COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Tecnologia na medicina: 5 benefícios e ferramentas essenciais

Por Thiago Coutinho do Grupo Voitto em 5 de agosto de 2020

Desde que o mundo é mundo, a saúde do ser humano é alvo de estudos e pesquisas. O Médico tem como missão estudar o ser humano, doenças que o afligem, suas causas e formas de tratamento, combate e cura. Neste processo, o desenvolvimento e aplicação da tecnologia na medicina tem gerado inúmeros benefícios, desde o aumento da segurança para médico e paciente, até a maior eficiência e agilidade dos processos nas unidades de saúde.

Conheça a seguir 5 ferramentas e processos que proporcionam diferentes benefícios na medicina. Aproveite para anotar quais delas você pode usar no seu consultório, clínica, centro médico ou mesmo, aplicar no seu dia a dia. Confira! 

tecnologia na medicina, Tecnologia na medicina: 5 benefícios e ferramentas essenciais

Tecnologia na medicina: ferramentas essenciais para potencializar e otimizar processos

  1. Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)

O Prontuário Eletrônico do Paciente é uma ferramenta digital que faz o registro e armazenamento do histórico de saúde e demais informações de um paciente dentro de uma instituição.

No PEP do paciente, é essencial conter: a identificação, a anamnese (entrevista básica feita com o paciente), as hipóteses de diagnóstico, o diagnóstico final e os tratamentos realizados.

Um dos grandes benefícios do uso do PEP é a integração entre todas as áreas de uma clínica ou unidade de saúde. Por meio dele é possível acessar as informações do histórico de saúde do paciente e incluir novas informações, evitando o uso de prontuários físicos que podem se perder ou ter problemas para leitura — além de evitar desperdícios com papéis e o uso do armazenamento físico.

Outra vantagem é que o PEP otimiza o agendamento de consultas, economiza tempo e melhora a qualidade e a agilidade do atendimento, melhorando assim, a satisfação do paciente.


Leia também Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP): vantagens para o atendimento e gestão de pacientes

  1. Realidade Virtual

Pode ser que a Realidade Virtual ainda pareça coisa de filme para muitos, mas já se trata de uma “realidade” presente no nosso dia a dia e em uso nas mais diversas áreas de conhecimento.

Na medicina, a Realidade Virtual vem sendo cada vez mais utilizada e a ferramenta tem se mostrado uma aliada muito poderosa.

A Realidade Virtual é a criação de um ambiente digital. Por meio de dispositivos e de recursos visuais, táteis e auditivos, uma pessoa é inserida neste ambiente para experienciar determinada situação.

Sendo assim, esta poderosa ferramenta é utilizada desde o treinamento de médicos (que podem se ver fazendo uma cirurgia, sem riscos à um paciente real) até o tratamento de fobias, transtorno de estresse pós-traumático e desenvolvimento da cognição social.

Saiba também como a Inteligência Artificial na saúde pode transformar a jornada dos pacientes

  1. Telemedicina

A Telemedicina define-se pela prestação de serviços médicos mediados por tecnologias de saúde digital, que só são possíveis por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Apesar de ser um assunto polêmico, fato é que a Telemedicina pode contribuir de várias formas para a sociedade atual. Vamos entender como esta tecnologia beneficia a medicina?

A Telemedicina facilita o atendimento e diagnóstico de pacientes de diversas modalidades médicas. Por meio dessa modalidade torna-se possível realizar consultas, prescrever e agilizar tratamentos, superando distâncias e outros obstáculos. Isso permite também que cuidados médicos especializados cheguem em localidades onde, até então, não chegavam.

Outra vantagem é que a Telemedicina ajuda na diminuição do tempo de espera e da aglomeração em hospitais que, além de tomar tempo, pode causar o contágio por doenças.

No Brasil, a Telemedicina foi usada apenas para assistência, educação e pesquisa em saúde até 2020. A partir de então, devido a pandemia do Coronavírus, a Telemedicina foi liberada temporariamente no Senado para tentar conter os avanços da doença, e deve permanecer a longo prazo.

Leia também Sistema para teleconsulta: vantagens e cuidados necessários

Tecnologia na medicina: 5 benefícios e ferramentas essenciais
  1. IoT na medicina

Junto com a telemedicina e a realidade virtual, outra tecnologia na medicina que se torna cada vez mais comum é a Internet das Coisas (IoT, Internet of Things). O termo se refere a conexão que objetos cotidianos passam a ter com a internet, reunindo e transmitindo dados. Mas você sabia que o IoT está presente também na medicina? É isso mesmo que acabou de ler!

Essa tecnologia na medicina atua a partir da integração digital de dispositivos médicos de maneira que haja uma troca de informações sobre os pacientes e suas doenças. Além disso, a IoT traz o armazenamento automático na nuvem, maior eficiência na prevenção de doenças (com dispositivos que coletam dados do paciente em tempo real), melhor interatividade com o paciente, entre outros benefícios.

  1. Gestão e Marketing na medicina

Outros avanços trazidos por tecnologias e metodologias para a medicina aconteceram nas áreas de gestão e marketing.

No momento de escolher qual carreira seguir, são muitos os médicos que decidem empreender. Seja uma clínica própria ou qualquer outro tipo de empreendimento médico, nesse momento, o médico precisa se mostrar tão bom na gestão de um negócio quanto na sua profissão de formação.

Para isso, atualmente existem diversas ferramentas de gestão para clínicas médicas. Estas ferramentas vão desde a gestão financeira até a gestão de tarefas.

E, de que adianta a realização das tarefas citadas sem clientes e pacientes? Para isso, o médico deve desenvolver e estruturar a estratégia de marketing de sua clínica

Quer conhecer as estratégias citadas acima?

O Grupo Voitto, a maior escola de gestão do país, preparou para você, que quer aprender mais sobre gestão direcionada a medicina, o Ebook de Gestão para Médicos que você pode baixar gratuitamente clicando no botão abaixo:

Com ele você vai aprender 3 fatores que todo médico deve saber: como gerir seu consultório, seu tempo e suas finanças.


Tecnologia na medicina: 5 benefícios e ferramentas essenciais

Sobre o autor

Thiago Coutinho é fundador do Grupo Voitto, Engenheiro de Produção, mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma. Atualmente é mentor de empresas e se dedica a frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola online de negócios do Brasil.  

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *