COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Inteligência artificial na saúde para transformar a jornada do paciente

Por Equipe Pixeon em 21 de março de 2024

A inteligência artificial na saúde tem sido usada como um recurso tecnológico para ampliar o potencial e a capacidade dos profissionais da área, otimizando o atendimento aos pacientes e aumentando a eficiência nos serviços prestados.

Algumas tecnologias já estão sendo aplicadas com o objetivo de aprimorar a rotina dos profissionais e liberar o tempo para que possam focar sua atenção na assistência ao paciente.

Hoje, a inteligência artificial na saúde tem funcionado principalmente como uma ferramenta de apoio aos profissionais e otimização de processos.

Além disso, têm sido comuns notícias que envolvam a inteligência artificial que apoiam o diagnóstico de doenças, iniciativas para gerar economia com cuidados de saúde, técnicas robóticas para reduzir complicações cirúrgicas, tecnologias para diminuir o tempo de permanência dos pacientes no hospital após a cirurgia, entre outros temas pertinentes.

O uso do ChatGPT na saúde também promete ser uma tendência, principalmente em áreas de apoio. Neste conteúdo, falaremos dessas e outras evoluções trazidas pela inteligência artificial no setor.

Continue a leitura e entenda como esses avanços aprimoram a jornada do seu paciente.

 

No que consiste a inteligência artificial na saúde?

O termo inteligência artificial (IA) refere-se à ciência e capacidade de programar habilidades cognitivas às máquinas e computadores.

Como em muitos filmes de ficção científica que assistimos, computadores dotados de IA são capazes de realizar tarefas antes apenas desempenhadas pelo cérebro humano. E a cada dia nos aproximamos ainda mais dessa realidade. Inclusive na utilização da inteligência artificial na saúde.

Muitos autores classificam e comparam o potencial da IA em nossas vidas com os avanços produzidos pelo uso da eletricidade e os seus desenvolvimentos posteriores, um deles, o próprio computador. “IA é a nova eletricidade” é uma das afirmações dos profissionais.

E não é para menos. Os avanços nessa área irão influenciar muitas questões em nossa sociedade nos próximos anos. Basta pensar nas possíveis aplicações da inteligência artificial na saúde.

A maioria das ferramentas que utilizam IA, atualmente, traz uma abordagem baseada em aprendizagem supervisionada de máquina. Um conjunto de dados de entrada (input) é decisivo para obter dados de resposta (output), expressos basicamente em função de probabilidades, ou seja, um número ou parâmetro. Entretanto, as técnicas mais recentes incluem “deep learning“.

 

O que é o deep learning?

Deep learning pode ser definido como uma técnica na qual o computador “aprende”, a partir de um conjunto de dados, a desempenhar funções.

Essa abordagem vai além do modelo tradicional, no qual a máquina apenas executa tarefas específicas às quais estava programada. Outra aplicação compreende o que conhecemos como veículos autônomos.

Neles, as informações de entrada, tais como imagens e posicionamentos, são processadas para traçar uma rota segura para um deslocamento.

Além disso, grandes fabricantes optaram por assistentes digitais, auxiliando seus usuários de maneira única. Lojas online estão também utilizando com sucesso IA para incrementar vendas. Mas como se aplica a inteligência artificial na saúde?

Saiba mais sobre o assunto e solucione 10 dúvidas sobre inteligência artificial na saúde!

 

Como a inteligência artificial pode ajudar o paciente em sua jornada?

As aplicações da IA têm como principal objetivo otimizar o dia a dia dos profissionais dos centros médicos, automatizando tarefas, evitando falhas humanas e dando mais confiabilidade aos processos internos.

Como resultado dessa organização do fluxo de trabalho, o uso da inteligência artificial na saúde acaba se refletindo diretamente na experiência clínica do paciente, possibilitando um atendimento mais personalizado e criterioso.

A seguir, destacamos algumas funcionalidades da IA no segmento da saúde para você entender melhor como esses avanços favorecem um atendimento de excelência.

 

Agendamento inteligente

O primeiro contato do paciente com uma clínica para agendamento de consultas já pode ser feito por meio de inteligência artificia

Utilizando o conceito da computação cognitiva, é possível que a inteligência artificial realize interações com o paciente de forma humanizada.

As conversas podem ocorrer por meio de texto ou áudio, e à medida em que a IA aprende, ela adapta seu vocabulário para melhorar sua comunicação com o interlocutor, nesse caso, o paciente.

A tecnologia entende a mensagem que está sendo enviada, soluciona as dúvidas do paciente, agenda sua consulta e reconhece até mensagens que não são recebidas com exatidão.

Por exemplo, ao ser perguntado se o atendimento é particular ou por plano de saúde, o paciente pode responder o nome do seu plano e o sistema reconhece a informação.

Além do agendamento inteligente, outros processos podem ser automatizados e realizados pela IA, liberando gargalos e otimizando o tempo das diversas equipes envolvidas no atendimento ao paciente.

 

Alguns exemplos de otimizações possíveis com IA na saúde, são:

  • confirmação das agendas de consultas e exames;
  • realização do check in dos pacientes;
  • envio de mensagens automáticas sobre preparos necessários para a realização de exames;
  • Identificação de dados dos documentos para cadastro e validação do paciente.

 

BI para decisões estratégias

A grande capacidade de processamento de informações e sua alta disponibilidade, faz da Inteligência Artificial uma aliada importante da saúde.

Apoiando médicos e pacientes, ela também pode ser responsável por enviar os resultados dos exames, notificar valores críticos e ainda informar médicos sobre complicações de pacientes internados.

De fato, não há limites para o que a Inteligência Artificial pode fazer e os benefícios que ela pode proporcionar para as instituições de saúde.

Utilizar esse recurso como um aliado na jornada do paciente é uma grande transformação, otimizando o tempo dos profissionais da área.

Assim, os colaboradores podem se dedicar cada vez mais à atenção ao paciente e deixar que processos rotineiros sejam viabilizados por essa tecnologia.

Todos esses processos vão alimentando a base de dados das ferramentas inteligentes para otimizar o trabalho com BI, de modo que os gestores possam tomar decisões mais estratégicas e assertivas.

 

Diagnósticos mais precisos

A inteligência artificial também tem sido um recurso muito eficiente para auxiliar no diagnóstico médico. A tecnologia consegue identificar variações em situações que deveriam seguir um padrão, contribuindo para diagnósticos mais precisos.

É possível reconhecer padrões visuais, armazenar e comparar dezenas de milhares de imagens, com uma precisão estimada de 5% a 10%. Mas atenção: o recurso não dispensa a avaliação do médico para assegurar que as alterações apresentadas condizem com o diagnóstico geral do paciente.

 

Aplicações da inteligência artificial na saúde

Vamos agora conhecer algumas aplicações mais específicas da inteligência artificial na saúde, conhecendo ferramentas que aprimoram a jornada do seu paciente desde a recepção.

 

ChatGPT na saúde

O ChatGPT é a grande tendência do momento, tendo em vista sua exímia capacidade de processar textos e responder perguntas com linguagem natural.

Além da utilização por áreas de apoio para resumo e redação de textos, o ChatGPT tem o potencial de ampliar a eficácia do telemonitoramento, abrangendo desde a supervisão de indivíduos em suas residências até a prestação de orientações simples acerca de medicamentos e seus possíveis efeitos colaterais.

Entretanto, é crucial que essa ferramenta seja alimentada com informações mais detalhadas e robustas, demandando uma monitorização constante por parte de profissionais da área de saúde.

Segundo Carlos Gilberto Carlotti Júnior, reitor da Universidade de São Paulo (USP), durante o evento Summit Saúde de 2023, essa tecnologia pode colaborar com a Medicina em diversas áreas, como diagnóstico e realização de consultas, desde que haja cautela. “Você não pode usar a ferramenta sem saber qual é a finalidade dela e quais parâmetros ela utiliza para escrever um texto”, ele afirma.

O uso dessa tecnologia deve ser feito com cuidado, especialmente por profissionais de saúde, porque o ChatGPT tem a propensão de inventar fatos e referências, servindo mais como um recurso para criação de conteúdo do que uma fonte de pesquisas embasadas. 

Outro ponto que exige atenção é que a área da saúde trabalha com dados sensíveis e que, portanto, não devem ser compartilhados em ferramentas gratuitas, já que não se sabe a tratativa que tais dados podem ter.

 

Recursos para Radiologia

Um dos ramos de maior aplicação da inteligência artificial na saúde está relacionado ao que se chama de visão computacional, ou seja, a habilidade dos computadores em reconhecer imagens e classificá-las. Nessa direção, as técnicas de IA apresentam grande potencial para o setor de saúde, especialmente na Radiologia.

Dispositivos como o PACS (Picture Archiving and Communication System) reúnem uma série de recursos especializados para aprimorar o armazenamento das imagens e alinhar a comunicação entre os setores, dando velocidade e acurácia aos procedimentos da Radiologia.

Um dos recursos do PACS Pixeon Aurora que utiliza inteligência artificial é o marcador automático de vértebras, utilizado em exames de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética que aumenta consideravelmente a produtividade dos médicos na emissão dos laudos.

O software foi treinado para identificar as vértebras em exames de coluna dessas modalidades, permitindo uma localização automática e mais rápida das estruturas.

Existem ainda várias outras ferramentas do PACS que otimizam o processo de realização dos exames, a emissão dos laudos e a entrega dos resultados. Vale a pena conhecê-los!

 

Pixeon Lumia

O software Lumia é uma ferramenta inovadora da Pixeon, empresa especializada em sistemas para saúde. A Pixeon Lumia alia inteligência artificial e agilidade a processos humanizados, ficando à disposição dos pacientes via WhatsApp para uma série de tarefas, entre elas:

  • Agendamentos;
  • Consulta de cobertura por convênios médicos;
  • Informações de preparos específicos para exames e procedimentos;
  • Envio de resultados e laudos prontos.

A capacidade da Pixeon Lumia de aprender e realizar tarefas em larga escala combinada à sua alta disponibilidade e personalização de diálogos fazem dela uma verdadeira revolução na jornada de atendimento e assistência ao paciente.

Vale destacar ainda que a Pixeon Lumia não é um bot, mas sim um recurso inteligente voltado para o WhatsApp. Trata-se de um sistema de atendimento avançado, que visa aprimorar a experiência do paciente no agendamento de consultas e em outras demandas de sua jornada clínica.

A Lumia é treinada para explicar aos pacientes todos os detalhes dos procedimentos, por exemplo: ao agendar exames complexos, ela explica ao paciente quando o preparo para um exame pode interferir no outro, impedindo assim o agendamento dos dois procedimentos no mesmo dia.

Além disso, a Lumia também aprimora o atendimento de pessoas com deficiência ou outras necessidades específicas.

Como vimos, o potencial para aplicação de inteligência artificial na saúde é gigantesco e já está trazendo muitos benefícios para a área.

Com todos esses recursos avançados à disposição das equipes médicas e dos colaboradores, o paciente só tem a ganhar em sua jornada clínica, recebendo sempre um atendimento de primeira.

Saiba mais sobre o futuro da saúde e veja quais são as prioridades das instituições para os próximos anos!

 

Sobre a Pixeon  

Pixeon é a empresa brasileira com o maior portfólio de softwares para o mercado de saúde. 

Nossas soluções atendem hospitais, clínicas, laboratórios e centros de diagnóstico por imagem, tanto em gestão (HIS, CIS, RIS e LIS), quanto no processo diagnóstico (PACS e Interfaceamento laboratorial), garantindo mais desempenho e gestão de alta performance em instituições de saúde. 

Nosso sistema de gestão para medicina diagnóstica, Pixeon Korus, atende quase 2 milhões de pacientes e processa mais de 9 milhões de exames anualmente, e nosso PACS Pixeon Aurora é tetracampeão pela Klas Research. 

Já são mais de 3 mil clientes no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia que confiam nas nossas tecnologias.  

Não sabe qual escolher para o seu centro de diagnóstico por imagem? Solicite um contato comercial sem compromisso e surpreenda-se com tudo que nosso sistema de gestão de radiologia é capaz!

 

 

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Uma resposta para “Inteligência artificial na saúde para transformar a jornada do paciente”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *