mais o cuidado e a segurança com os pacientes.

Assim, os laboratórios também conseguem otimizar processos e instituir boas práticas para garantir a eficiência da organização, tendo em vista que os padrões de qualidade estarão mais claros para todos os membros da equipe.

As normas para análise dos laboratórios brasileiros por instituições acreditadoras são coordenadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), fundada em 1999.  Entre os principais programas avaliadores estão o DICQ (Departamento de Inspeção e Controle de Qualidade), a norma PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos) e a própria ONA. Juntas, essas organizações formam o Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA).

De modo objetivo, para obter a acreditação é necessário entrar em contato com alguma dessas instituições e passar por uma série de análises, que levam em conta as diferentes etapas de atendimento e realização dos processos no laboratório.

Vale destacar que a obtenção da Acreditação Laboratorial é um processo voluntário, que traz inúmeros benefícios para a organização. O principal deles é o ganho de credibilidade institucional, o que consequentemente melhora o relacionamento com os pacientes e impulsiona a fidelização.

Qual a importância da Acreditação Laboratorial para o paciente?

A Acreditação Laboratorial garante a qualidade dos serviços realizados pela instituição, sendo um instrumento essencial para ampliar a segurança do paciente e atestar a confiabilidade dos resultados dos exames.

A instituição que obtém a acreditação pode destacar este compromisso, se diferenciando no mercado e atraindo cada vez mais clientes.

Ademais, a Acreditação Laboratorial também é importante para os médicos, que passam a contar com mais segurança e precisão nos resultados e análises realizadas. Isso evita que as equipes tenham retrabalho ou que os pacientes fiquem desconfiados.

 

3 dicas para conseguir a Acreditação Laboratorial

 

Vamos agora a 3 dicas práticas para otimizar processos internos e acelerar a conquista da acreditação.

 

1. Capacite sua equipe e mantenha o time alinhado

Para obter uma Acreditação Laboratorial, as instituições devem preparar as equipes e cumprir com os diferentes critérios de análise, que podem envolver desde a avaliação dos elementos do laboratório até o acompanhamento de indicadores.

O ideal é contar com um sistema inteligente capaz de proporcionar uma melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados, de modo a atender aos requisitos das normas. Esse processo demanda a mudança da cultura organizacional da empresa, estimulando o uso de ferramentas digitais.

No entanto, isso exige treinamento específico e capacitação das equipes para que possam explorar ao máximo os benefícios das novas ferramentas, incorporando-as sem dificuldade à rotina laboratorial.

 

2. Invista em sistemas de gestão modernos e inteligentes

O uso de sistemas inteligentes nos laboratórios possibilita uma gestão completa e eficaz da rotina dinâmica das instituições de saúde. Com o auxílio desses recursos, o fluxo de trabalho fica mais organizado e as chances de erros administrativos ou operacionais diminuem consideravelmente.

As ferramentas digitais nos laboratórios permitem trabalhar com excelência, atendendo a todas as necessidades da instituição e proporcionando máxima produtividade. Isso é importantíssimo no cumprimento dos critérios de avaliação e das normas exigidas para a Acreditação Laboratorial.

 

3. Acompanhe os indicadores de benchmarking

Além das ferramentas para gestão laboratorial, outro processo essencial para ampliar a qualidade dos serviços prestados e a segurança dos pacientes nos laboratórios é o acompanhamento de indicadores de benchmarking.

Com a comparação de dados de outras instituições, os laboratórios também podem identificar falhas e processos a serem otimizados. Assim, o gestor consegue corrigir os gargalos e manter o laboratório devidamente preparado para receber as acreditações.

Será que você está no caminho certo? Faça nosso quiz e descubra qual é o grau de eficiência do seu laboratório!

 

Sobre a Pixeon  

Pixeon é a empresa brasileira com o maior portfólio de softwares para o mercado de saúde. 

Nossas soluções atendem laboratórios, hospitais, clínicas e centros de diagnóstico por imagem, tanto em gestão (LIS, HIS, CIS e RIS), quanto no processo diagnóstico (Interfaceamento laboratorial e PACS para radiologia), garantindo mais desempenho e gestão de alta performance em instituições de saúde. 

Nosso sistema de gestão para medicina diagnóstica, Pixeon Korus, atende quase 2 milhões de pacientes e processa mais de 9 milhões de exames anualmente. 

Já são mais de 3 mil clientes no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia que confiam nas nossas tecnologias.  

Ainda não sabe qual sistema escolher para o seu laboratório? Solicite um contato comercial e surpreenda-se com tudo que nosso sistema de gestão laboratorial é capaz!

 

 

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *