COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

O que são ensaios de proficiência?

Por Pixeon em 9 de novembro de 2023

Os ensaios de proficiência são conhecidos também como testes interlaboratoriais ou testes de controle externo da qualidade. O objetivo desse procedimento é avaliar a capacidade de um laboratório para realizar determinadas análises com rigor e exatidão.

Isso significa que os ensaios de proficiência têm uma relação direta com o controle de qualidade laboratorial, pois atestam a segurança dos procedimentos em uma instituição de saúde, favorecendo assim a excelência na prestação do serviço.

Neste conteúdo, falaremos da importância dos ensaios de proficiência e de quais são os principais impactos desse processo no dia a dia das instituições de saúde. Vamos lá!

O que é um ensaio de proficiência?

Os ensaios de proficiência são um mecanismo de controle externo da qualidade das análises laboratoriais. Ou seja, é por meio desse recurso que os serviços prestados pelo laboratório são avaliados em termos de desempenho, eficácia e precisão das análises.

A realização dos ensaios de proficiência impulsiona a obtenção das acreditações laboratoriais, sendo inclusive um pré-requisito para as instituições que estão em busca desses selos.

Outros mecanismos inteligentes, como o uso de sistemas digitais para gestão laboratorial e interfaceamento com equipamentos de bioanálises, também facilitam a obtenção das acreditações na área da saúde. Afinal, esse tipo de ferramenta otimiza o dia a dia de trabalho, automatiza processos internos e ajuda a reduzir falhas humanas.

Quer saber mais sobre sistema para laboratórios? Entenda como essas ferramentas funcionam e veja o que considerar ao buscar um software laboratorial.

A importância do ensaio de proficiência

A importância dos ensaios de proficiência está relacionada à necessidade de atestar a eficiência dos serviços prestados pelo laboratório. Não à toa, esses ensaios são realizados por instituições devidamente qualificadas, chamadas de provedores de ensaios de proficiência (PEP).

São essas instituições que fornecem aos laboratórios as amostras a serem avaliadas conforme os métodos pré-estabelecidos. Nesse processo, os resultados obtidos são comparados com os valores de referência das amostras para que se estabeleça o grau de eficácia, rigor e precisão daquele determinado laboratório.

Somente por meio desse processo é possível garantir um controle de qualidade efetivo e a confiabilidade dos resultados das análises, identificando também qualquer eventual sinal de falha ou desvios dos padrões de referência.

A validação da competência e da credibilidade do laboratório, portanto, depende desse processo de condução dos ensaios de proficiência. E, como sabemos, a credibilidade é um fator importantíssimo para atrair clientes e fidelizar o público.

Impactos dos ensaios de proficiência no controle de qualidade laboratorial

Os ensaios de proficiência geralmente são realizados por instituições independentes. Uma das maneiras de saber quais instituições fazem esse procedimento é por meio do sistema EPTIS (European Proficiency Testing Information System).

Esse sistema é um banco de dados virtual que compila informações sobre ensaios de proficiência disponíveis no Brasil e no restante do mundo. O EPTIS foi desenvolvido pela União Europeia e está sob gestão da Agência Europeia de Padrões de Medição (EUROMET).

Ao escolher o provedor de ensaios de proficiência para a instituição, o gestor terá acesso a informações como o método de ensaio, os materiais dos testes, a quantidade de participantes e os resultados esperados.

Ao realizar o procedimento, o laboratório receberá a avaliação quanto à sua competência nos serviços prestados, precisão das análises e cumprimento de legislações específicas. Isto é, os ensaios de proficiência dão um panorama geral quanto ao controle da qualidade nos processos internos daquela instituição.

Excelência no serviço a partir de indicadores confiáveis

Os impactos desse procedimento, portanto, vão desde a garantia da excelência nos serviços prestados, até a segurança dos clientes. Afinal, quando o assunto é saúde, negligências não são permitidas.

Inclusive, com a avaliação criteriosa dos ensaios de proficiência, o gestor poderá se antever aos sinais de falhas e, assim, propor medidas corretivas ou preventivas para preservar o bem-estar e a integridade da população.

Vale lembrar ainda que alguns indicadores evidenciados pelo provedor dos ensaios de proficiência geram insights valiosos também para outros setores operacionais. Isso ajuda a manter as equipes sempre alinhadas conforme os padrões de qualidade estabelecidos nas avaliações.

Esse processo de ajustes e melhorias contínuas é essencial para a manutenção da credibilidade do laboratório e para a construção de um relacionamento duradouro com os clientes, contribuindo assim para que as instituições cresçam com agilidade e segurança.

Você sabe qual é o grau de eficiência do seu laboratório? Faça nosso quiz e descubra se o seu controle de qualidade está em dia!

O que são ensaios de proficiência?

Sobre a Pixeon  

Pixeon é a empresa brasileira com o maior portfólio de softwares para o mercado de saúde. 

Nossas soluções atendem laboratórios, hospitais, clínicas e centros de diagnóstico por imagem, tanto em gestão (LIS, HIS, CIS e RIS), quanto no processo diagnóstico (Interfaceamento laboratorial e PACS para radiologia), garantindo mais desempenho e gestão de alta performance em instituições de saúde. 

Nosso sistema de gestão para medicina diagnóstica, Pixeon Korus, atende quase 2 milhões de pacientes e processa mais de 9 milhões de exames anualmente. 

Já são mais de 3 mil clientes no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia que confiam nas nossas tecnologias.  

 Ainda não sabe qual sistema escolher para o seu laboratório? Solicite um contato comercial e surpreenda-se com tudo que nosso sistema de gestão laboratorial é capaz!

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *