COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Dicas de como montar um laboratório de análises clínicas

Por Pixeon em 26 de janeiro de 2023

Montar ou expandir um laboratório de análises clínicas requer muito mais do que um planejamento estratégico. É claro que se planejar é fundamental, mas contar com um suporte tecnológico também é imprescindível para se manter competitivo diante da concorrência.

Afinal, vivemos na era da saúde 5.0, na qual a organização interna, o controle de qualidade e a excelência nos serviços prestados são os grandes diferenciais para a instituição obter sucesso no mercado. Para aprimorar esses quesitos, o apoio de ferramentas inteligentes é crucial.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo que traz dicas valiosas de como montar um laboratório de análises clínicas, incluindo desde a definição do plano de negócios até as ferramentas necessárias para uma gestão eficaz. Continue a leitura e veja o que não pode faltar nesta jornada!

 

Como montar um laboratório de análises clínicas?

A primeira coisa que o gestor precisa priorizar ao montar um laboratório de análises clínicas é a obtenção dos alvarás e licenças obrigatórias para o funcionamento legal da instituição.

Cada cidade possui regras específicas, portanto, esteja atento ao que deve ser feito junto à Prefeitura do seu município. Em linhas gerais, os documentos mais comuns são o CNPJ, o alvará municipal, o registro no Corpo de Bombeiros e a licença sanitária.

Depois desse primeiro passo, é hora de elaborar o planejamento estratégico do negócio a partir da definição de parcerias, recursos e equipamentos necessários. Além disso, outros pontos básicos, como uma localização de fácil acesso, também devem ser priorizados.

A seguir, vamos detalhar esses passos sobre como montar um laboratório de análises clínicas a partir de uma visão de negócios integrada ao bem-estar dos clientes.

Quer entender melhor como os softwares de gestão aprimoram a tomada de decisões na clínica? Baixe nosso e-book gratuito e saiba por que essas ferramentas contribuem com a cultura da inovação no laboratório!

Tenha um plano de negócios detalhado

O plano de negócios está relacionado às práticas de gestão e administração que devem ser seguidas para manter a empresa legalizada no âmbito fiscal e jurídico. Os itens básicos desse plano incluem a definição de diretrizes como:

  • Missão, visão e valores do negócio;
  • Descrição completa dos serviços que a instituição oferece;
  • Análise dos concorrentes diretos e do mercado em geral;
  • Avaliação dos fornecedores parceiros;
  • Planejamento das ações de Marketing;
  • Definição clara do setor financeiro.

Todos esses itens são importantíssimos não só do ponto de vista do cumprimento das legislações vigentes, mas também porque promovem a organização dos processos internos para uma gestão eficiente. Tudo isso, é claro, resulta em uma prestação de serviços de mais qualidade, refletindo na satisfação dos pacientes e, consequentemente, no posicionamento da instituição no mercado.

Faça parcerias com os planos de saúde

Quando se pensa em como expandir ou montar um laboratório de análises clínicas, o cadastramento da instituição no Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos primeiros passos que os gestores consideram. Afinal, isso ajuda na divulgação do negócio e na atração da comunidade local para usufruir dos serviços. Até porque a minoria das pessoas pode pagar confortavelmente pelos atendimentos particulares no laboratório.

Ainda do ponto de vista mercadológico, também é importantíssimo priorizar as parcerias com as operadoras de saúde para que o negócio se expanda também para outros públicos. 

Como sabemos, os planos de saúde têm uma abrangência ampla na maioria das cidades brasileiras. Esteja atento às operadoras mais efetivas na sua localidade e busque estabelecer parcerias com essas instituições.

Escolha uma localização estratégica

A localização do laboratório de análises clínicas é um ponto decisivo para o sucesso do negócio. Se você escolher um local somente pensado no fator econômico – para não arcar com um valor de locação elevado, por exemplo – pode ser que o lugar seja remoto para a parcela de pacientes que você pretendia atingir em seu plano de negócios. 

Nesse sentido, ao escolher a localização, o mais interessante é pensar em termos de custo-benefício

Para tanto, é preciso considerar aspectos que vão além do valor do imóvel, priorizando quesitos como a facilidade de acesso (inclusive por transporte público), a presença de rotas alternativas de trânsito, o perfil do consumidor da comunidade, a proximidade com outras instituições de saúde (hospitais, clínicas), entre outros aspectos relevantes para a consolidação de um público cativo.

Também é importantíssimo avaliar o local em termos de infraestrutura disponível. Afinal, isso também interfere diretamente na qualidade da oferta de serviços. Nesse sentido, avalie aspectos como: possibilidade de expansão, espaço reservado para carga e descarga, presença de estacionamento, entre outros fatores que favorecem a gestão interna e a experiência dos clientes.

