COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Laboratório de apoio: como otimizar a gestão de exames realizados por parceiros

Por José Roberto em 12 de maio de 2021

Trabalhar em regime de parceria com um laboratório de apoio é uma importante estratégia para as instituições que buscam garantir mais eficiência, mais agilidade e até mesmo melhores custos operacionais para o oferecimento de diferentes exames.

Muitas vezes, um laboratório menor não dispõe de todos os recursos e equipamentos para possibilitar o atendimento a todos os tipos de demandas dos pacientes. Portanto, para aumentar o alcance dos serviços, é essencial contar com o apoio de parceiros para realizar os exames que o laboratório ainda não possui.

laboratório de apoio

Até pouco tempo atrás, era comum entre os laboratórios realizar quase integralmente as análises clínicas, contando com a parceria de outros laboratórios apenas para exames menos frequentes e complexos. De maneira geral, cerca de 80% dos exames eram realizados pelo próprio laboratório, enquanto 20% eram enviados para laboratórios terceirizados.

No entanto, essa é uma prática que vem diminuindo por conta das melhores condições que passaram a ser oferecidas pelos laboratórios de apoio. Hoje o mais comum é que instituições contem com esse tipo de parceria para realizar grande parte dos exames. Em alguns casos, 100% dos serviços são terceirizados.

Afinal, é mais simples e econômico demandar cada exame para um laboratório especializado do que ter que se adequar para conseguir realizar todos internamente.

Mas algumas práticas são imprescindíveis para garantir o bom funcionamento de um laboratório e a perfeita gestão de exames, quando se tem a parceria com diversos laboratórios de apoio. Neste artigo, falamos sobre os processos necessários e como garantir a segurança deles. Confira!

Por que é interessante ter a parceria de um laboratório de apoio?

As vantagens de ter a parceria de um laboratório de apoio para aumentar as possibilidades de atendimento aos pacientes são muitas. Entre elas:

Exames prontos com mais agilidade

Quando o assunto é saúde, o fator tempo é fundamental. Quanto mais cedo é dado um diagnóstico, mais chances o paciente tem de se recuperar. Sendo assim, ter exames prontos com mais agilidade é de muita importância para qualquer laboratório que busca oferecer uma melhor experiência aos pacientes.

Contar com laboratórios de apoio pode contribuir positivamente para a dinâmica de atendimento da instituição, escalando as atividades.

Por exemplo, se o laboratório estiver localizado em uma cidade do interior, que geralmente possui menos recursos, é possível encaminhar amostras de pacientes para serem analisadas por um laboratório parceiro na capital, dispondo de tecnologia adequada para a avaliação.

Com a facilidade dos meios digitais, os resultados podem ser enviados para o laboratório de origem de forma rápida, agilizando o fluxo de comunicação entre a instituição, o parceiro e o paciente.

Leia também: Tempo de atendimento: seu laboratório está fazendo isso?

Custos operacionais mais baixos

Equipar um laboratório para realizar diversos tipos de exames exige um alto investimento, que nem sempre é possível para instituições menores. Além disso, investir em um equipamento e pessoal na qualificação dos profissionais para realizar determinado procedimento que tenha baixíssima procura não é uma medida eficiente.

Nesses casos, terceirizar o serviço para um laboratório de apoio gera custos muito menores, dispensando a instituição do investimento em equipamentos próprios e na capacitação do pessoal.

Dessa forma, ao economizar nisso, é possível que a instituição invista em setores com mais prioridade e foque em garantir serviços de ponta para o paciente.

Leia também: A importância de controlar validades e lotes dos insumos no estoque da sua clínica

O que fazer para otimizar a gestão e garantir a segurança dos exames?

Incluir laboratórios de apoio no modo de funcionamento da instituição pode tornar os processos mais suscetíveis a falhas em segurança. Afinal, são outros processos de empresas diferentes passando a fazer parte do dia a dia do laboratório.

Por isso, é imprescindível implementar um sistema de gestão para garantir a segurança das informações trocadas entre as instituições nessa parceria, além de otimizar a gestão das atividades.

Leia também: Aumente a segurança com a Central de Laudos laboratoriais

Um bom sistema é capaz de auxiliar o laboratório no controle do número e dos tipos de exames realizados em parceria com outras instituições. Se o laboratório conta com várias instituições parceiras, uma ferramenta de BI possibilita analisar para qual é mais vantajoso encaminhar cada um dos exames. Dessa forma, o laboratório garante as melhores negociações para a terceirização dos procedimentos.

A automação de processos com o uso de soluções de gestão vem se tornando cada vez mais importante para as instituições, considerando outros benefícios, além da otimização da gestão de exames com laboratórios de apoio. Para saber mais, confira este infográfico:

Quero saber mais sobre automação de processos no laboratório


Sobre o autor

José Roberto é Product Owner de Medicina Diagnóstica. Com mais de uma década na Pixeon, desenvolvendo-se nas áreas de implantação de sistemas e pesquisa e desenvolvimento com foco em produtos. Apaixonado por tecnologia, corridas de ruas e desenvolvimento de hábitos saudáveis. Acredita que a tecnologia transforma a saúde, com maior eficiência nos diagnósticos, sem perder a humanização no tratamento das pessoas.

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários