COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Laboratório de apoio: como otimizar a gestão de exames realizados por parceiros

Por Pixeon em 17 de agosto de 2023

Trabalhar em regime de parceria com um laboratório de apoio é uma importante estratégia para as instituições que buscam garantir mais eficiência, mais agilidade e até mesmo melhores custos operacionais na prestação de serviços de saúde.

Muitas vezes, um laboratório de análises clínicas não dispõe de todos os recursos e equipamentos para atender a todos os tipos de demandas dos pacientes. Para aumentar o alcance dos serviços, é essencial buscar o apoio de parceiros na realização dos exames que o laboratório ainda não contempla.

Neste conteúdo, vamos falar das vantagens de contar com um laboratório de apoio e listas algumas das opções mais qualificadas do Brasil. Confira!

 

O que são os laboratórios de apoio

Até pouco tempo atrás, era comum entre os laboratórios realizar quase integralmente as análises clínicas, contando com a parceria de outros laboratórios apenas para exames menos frequentes e complexos. De maneira geral, cerca de 80% dos exames eram realizados pelo próprio laboratório, enquanto 20% eram enviados para laboratórios terceirizados.

No entanto, essa é uma prática que vem diminuindo por conta das melhores condições que passaram a ser oferecidas pelos laboratórios de apoio. Hoje em dia, o mais comum é que instituições contem com esse tipo de parceria para realizar grande parte dos exames. Em alguns casos, 100% dos serviços são terceirizados.

Afinal, é mais simples e econômico demandar cada exame para um laboratório especializado do que ter que se adequar para conseguir realizar todos internamente. Mas vale lembrar que algumas práticas são imprescindíveis para garantir uma parceria de sucesso como, por exemplo, uma gestão eficiente e um controle acurado dos dados.

 

Benefícios de contar com um laboratório de apoio

Vamos às principais vantagens de contar com esse tipo de parceria nas instituições de saúde:

Exames prontos com mais agilidade

Quando o assunto é saúde, o fator tempo é fundamental. Quanto mais cedo o diagnóstico for dado, mais chances o paciente tem de se recuperar. Sendo assim, ter exames prontos com mais agilidade é de muita importância para qualquer laboratório que busca oferecer uma melhor experiência aos pacientes.

Contar com laboratórios de apoio pode contribuir positivamente para a dinâmica de atendimento da instituição, escalando as atividades.

Por exemplo, se o laboratório estiver localizado em uma cidade do interior, que geralmente possui menos recursos, é possível encaminhar amostras de pacientes para serem analisadas por um laboratório parceiro na capital, dispondo de tecnologia adequada para a avaliação.

Com a facilidade dos meios digitais, os resultados podem ser enviados para o laboratório de origem de forma rápida, agilizando o fluxo de comunicação entre a instituição, o parceiro e o paciente.

Custos operacionais mais baixos

Equipar um laboratório para realizar diversos tipos de exames exige um alto investimento, que nem sempre é possível para instituições menores. Além disso, não compensa investir em equipamentos caros e treinamento de pessoal para a realização de exames com baixa procura.

Nesses casos, terceirizar o serviço para um laboratório de apoio gera custos muito menores. Isso permite que o fluxo orçamentário da instituição seja redirecionado para outras prioridades, sempre visando a eficiência dos serviços e o bem-estar do paciente.

Falando em eficiência, você sabe qual é o grau de eficácia do seu laboratório? Faça nosso quiz e descubra!

Mais controle sobre a base de dados

Instituições de saúde que contam com laboratórios de apoio geralmente estão mais atentas à questão do controle de dados. Afinal, no trâmite de terceirizar os procedimentos, é preciso muito cuidado para que informações sensíveis dos pacientes não se percam pelo caminho.

Não à toa, gestores que fazem esse tipo de parceria vêm investindo em softwares de gestão especializados no trabalho com dados, garantindo a segurança das informações e a agilidade nos processos. Além disso, um bom sistema de gestão é capaz de auxiliar o laboratório no controle do número e dos tipos de exames realizados pelos parceiros.

Se o laboratório conta com várias instituições parceiras, uma ferramenta de BI permite analisar para qual delas é mais vantajoso encaminhar cada um dos exames. Dessa forma, o laboratório garante as melhores negociações na terceirização dos procedimentos e evita prejuízo financeiro.

 

4 laboratórios de apoio no Brasil

A seguir, listamos 4 laboratórios de apoio que estão entre os mais qualificados do Brasil.

 

1. DB Diagnósticos

O BD Diagnósticos é uma instituição recente, fundada em 2011, porém com crescimento contínuo. Atualmente, são nove sedes dotadas de infraestrutura completa, com instalações modernas e tecnológicas.

Um diferencial do laboratório de apoio BD Diagnósticos é a agilidade nos atendimentos, encaminhando as amostras até as unidades produtivas em 24 horas. São mais de 40 unidades regionais de apoio e mais de 8 mil parceiros atendidos em todo território nacional.

 

2. Laboratório Fleury

O Laboratório Fleury foi fundado em 1926, sendo portanto um dos mais antigos e conhecidos do Brasil. A instituição contempla cerca de 40 especialidades médicas em seu catálogo de exames, incluindo mais de 3 mil tipos de testagens.

Dentre os setores contemplados, destaca-se a realização dos exames mais complexos do  sistema nervoso periférico e também relacionados às doenças cardiovasculares, além de um acurado núcleo para detecção de doenças genéticas. O Fleury é acreditado pela CAP desde 2007.

 

3. Hermes Pardini

O Hermes Pardini é uma das instituições mais conhecidas quando falamos em laboratório de apoio. No entanto, de 2022 para 2023, o Hermes Pardini foi adquirido pelo grupo Fleury. Nessa fusão, as instituições passam a ter 487 unidades em funcionamento, atendendo cerca de 6,6 mil clientes, o que demonstra todo o potencial dessa integração.

 

4. Cerba LCA

O laboratório Cerba LCA vem da integração entre a empresa espanhola CERBA e o LCA (Laboratórios Clínicos Associados), instituição nacional de suporte logístico. O diferencial desse laboratório de apoio é o trabalho com prazos curtos aliados a um elevado nível de qualidade.

Não à toa, o Cerba LCA possui as principais acreditações laboratoriais, entre elas a Acreditação ISO 15189, que é uma certificação específica para laboratórios e com pouquíssimos acreditados no Brasil.

 

Como vimos ao longo do conteúdo, contar com um laboratório de apoio devidamente qualificado é essencial para as instituições que não abrangem uma grande variedade de procedimentos em seu catálogo de serviços.

No entanto, ter o suporte de ferramentas tecnológicas também é muito importante para garantir o controle das informações e uma gestão facilitada no trâmite de comunicação com os parceiros.

Assim, o gestor garante que o paciente será atendido em todas as suas necessidades sem que haja falhas operacionais ou atraso na entrega dos resultados.

Você sabe o que não pode faltar em um software de gestão para um atendimento de excelência? Veja como escolher a melhor ferramenta para o seu laboratório e surpreenda-se com o que a tecnologia é capaz de fazer pelos seus pacientes!

 

Sobre a Pixeon  

Somos a empresa brasileira com o maior portfólio de softwares para o mercado de saúde. 

Nossas soluções atendem laboratórios, hospitais, clínicas e centros de diagnóstico por imagem, tanto em gestão (LIS, HIS, CIS e RIS), quanto no processo diagnóstico (Interfaceamento laboratorial e PACS para radiologia), garantindo mais desempenho e gestão de alta performance em instituições de saúde. 

Nosso sistema de gestão para medicina diagnóstica, Pixeon Korus, atende quase 2 milhões de pacientes e processa mais de 9 milhões de exames anualmente. 

Já são mais de 3 mil clientes no Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia que confiam nas nossas tecnologias.  

Ainda não sabe qual sistema escolher para o seu laboratório? Solicite um contato comercial e surpreenda-se com tudo que nosso sistema de gestão laboratorial é capaz!

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *