COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Como otimizar o controle financeiro para clínicas

Por Equipe Pixeon em 25 de maio de 2022

controle financeiro para clínicas, Como otimizar o controle financeiro para clínicas

Para manter a organização das finanças de uma instituição de saúde, é necessário um bom controle financeiro para clínicas. É comum que esse seja um processo mais complexo para a unidade. Afinal, são muitas as atividades da administração e fica difícil acompanhar todos os números referentes à clínica.

No entanto, também é verdade que instituições que não dão a devida atenção às finanças têm problemas para se manter no mercado. De acordo com a pesquisa Sobrevivência de Empresas, realizada pelo Sebrae em 2021, 48% das empresas que fecharam não realizavam um acompanhamento rigoroso da evolução das receitas e das despesas ao longo do tempo.

Sendo assim, manter um controle financeiro para clínicas adequado é essencial para a sobrevivência das instituições. Isso significa estar atento a fornecedores com maior qualidade e preços mais justos, realizar acompanhamento para verificar se as despesas de procedimentos condizem com os valores recebidos pelos convênios, atuar para evitar glosas, entre outras ações.

Para te ajudar com isso, preparamos este conteúdo, com informações sobre a importância de fazer um bom controle financeiro para clínicas e dicas para melhorar esse controle na sua instituição. Continue a leitura e fique por dentro.

 

Quais são os benefícios de ter um bom controle financeiro para clínicas?

Otimizar o controle financeiro para clínicas é uma decisão que pode trazer inúmeros benefícios para o dia a dia da instituição. Listamos os principais a seguir:

 

Os gastos ficam concentrados em um único local

Geralmente, para ter um bom controle financeiro, é preciso contar com um sistema de gestão que reúna todas as informações. Nesse sentido, fica muito mais fácil para o gestor encontrar os dados sobre os gastos da instituição e fazer um acompanhamento de modo a simplificar a decisão de onde reduzir custos, por exemplo.

 

Facilidade para acompanhar as movimentações financeiras

Um controle financeiro rigoroso permite que o gestor tenha mais facilidade para saber exatamente como está o fluxo de caixa, a entrada de pagamentos dos pacientes, as despesas, os pagamentos de funcionários e fornecedores etc. Esse monitoramento é muito mais difícil quando a clínica usa apenas planilhas ou mesmo registra tudo em papel.

 

Os registros de recebimentos ficam mais organizados

Para a saúde financeira da clínica, é fundamental ter um registro claro de todos os pagamentos dos pacientes e dos planos de saúde. O gestor precisa ter condições para avaliar com facilidade quais pagamentos já foram feitos e quais ainda estão pendentes e, assim, garantir que nenhum recebimento falte ou atrase por muito tempo.

 

É possível identificar quais são as principais fontes de renda da clínica

Você sabe quais são os procedimentos mais rentáveis para a clínica? Essa informação é bastante importante para o gestor traçar uma estratégia e aumentar o rendimento financeiro da instituição. E ter essa resposta pode ser muito mais fácil com um sistema de gestão específico para o controle financeiro de clínicas. Alguns softwares geram relatórios e gráficos de forma automática para otimizar a rotina e possibilitar uma análise de receita eficiente.

 

Os dados podem ser acessados de qualquer lugar

Outro ponto importante de ter um sistema para clínicas e, consequentemente, um melhor controle financeiro, é a mobilidade que esse tipo de tecnologia oferece. Para o gestor, o trabalho fica muito mais produtivo se ele puder ter acesso às informações financeiras da clínica de qualquer lugar. Sem contar que armazenar dados na nuvem é muito mais seguro tanto para a clínica quanto para os pacientes.

3 dicas de como melhorar o controle financeiro para clínicas

Agora que você já conhece algumas das vantagens de ter um bom controle financeiro para clínicas, preparamos 6 dicas para que você melhore esse controle na sua instituição.

 

1. Registre as transações financeiras em um bom software

Já falamos aqui sobre a importância de ter um software específico para clínicas para otimizar o controle financeiro. Portanto, nossa primeira dica é implementar esse sistema para facilitar o registro das transações. Assim, fica mais fácil acompanhar as entradas e as saídas do caixa.

O ideal é que esse registro seja realizado diariamente, inserindo os recebimentos de pagamentos dos pacientes (separando consultas particulares e de convênios de saúde), os pagamentos de fornecedores, as compras de insumos necessários, os pagamentos de colaboradores da clínica etc.

 

2. Escolha seus fornecedores com bastante critério

Uma das ações que mais contribuem para garantir um melhor controle financeiro para clínicas é escolher bem os fornecedores da instituição. Para isso, é essencial ter um relacionamento próximo e confiável com eles.

Mantendo esse bom relacionamento, é possível ter mais flexibilidade nas negociações e garantir que os pedidos sejam realizados nas datas planejadas, o que contribui para uma melhor organização financeira da clínica.

 

3. Tenha um fundo de reserva

É preciso considerar que qualquer instituição pode enfrentar imprevistos, desde um equipamento que apresenta defeito e precisa ser substituído, até uma crise econômica inesperada que leva a um fluxo menor de pacientes. Portanto, para que a clínica mantenha sua saúde financeira, é fundamental ter um fundo de reserva.

Além disso, um fundo de reserva também contribui para que a clínica invista em seu crescimento, fazendo compras estratégicas que vão melhorar o atendimento aos pacientes, por exemplo.

Outro ponto em que um fundo de reserva pode ser útil é para o caso de glosas, quando as operadoras de saúde não pagam algum item da conta de um paciente após a realização do atendimento.

No entanto, o mais recomendado é ter um controle rigoroso para evitar glosas. Sobre esse assunto, temos um conteúdo completo que pode ser útil para você. Confira:

Como otimizar o controle financeiro para clínicas

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *