COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

5 vantagens do relatório administrativo para clínicas

Por Pixeon e Boa Consulta em 30 de setembro de 2021

relatório administrativo, 5 vantagens do relatório administrativo para clínicas

Quando o assunto é gestão clínica, a instituição precisa se manter organizada e a par de tudo o que está acontecendo no dia a dia de trabalho, para, assim, tomar decisões assertivas para o negócio. Por isso a importância de um relatório administrativo, que ajuda o gestor a avaliar se os objetivos definidos estão sendo atingidos.

Para melhorar o desempenho nesse processo, um ótimo aliado é um software de análise que integre todas as informações administrativas e facilite o compartilhamento de dados. Assim, é possível obter relatórios completos que permitam a identificação de oportunidades para melhorias e o desenvolvimento estratégico como um todo.

Preparamos este artigo com os principais motivos para a sua clínica implantar o relatório administrativo. Além disso, queremos te apresentar uma ótima oportunidade para otimizar essa tarefa. Continue a leitura para saber mais!

 

Por que implantar o relatório administrativo na sua clínica?

Tendo informações confiáveis e de forma simplificada, o relatório administrativo permite uma análise precisa sobre o desempenho da clínica. Isso garante tomadas de decisões mais assertivas, além da sustentabilidade do negócio.

Conheça, a seguir, os principais motivos que confirmam a indispensabilidade dos relatórios para clínicas:

 

1. Para verificar a quantidade de pacientes atendidos

Você consegue rapidamente a informação de quantos pacientes foram atendidos na sua clínica no último mês? Esse número é maior ou menor que nos períodos anteriores? E quanto às faltas em consultas médicas, qual é o percentual de pacientes que deixam de comparecer aos agendamentos?

O relatório administrativo é uma ferramenta importante para responder a essas questões, uma vez que é gerado a partir de dados dos pacientes que são inseridos no sistema.

Entre as informações que podem ser obtidas estão o número de atendimentos por convênios, de consultas particulares e de retorno. Com essas informações em mãos, é possível definir estratégias, como o maior investimento em ações de marketing para trazer mais pacientes para a clínica ou, ainda, formas de fidelizá-los.

 

2. Para avaliar os indicadores de performance

Para medir e avaliar o desempenho da clínica, são necessários dados sólidos sobre os processos realizados nos vários níveis da instituição, que podem ser obtidos por meio de indicadores de performance.

Dessa forma, é possível identificar falhas e problemas e estabelecer medidas necessárias para consertá-los.

O recomendado é que a clínica defina quais são as métricas adequadas conforme seus próprios objetivos e metas, cujos resultados serão apresentados no relatório administrativo. Após a análise, esses dados fornecem o embasamento necessário para fazer planos de melhorias para a clínica.

 

3. Para dar apoio às tomadas de decisões na clínica

Antes de tomar qualquer decisão, é preciso fazer uma análise aprofundada de informações referentes à clínica. Ou seja, os argumentos não podem ser baseados em dados imprecisos ou suposições.

Quando a clínica tem a possibilidade de rastrear dados e elaborar relatórios administrativos periódicos, isso torna a administração clínica muito mais transparente, já que a instituição tem acesso às informações sempre que necessário.

O registro de dados realizado de maneira segura possibilita que o gestor faça diversos tipos de busca, seja para processos do dia a dia ou para questões relacionadas a auditorias.

Assim, é possível ter uma visão completa do funcionamento e do desempenho da instituição. Isso permite um planejamento de total controle pelos gestores e decisões assertivas que impulsionam a clínica no mercado.

 

4. Para ter maior controle sobre as finanças

A análise de relatórios que envolvem a parte financeira da clínica é de extrema importância para entender como está a rentabilidade do negócio. Por meio dela, é possível avaliar se os investimentos aplicados estão gerando resultados satisfatórios.

Com um controle rígido das finanças, a gestão sabe onde aplicar recursos para aumentar a lucratividade.

Além disso, acompanhar os relatórios administrativos também permite o desenvolvimento de planos financeiros e uma previsão dos lucros no futuro, o que determina a melhor maneira de utilizar o capital para atingir resultados a curto e longo prazo.

 

5. Para a clínica se destacar frente à concorrência

O relatório administrativo permite que a gestão da clínica seja feita de forma otimizada, com uma visão integrada de todos os processos. Por isso, ele é uma ferramenta fundamental para melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Como a concorrência na área da saúde é crescente, são detalhes como esse que fazem com que a clínica ganhe destaque como um serviço de referência, o que aumenta as chances de que ela permaneça no mercado por muito tempo.

 

Como melhorar o gerenciamento e a análise de relatório para clínicas?

Otimizar o processo de geração e análise de relatórios considerando o elevado volume de informações dentro da clínica é essencial para o sucesso na gestão. Utilizar papel e caneta ou contar apenas com o apoio de planilhas do Excel é algo que ficou no passado. Hoje, a tecnologia oferece recursos eficientes para a execução dessas tarefas.

Com um bom sistema para clínicas, ferramentas automatizadas e em tempo real geram os mais diversos tipos de relatórios administrativos, com dados que incluem desde o atendimento mensal até o fluxo de caixa.

Assim, é possível ter as informações necessárias em mãos e mais tempo para se dedicar a aplicá-las para atingir os objetivos da instituição. Um sistema projetado para melhorar a organização e a produtividade nos serviços médicos é um ótimo aliado no dia a dia, especialmente quando conta com inteligência artificial.

Além de auxiliar na gestão da clínica, esse tipo de solução tecnológica oferece recursos modernos que são bastante valorizados pelos pacientes, já que otimizam o atendimento, tornando-o mais eficiente e ágil ao automatizar o agendamento de consultas e adiantar o processo de envio de documentos dos pacientes, por exemplo.

Outro recurso importante é o de realização de teleconsultas, tão buscadas depois da pandemia. Isso porque permitem que o paciente tenha atendimento médico sem precisar se deslocar até uma instituição, o que é vantajoso tanto para ele quanto para a clínica.

Quer saber mais sobre como aproveitar um bom sistema para administrar a clínica e garantir o perfeito atendimento de teleconsultas? Baixe este conteúdo:

5 vantagens do relatório administrativo para clínicas

COMPARTILHE
  • Linkedin
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *