COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

O que uma é uma solução completa em software para microbiologia

Por Pedro Marques (Pixeon) em 12 de dezembro de 2017

software para microbiologia, O que uma é uma solução completa em software para microbiologia

 

Da administração até o procedimento final, há algumas áreas dentro de um laboratório que requerem um nível alto de expertise. O que fazer para ajudá-las? A tecnologia é uma excelente resposta. E é o que se procura em um software para microbiologia que apresenta soluções completas e vantagens que irão tornar o setor mais eficiente. Saber o que as opções tecnológicas podem oferecer é capaz de fazer com que a instituição se torne muito mais ágil, além de favorecer todo o fluxo envolvido no processo. Dessa forma, gestores, técnicos, pacientes e médicos são beneficiados.

 

Um software para microbiologia possui especificidades do setor que irão, de fato, trazer um retorno para o laboratório. Para ser completo, neste caso, não basta adotar uma solução genérica para a área da saúde. Há um estudo de campo, profissionais capacitados e tecnologia de ponta envolvidos para que se possa adotar as melhores ações e trazer inovação aliada com qualidade.

 

O que se deve esperar de um software para microbiologia como sendo uma solução completa? Primeiramente, que exista um fornecedor de tecnologia capacitado para estudar e atender aos laboratórios. Da mesma forma, é preciso que exista uma sinergia entre laboratório-fornecedor. Assim, ambos conseguem alinhar customizações necessárias em determinadas ocasiões. Também é fundamental considerar as demais opções tecnológicas ofertadas pelo parceiro, se é possível agrupar novos módulos caso o planejamento estratégico da instituição pretenda escalar ou diversificar serviços.

 

Software para microbiologia: principais vantagens

 

Se a relação com o fornecedor é o ponto de partida, podemos elencar quatro vantagens que são imprescindíveis num software para microbiologia: rastreabilidade, automatização, paperless e produtividade. Vamos explicar como funciona na prática cada benefício e como interagem entre si.

 

1. Rastreabilidade

 

Na microbiologia, há a análise e cultura de amostras que irá detectar a presença e o desenvolvimento ou não de bactérias. Para cada tipo de bactéria, existe uma lista de antibióticos que surtem uma reação. Mas qual é a melhor escolha para aquele paciente? Afinal, uma amostra pode conter mais de uma bactéria. Para isso, o software para microbiologia conta com uma visão ampla por pelo menos 3 ou mais visualizações com os testes de cada antibiótico, permitindo automatizações e  visualizações comparativas de cada bactéria em cruzamento dos antibióticos testados.

 

Como, em geral, 90% das análises são negativas, ou seja, não há crescimento bacteriano, é preciso que sejam classificadas como tal. Se numa rotina de 1000 amostras, 900 precisam entrar num sistema como negativas, qual a melhor forma? Com um filtro  em lote, basta usar a leitura do código de barras em todas as amostras negativas, que o status será aplicado automaticamente. Apenas no restante, de 10%, será feito uma análise de padrão de crescimento.

 

Quando há uma análise, ela pode ocorrer em tempos diferentes e em amostras sub-independentes, em lotes diferentes. Mesmo que cada lote contenha um tipo de frasco, o software para microbiologia consegue rastrear em qual local foram analisadas e quais são os históricos. A busca ainda pode ser feita por diversos tipos de informações, como o nome do paciente. Neste caso, é possível correlacionar o fator rastreabilidade com o ganho de produtividade.

 

2. Automatização

 

As automatizações dentro de um software para microbiologia são um dos grandes destaques. São elas que permitem que muito do operacional seja conduzido sem precisar de interferência humana, fazendo uma contenção de possíveis falhas e permitindo que o laboratório possa investir ainda mais em planejamento e estratégia. Neste caso, automatizar significa diminuir processos manuais digitação de resultado, tudo se resume a uma leitura de código de barras da amostra, permitindo agilidade e com o ganho, permitirá o investimento, e a possibilidade de inovar em outras áreas. Promovendo maior produtividade para o setor.

 

Quando há a identificação e a análise do positivo ou negativo é preciso ter dois equipamentos para realizar as tarefas. Neste processo é que o interfaceamento, proporcionado pelas automatizações, se mostra uma vantagem considerável. Num software para microbiologia com soluções completas, o interfaceamento consegue que os equipamentos “conversem entre si”. Assim, o equipamento de identificação possui um relacionamento com o de análise. Enquanto um coloca em prática sua função, o outro já está preparado para receber as informações e executar conforme sua configuração.

 

3. Paperless e fluxo de procedimentos

 

O workflow dos procedimentos está bastante relacionado com a rastreabilidade e a automatização. Afinal, ambos são essenciais para que exista mais agilidade e, consequentemente, economia dentro de cada atividade. Num sistema para microbiologia, o workflow é basicamente o fluxo padrão de cada atividade, nesse caso, cada procedimento dentro do processo macro. Como dito, obedecendo ao padrão macro comum a todos os laboratórios, é possível que exista uma circulação muito menor de papéis dentro do laboratório.

 

Quando os procedimentos estão sendo alimentados de informações e executados dentro de um sistema, não há mais necessidade do papel para comunicação. O software para microbiologia armazena todas as informações e cria um banco de dados em que é possível guardar por bastante tempo um histórico completo do paciente. Muito mais prático e de rápido acesso.

 

4. Produtividade

 

Não precisar de trabalhos manuais é um avanço e tanto para qualquer instituição de saúde. Somando os segundos gastos em cada processo manual, como a utilização de papel para o mapa de trabalho e o preenchimento de resultados neste mapa,  no final, o custo é considerável. A liberação de trabalhos manuais, permite não só um maior tempo disponível, as pessoas conseguem se concentrar em mais tarefas que exigem expertise e menos em fazer buscas, digitar informações, entre outros. A produtividade aumenta e, com isso, sobe também os resultados do laboratórios.

 

Um software para microbiologia com soluções completas irá permitir que a rastreabilidade funcione corretamente, transformar papel e preenchimento manuais em novos processos automatizados que  facilitam as rotinas de trabalho,  com fluxos macro padronizados, que diminuem os papéis e o tempo utilizados por fim, a somatória das ações será mais produtividade.

 

Quer saber mais sobre software para microbiologia? Ficou com alguma dúvida? Utilize nossos comentários!

 

software para microbiologia, O que uma é uma solução completa em software para microbiologia

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *