COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Triagem laboratorial: o que é e qual a sua importância?

Por Pixeon em 2 de novembro de 2023

Os departamentos de coleta e triagem laboratorial exigem muita atenção nas instituições de saúde. Afinal, esse processo é responsável por definir prioridades no setor e evitar falhas operacionais que poderiam comprometer a confiabilidade dos resultados

Quer saber como fazer isso na prática? Continue a leitura e entenda a importância de automatizar a triagem laboratorial.

 

Por que automatizar a triagem de laboratórios?

Um processo de triagem nada mais é do que classificar itens conforme determinadas características. Essas categorias geralmente identificam grupos de coisas definidas por sua importância e/ou urgência.

No caso dos hospitais, por exemplo, as equipes médicas definem padrões de triagem para saber quais quadros clínicos devem receber a prioridade de atendimento – como as urgências e emergências.

Já no caso da triagem laboratorial, essa tarefa está relacionada às prioridades da coleta e do transporte das amostras para análises mais específicas. Quanto mais criterioso for esse processo, maior será o controle de qualidade das amostras e, por consequência, a confiabilidade dos resultados.

Para colocar isso em prática, é essencial automatizar o processo de triagem laboratorial. Hoje em dia, existem ferramentas especializadas que fazem essa tarefa a partir de mecanismos integrados. Isso permite que as amostras sejam etiquetadas de forma automática, sem o risco de falhas humanas no preenchimento de dados ou no transporte dos materiais.

O seu laboratório trabalha com esses mecanismos avançados? Aproveite e faça nosso quiz para avaliar o grau de eficiência do seu laboratório!

 

Impactos da triagem laboratorial na experiência do paciente

A seguir, reunimos algumas vantagens da triagem laboratorial que aprimoram a jornada clínica do seu paciente e o dia a dia dos colaboradores da instituição.

Maior controle de dados dos pacientes e das informações internas

A automação de processos nos laboratórios de análises clínicas é essencial não só para dar agilidade aos atendimentos, mas também para controlar o extenso fluxo de informações que circulam diariamente na instituição.

Manter esse controle é primordial para compreender a fundo os quadros clínicos de cada paciente e, assim, proporcionar um encaminhamento mais assertivo, personalizado e humanizado.

Do ponto de vista administrativo, o uso de sistemas inteligentes também é decisivo para eliminar falhas operacionais e eventuais prejuízos. Quando as amostras são identificadas automaticamente, por exemplo, evitam-se erros que poderiam levar a recoletas e retrabalho, o que geraria prejuízo financeiro e afetaria a credibilidade da instituição.

Equipes mais alinhadas, produtivas e engajadas

Como dissemos, o processo de triagem laboratorial é minucioso e exige um olhar atento das equipes. No entanto, sem o auxílio de softwares especializados, os colaboradores tendem a trabalhar de forma sobrecarregada com tarefas manuais.

Isso prejudica o foco e a concentração em demandas prioritárias, além de atrapalhar o alinhamento do grupo devido ao trabalho com uma base de informações soltas e desencontradas. Nesse sentido, fazer uma triagem guiada por ferramentas inteligentes é vantajoso tanto para a jornada do paciente quanto para a produtividade das equipes.

Agilidade nos atendimentos e na liberação de resultados

Sabemos que muitas demandas de um laboratório de análises clínicas exigem agilidade na liberação dos resultados, afinal, estamos falando de condições de saúde que podem demandar certa urgência nos tratamentos.

Um processo automático de triagem laboratorial influencia diretamente na realização das coletas e na liberação dos resultados. Como não haverá a necessidade de conduzir esses processos manualmente, as falhas humanas serão evitadas e os encaminhamentos ganharão máxima agilidade e confiabilidade.

Triagem X controle de qualidade laboratorial: qual a relação?

Lendo até aqui, você já percebeu que a triagem laboratorial tem uma relação direta com o controle de qualidade na instituição. Isso porque quanto mais rigoroso for o processo de triagem, mais eficiente será a condução dos exames, o encaminhamento das amostras e o processo de liberação dos resultados.

Como vimos ao longo do conteúdo, os sistemas inteligentes que automatizam a triagem laboratorial são indispensáveis para uma gestão efetiva e para um atendimento de excelência. Os recursos avançados dessas ferramentas proporcionam um trabalho preciso de identificação das amostras por meio de códigos de barras, com leitores para localizar cada coleta sem o risco de erro.

Em seguida, o próprio sistema inteligente sinaliza a quantidade de tubos necessários para cada coleta, faz o encaminhamento para o setor de triagem e realiza a aliquotagem para que cada tubo seja etiquetado conforme o exame que deverá ser feito a partir daquela amostra. Ou seja, a confiabilidade é garantida e a segurança do paciente também.

Gostou da ideia e quer saber mais a respeito? Veja como escolher um bom sistema para laboratório e automatize o quanto antes o processo de triagem na sua instituição!

Sobre a Pixeon  

Pixeon é a empresa brasileira com o maior portfólio de softwares para o mercado de saúde. 

Nossas soluções atendem laboratórios, hospitais, clínicas e centros de diagnóstico por imagem, tanto em gestão (LIS, HIS, CIS e RIS), quanto no processo diagnóstico (Interfaceamento laboratorial e PACS para radiologia), garantindo mais desempenho e gestão de alta performance em instituições de saúde. 

Nosso sistema de gestão para medicina diagnóstica, Pixeon Korus, atende quase 2 milhões de pacientes e processa mais de 9 milhões de exames anualmente. 

Já são mais de 3 mil clientes no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia que confiam nas nossas tecnologias.  

Ainda não sabe qual sistema escolher para o seu laboratório? Solicite um contato comercial e surpreenda-se com tudo que nosso sistema de gestão laboratorial é capaz!

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *