COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Como o laboratório de apoio e apoiado trocam informações

Por Pixeon em 11 de julho de 2014

, Como o laboratório de apoio e apoiado trocam informaçõesUma prática muito comum no setor de medicina diagnóstica é a parceria entre laboratórios. Isso acontece quando um laboratório menor não possui o equipamento necessário para realizar um determinado exame. Nesse caso, o laboratório envia essa amostra para análise em outra instituição, que é chamado de laboratório de apoio.

 

Além do envio da amostra, os laboratórios também precisam trocar informações sobre o cadastro do paciente. Mas enviar esses dados por fax ou e-mail demandam tempo e atenção dos atendentes. Por isso, o intercâmbio dessas informações pode ser feita de forma eletrônica, com o uso da internet. E essa transmissão é possível mesmo quando os sistemas utilizados pelos dois laboratórios são diferentes.

 

O envio dos dados acontece no momento em que o laboratório envia o pedido de apoio. Ou seja, quando a amostra chega ao segundo laboratório, este já tem todas as informações do paciente. Após fazer a análise, o laboratório de apoio envia as informações dos resultados dos exames por meio da web.

 

Já o laboratório apoiado utiliza a interface do sistema que gera um arquivo de exportação de dados, com padrões de layout de mercado.

 

Fazer o envio de dados pela web para o laboratório de apoio reduz o erro das informações devido a digitação manual. Isso também significa muito mais agilidade e segurança para envio de exames e recebimento de resultados, que não precisam ser manuseados de forma impressa.

 

Além de trocar de informações, o sistema de gestão de laboratório, LIS, auxilia também o controle de repasse de valores entre laboratórios. É preciso fazer esse acompanhamento para que o valor cobrado pelo exame não cause prejuízo ao laboratório apoiado, que precisa pagar o laboratório de apoio pela análise feita.

 

Ficou alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe nos comentários abaixo.

 

Conheça também:

 

, Como o laboratório de apoio e apoiado trocam informações

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Os comentários estão desativados.