Saiba quais equipamentos serão necessários

Os exames laboratoriais geralmente são divididos por departamentos, envolvendo as áreas de bioquímica, hematologia e imunologia. A escolha dos equipamentos dependerá do fluxo de trabalho em cada uma dessas áreas, mas, em linhas gerais, podemos citar alguns de uso frequente, como:

  • Microscópios;
  • Colorímetro;
  • Autoclave;
  • Contador diferencial de células;
  • pHmetro;
  • Centrífuga;
  • Placa aquecedora;
  • Destilador de água;
  • Cabine de segurança;
  • Balança;
  • Agitadores;
  • Pipetadores e pipetas.

Defina os serviços e profissionais do time

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exige que o laboratório de análises clínicas tenha um técnico responsável pelo empreendimento. Isso faz parte dos aspectos legislativos que falamos no início do conteúdo. Geralmente, os profissionais que assumem essa função são os bioquímicos, biomédicos, farmacêuticos ou médicos patologistas.

Profissionais com formação técnica também poderão responder pela empresa, desde que tenham a devida capacitação comprovada na área. 

Além do técnico responsável, a equipe deve conter ao menos dois auxiliares de laboratório e dois atendentes. Um profissional encarregado de serviços gerais e outro que faça os serviços administrativos também compõem a força-tarefa necessária para o dia a dia de trabalho no laboratório.

Quanto aos serviços prestados pelo time de atendimento e análise, fazem parte da rotina a coleta das amostras de sangue, a avaliação de exames de urina, fezes e outros tantos procedimentos que podem ser contemplados pelo laboratório. Já a parte administrativa inclui basicamente o registro dos pacientes, a comunicação com os planos de saúde e a gestão de faturamento.

Conte com um software de gestão otimizada

O controle das tarefas administrativas é um dos aspectos-chave quando se trata de como montar um laboratório de análises clínicas. Sabemos que essas tarefas envolvem certa burocracia e, por isso, demandam atenção e dedicação extra do gestor e demais profissionais envolvidos.

Nesse âmbito, destacamos a tecnologia como uma das grandes aliadas da gestão otimizada. Hoje em dia, com os avanços trazidos pela transformação digital, já existem diversos softwares capazes de gerenciar as demandas do laboratório a partir de uma base de dados centralizada e de fácil acesso.

Essa base inclui tanto os registros dos próprios pacientes – de modo a agilizar o atendimento e a entrega dos resultados – quanto os indicadores laboratoriais. Trabalhar com a confiabilidade desses dados é fundamental para fazer uma gestão assertiva, corrigindo gargalos e ajustando a rotina sempre que necessário.

Assim, os processos decisórios ficam mais racionais e menos intuitivos. Isso favorece não só o fluxo de trabalho e o rendimento das equipes, mas, sobretudo, os serviços prestados aos pacientes. Afinal, uma rotina de trabalho fluida, organizada e guiada por informações sólidas se reflete na agilidade dos procedimentos e na qualidade do atendimento.

Outro diferencial das ferramentas inteligentes está relacionado à produtividade dos colaboradores no laboratório. Isso porque os softwares especializados automatizam uma série de tarefas que antes eram manuais e repetitivas, a exemplo da elegibilidade, agendamento e acompanhamento dos pacientes.

Assim, é possível evitar erros clássicos como cadastros duplicados e outras falhas de comunicação que poderiam comprometer os registros e até dificultar a entrega dos resultados. Entre outras vantagens relacionadas à automação de tarefas e organização do fluxo de trabalho podemos citar:

  • Melhoria no controle administrativo e financeiro;
  • Base de dados unificada e de fácil acesso;
  • Segurança das informações dos pacientes;
  • Suporte dos indicadores para a tomada de decisões;
  • Fluidez na rotina corporativa e gestão otimizada;
  • Atendimentos mais eficientes e humanizados;
  • Mais rapidez na entrega dos resultados de exames;
  • Melhor experiência possível para o paciente.

Com tantas funcionalidades e benefícios, não é difícil compreender porque é tão importante contar com um software de gestão estratégica ao montar o laboratório de análises clínicas. Assim, você consegue aliar os dois pontos mais importantes para manter o negócio competitivo: organização dos processos internos e satisfação dos clientes.

Quer saber mais sobre o assunto? Então aproveite e veja a checklist do que você precisa considerar na hora de buscar um sistema de gestão inteligente para o seu laboratório!

Dicas de como montar um laboratório de análises clínicas

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Uma resposta para “Dicas de como montar um laboratório de análises clínicas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *