COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Os impactos da nova coleta laboratorial de análises clínicas

Por José Roberto da Silva (Pixeon) em 26 de setembro de 2017

nova coleta laboratorial

 

Quando um paciente é reconvocado a realizar uma nova coleta laboratorial para análise, o laboratório deve avaliar os impactos que está gerando na vida das pessoas. É preciso levar em conta as condições que aquele paciente está enfrentando.

 

A necessidade de uma nova coleta laboratorial pode estar relacionada com a falha operacional do colaborador ao colher o material. Muitas vezes, estão relacionados a erros comuns, desde coleta de quantidade insuficiente, armazenamento de forma inadequada e, até mesmo, por conta do derramamento de material coletado. Outros fatores que podem exigir uma nova coleta laboratorial está relacionado ao sistema de gestão, como por exemplo: cadastros incorretos ou falha na impressão das etiquetas de identificação. De qualquer forma, um bom Sistema de Informação Laboratorial (LIS) minimiza boa parte destes inconvenientes.

 

Ao solicitar uma nova coleta laboratorial é preciso levar alguns fatores em consideração. Existem pacientes que possuem algum tipo de fobia pela realização da coleta de soro e, por isso, devemos respeitar e entender a individualidade de cada pessoa.Imagine o desconforto e insatisfação desse paciente ao saber que precisará repetir a coleta.

 

A Coleta infantil e os desafios de realizar uma nova coleta laboratorial

 

Crianças, independente da idade, costumam ter medo de tirar sangue. Em alguns casos, a criança pode ficar realmente nervosa e agitada. Para os pais, acaba sendo uma situação nova e dolorosa também. Neste caso, a experiência do profissional em conversar com a criança, orientar os pais e principalmente, sua eficiência na coleta do material contam bastante para que a experiência seja tranquila. Mas repetir o procedimento não é algo que deixa os pais e a criança satisfeitos, ainda mais se a primeira coleta foi traumática.

 

Fazer uma nova coleta laboratorial também gera prejuízo para a instituição de saúde. Por isso, é preciso ter em mente o lado humano por trás de uma coleta de sangue. O processo, quando ineficiente, pode envolver trauma e uma péssima experiência para o paciente.

 

Quer saber mais sobre o mercado laboratorial?

 

No artigo os desafios da gestão laboratorial na rotina estratégica e operacional de um laboratório moderno e dinâmico você conhecerá as principais vantagens que um sistema LIS trará em prol da excelência para seu laboratório, minimizando falhas operacionais de seus colaboradores.

 

É preciso ter ciência da importância de fazer a rastreabilidade das amostras em laboratórios. Saber onde está cada amostra, armazená-la de forma adequada e ter a informação correta do prazo de validade pode evitar uma recoleta. Quando existe a necessidade de se fazer uma nova coleta de material, o procedimento do paciente é paralisado, e isto afetará o prazo de entrega do resultado. E o processo de análise só será retomado  quando a nova amostra estiver disponível no laboratório.

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Veja também

Acompanhe as novidades sobre nossos produtos e novas parcerias

Inteligência artificial na saúde: aplicações na Radiologia

Inteligência artificial na saúde: aplicações na Radiologia

  O termo inteligência artificial (IA) refere-se à ciência e capacidade de programar habilidades cognitivas às máquinas, computadores. Como em muitos filmes de ficção científica que assistimos, computadores dotados de IA são capazes de realizar tarefas antes apenas desempenhadas pelo […]

Como está a saúde no Brasil no atual panorama econômico?

Como está a saúde no Brasil no atual panorama econômico?

Não há apenas uma forma de avaliar a saúde no Brasil. Há diversas variáveis que podem e devem ser levadas em consideração. Falar sobre crise, por exemplo, está bastante relacionado com uma combinação entre o cenário do produto interno bruto […]

Acompanhe a Pixeon. Leia mais notícias